Ideias criativas para Autoescola: 6 dicas para aumentar as vendas

O segmento de autoescola precisa vencer a concorrência, para isso confira aqui dicas de marketing online e offline!

Ideias criativas para Autoescola: 6 dicas para aumentar as vendas

A autoescola é um tipo de serviço fundamental no mercado brasileiro. No entanto, mesmo que haja procura frequente por parte de clientes, é preciso vencer a concorrência.

Por isso, a criatividade nas estratégias de marketing pode ser uma ótima aliada nesse desafio. E não estamos falando de investir muito dinheiro em campanhas e anúncios. Medidas simples também podem garantir bons resultados.

Por isso, neste conteúdo vamos dar algumas ideias para serem aplicadas tanto nos meios físicos quanto nos meios digitais. Vamos lá!

3 ideias criativas para autoescola: estratégias on-line

A seguir, confira ideias a serem aplicadas de forma on-line para aumentar os clientes da autoescola:

1. Incentive os alunos a avaliarem a autoescola no Google Meu Negócio

Em primeiro lugar, tenha uma página gratuita da autoescola no Google Meu Negócio, que é uma ferramenta criada especificamente para negócios físicos se promoverem nas buscas do Google.

Um dos recursos da plataforma é a avaliação de pessoas, que podem avaliar pela quantidade de estrelas e também deixar um comentário.

Nesse caso, para a autoescola se destacar, vale a pena pedir aos alunos que avaliem a autoescola, contando suas experiências positivas. Essas avaliações também podem servir para promover anúncios, gerando mais autoridade.

Leia também | Ideias criativas para seu negócio: 5 ações para aumentar as vendas

2. Seja criativo nas redes sociais da autoescola

Existem muitos temas importantes que podem ser publicados com frequência nas redes sociais da autoescola.

Alguns exemplos são:

  • Dicas práticas de direção;
  • Dicas para passar na prova do Detran;
  • Lembretes de assuntos teóricos;
  • Tira-dúvidas dos alunos;
  • Dicas de cuidados com os veículos;
  • Dicas de segurança nas ruas e estradas.

Além disso, também seja criativo ao publicar postagens mais leves e divertidas. Fotos e vídeos de bastidores, reels animados, reels motivacionais para quem tem medo de dirigir, etc., geram atração e também proximidade com o público.

Na prática, separa um dia no mês ou na semana para criar o calendário de postagens. Vale a pena esse investimento.

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3. Invista em anúncios pagos criativos

Os chamados links patrocinados são anúncios que aparecem na internet e que são pagos.

É possível investir em diferentes lugares:

  • rede de pesquisa do Google;
  • YouTube;
  • GMail;
  • banners e vídeos em sites;
  • redes sociais.

A diferença é que a autoescola pode ser mais criativa ao divulgar esses anúncios. Por exemplo: em vez de colocar uma imagem e um texto mais padrão, que tal um vídeo ou um gif mostrando uma pessoa que tem medo de dirigir e tornando a sua autoescola a solução?

Nesse caso, o foco é a dor da pessoa de ter medo de dirigir – e não a autoescola. E isso faz toda a diferença.

Aliás, segmente bem os anúncios. Crie campanhas para:

  • pessoas que ainda não têm habilitação;
  • pessoas que já têm habilitação, mas não dirigem por medo ou falta de prática;
  • pessoas que querem fazer reciclagem;
  • profissionais que precisam acrescentar outras especialidades na CNH (como permissão para dirigir caminhões e ônibus, por exemplo).

3 ideias criativas para autoescola: estratégias offline

Bom, agora vamos dar 3 dicas de marketing para promover a autoescola de forma offline:

1. Faça convênios para aumentar o alcance da autoescola

A ideia do convênio é oferecer descontos para os alunos da autoescola – enquanto a empresa parceira também possui vantagens, como descontos na habilitação ou reciclagem dos funcionários que precisam dirigir.

Outra ideia é oferecer convênios para empresas que demandam os serviços da autoescola. Empresas de transporte, empresas cujos funcionários precisam de habilitação, reciclagem ou treinamentos periódicos, por exemplo, são bons exemplos para aumentar as vendas de forma criativa.

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2. Esteja presente em eventos

Pode parecer que a presença em eventos é uma estratégia destinada a apenas alguns segmentos. No entanto, o segredo é o networking.

Estar próximo de pessoas e empresas faz com que a marca da autoescola fique marcada na mente das pessoas – além de aumentar as chances de parcerias com outros negócios.

Por isso, patrocine eventos e quando puder colocar um stand, use da criatividade para estimular as pessoas a entrarem para conhecer os serviços da autoescola.

3. Faça marketing de impacto com infláveis promocionais

Por fim, não poderíamos deixar de fora o uso de infláveis promocionais em estratégias de marketing de alto impacto.

Um exemplo: imagine oferecer um voo de balão cativo aos clientes e potenciais clientes durante um evento da cidade? Ou instalar uma tenda inflável para fazer ações de segurança no trânsito na praça?

Os infláveis são produtos que causam impacto visual e podem ser colocados na fachada da autoescola e em locais internos e externos. Eles são personalizados, assumindo o formato e o tamanho desejado pela marca.

 

No próximo post, vamos continuar falando sobre estratégias de marketing de impacto com o uso de infláveis promocionais.

 

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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