Além do digital: por que o marketing “offline” ainda importa

Além do digital: por que o marketing “offline” ainda importa

Não importa muito se o seu negócio é uma loja física ou um e-commerce: contar com uma presença digital tornou-se praticamente uma condição básica para empresas que querem ser encontradas por seus consumidores. A lógica é muito simples, hoje boa parte dos consumidores utiliza a internet e seus buscadores para encontrar produtos e serviços.

Porém, será que somente o marketing digital basta na hora de construir um relacionamento sólido e fidelizar a clientela?

Se é uma verdade que ele é bastante efetivo na hora de conectar produtos e serviços a consumidores, ainda existem lacunas que apenas o marketing offline pode preencher. Isso porque, o contato físico é insubstituível e muitos consumidores e parceiros valorizam quando um negócio promove ações inteligentes capazes de impactar e criar valor muito além do virtual.

Quer saber porque o marketing offline ainda importa e porque você não deveria abrir mão dele?

Chamar a atenção de forma criativa

Na internet, seu negócio acaba chegando na rede como um outro qualquer. Para se diferenciar, além de usar técnicas de SEO (Search Engine Optimization), muitas vezes o empreendedor precisa investir em links patrocinados, Adwords e tantas outras ferramentas.

No marketing offline, no entanto, a empresa é muito mais livre para criar ações criativas que podem chamar a atenção do seu negócio. Como já explicamos neste artigo sobre formas inovadoras de atrair clientes até um ponto de venda, usar um balão com o logo da sua empresa, uma tenda inflável ou mesmo uma mascote podem ser formas muito criativas de chamar a atenção para o seu negócio e até criar uma relação de simpatia por parte do seu cliente. Gerar uma primeira impressão assim, certamente, é um grande passo na hora de construir uma boa relação com seus clientes e, naturalmente, melhorar suas vendas.

Fidelizar clientes

O marketing digital, sem dúvida, é uma forma bastante efetiva de apresentar um negócio para vários clientes. Porém, se um produto não conta com qualidade ou o serviço não oferece um bom atendimento, dificilmente o cliente acaba se fidelizando.

Como muitos empreendedores já sabem, custa mais conquistar um cliente novo do que fidelizar um antigo. Justamente por isso, não promover ações pessoais, que visam trazer o cliente novamente para a venda, pode representar um verdadeiro desperdício de energia.

É justamente nesse ponto que o marketing online e o marketing offline precisam ser complementares. Depois de apresentar seu negócio, tenha a certeza de que o cliente terá uma experiência única ao adquirir seus produtos e serviços.

Além disso, o marketing offline tem mais efetividade na hora de trazer o cliente para uma nova compra. Basta pensar na lógica dos cartões de fidelidade, por exemplo. Sem dúvida, eles são exemplos de marketing offline que ajudam a construir uma boa relação com o cliente e trazê-lo novamente ao ponto de venda.

Dar algo em troca

Pode parecer uma bobagem para muitos empreendedores, mas a verdade é que clientes adoram sair ganhando. Uma loja que oferece um café aos seus clientes, é muito mais chamativa para os novos clientes do que uma loja que não oferece nada.

Da mesma forma, panfletos, bloquinhos, canetas e brindes ainda fazem bastante sucesso. Esse tipo de ação de marketing offline que pode parece ser um gasto para muitos empreendedores, deveria ser vista como um investimento. Agradar o cliente dando algo a ele, sem pedir nada em troca, é uma ótima forma de fazer com que ele se sinta especial e acabe optando pela sua empresa em vez da concorrência.

O mundo mudou, é verdade. Porém, as maneiras de se fazer negócio e de tratar clientes ainda continuam bastante parecidas. Mesmo com a evolução do marketing digital, o marketing offline ainda continua sendo uma estratégia bastante efetiva na hora de cativar, impactar, atrair e criar relacionamentos. Por isso, não aposte todas as suas fichas no digital. E

Existem ações de marketing offline que podem transformar seu negócio. Para conhecer algumas dessas ações, recomendamos os seguintes artigos:

 

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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