Como a cor dos infláveis promocionais influenciam a percepção de sua marca

Como a cor dos infláveis promocionais influenciam a percepção de sua marca

Se você é dono de um negócio ou trabalha na área do marketing de uma agência, então ao menos tem uma ideia do quanto a escolha das cores é fundamental para o sucesso de uma marca. Sim, as cores têm uma influência positiva (ou negativa) na percepção do consumidor em relação ao seu negócio.

Para você ter uma ideia, um estudo sobre a influência das cores na decisão de compra mostrou que elas, mesmo que de forma indireta, chamam a atenção do consumidor.

Na pesquisa realizada com 500 consumidores da região do ABC Paulista, 65% dos entrevistados responderam que as cores utilizadas nas embalagens sempre chamam sua atenção, enquanto que 82% consideram o visual como um pré-requisito importante ou muito importante para a compra de um produto.  

Isso nos leva a concluir que não somente no logotipo de uma empresa, mas em toda a sua identidade visual, as cores devem ser escolhidas com certo critério.

Da mesma forma, os infláveis promocionais também devem ter suas cores escolhidas de forma a levar as pessoas a um maior reconhecimento sobre a marca, aumentando as chances de sucesso nas estratégias de divulgação e marketing.

No post de hoje, vamos entender melhor sobre esse assunto e citar as características das principais cores que ajudam a atrair o consumidor para o seu negócio.

As cores e a percepção da marca

No campo da comunicação, certamente a cor exerce uma função bem específica e definida por ajudar na clareza da mensagem a ser transmitida. Ela exerce, ainda, uma função tripla: impressionar, expressar e construir.

Enquanto as chamadas cores quentes (como vermelho, laranja e amarelo) geralmente transmitem a sensação de calor, proximidade e estímulo, as cores frias (verde e azul) dão a sensação de distância, leveza e calma.

Mas aqui precisamos de atenção: existe um peso psicológico sobre a preferência das cores, pois cada pessoa capta estímulos do mundo conforme a sua própria vivência. Em outras palavras, você precisa conhecer profundamente o seu público / potencial público, bem como suas características sociais e culturais, para escolher a cor certa para os seus infláveis promocionais.

Dito isso, vamos ao significado geral das cores.

O significado das cores para as marcas

Sendo o uso das cores uma excelente técnica de design, é importante ressaltar que seu significado não é universal. A cor vermelha, por exemplo, pode levar a um tipo de percepção na Índia e a outro em consumidores norte-americanos.

A seguir, vamos falar sobre o significado das cores na percepção dos consumidores norte-americanos, no qual também nos enquadramos:

# Vermelho

Energia, aumento da frequência cardíaca, sensação de urgência. Não é à toa que é a cor das liquidações, dos restaurantes (para estimular o apetite) e usado para atrair consumidores impulsivos.

# Amarelo

Cor que traz a sensação de otimismo e jovialidade, é utilizada para chamar atenção, principalmente nas vitrines de lojas. Também dá a sensação de cautela, de cuidado.

# Azul

Transmite a sensação de confiança e segurança, associado a água e paz, também utilizado em corporações e instituições bancárias.

# Verde

Associado a fortuna, é uma cor muito bem processada pelos olhos, utilizada para relaxar. Também é associado a saúde, meio ambiente, dinheiro e marcas ricas.

# Laranja

Cor quente, agressiva, é utilizado para chamar a atenção: compre agora, acesso imediato, venda. Também representa uma marca amigável, confiante e alegre.

# Roxo

Cor suave e calma, normalmente visto em produtos de beleza e anti-idade. Transmite sabedoria, respeito, criatividade, imaginação e inteligência.

# Preto

Cor que transmite poder, muito utilizado para produtos luxuosos.  

# Rosa

Transmite feminilidade e romantismo, utilizado para promover marcas para mulheres e jovens garotas.

influência das cores

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse assunto, não deixe de criar as suas estratégias de divulgação utilizando seus infláveis promocionais nas cores certas para atrair o seu público específico.

Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto ou não sabe quais são as melhores cores para utilizar em seus infláveis, clique aqui e fale com a RVB Balões e Infláveis Promocionais. Até a próxima.

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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