Conheça os melhores exemplos de ações de marketing promocional

Marketing promocional é um conjunto de ações que têm o objetivo de promover uma marca, aumentar as vendas e a fidelização de clientes.

Conheça os melhores exemplos de ações de marketing promocional

O post de hoje tem o objetivo de ser o mais prático possível para você aumentar as suas vendas. Vamos dar alguns exemplos de ações de marketing promocional para aumentar o faturamento da sua loja e fidelizar os clientes.

Portanto, separe alguns minutinhos para conferir todas as nossas dicas!

O que é marketing promocional?

Antes de explicarmos os melhores exemplos de ações de marketing promocional para suas vendas, vamos relembrar do que se trata esse conceito.

Marketing promocional é um conjunto de ações que têm o objetivo de promover uma marca, e, consequentemente, aumentar as vendas e a fidelização de clientes.

Portanto, trabalha-se focado na construção de um relacionamento com o consumidor – e você constrói isso ao interagir com ele.

O marketing promocional pode ser colocado em prática em várias situações. Por exemplo:

  • Para atrair novos clientes;
  • Para fidelizar clientes atuais;
  • Para fixar a marca na mente do consumidor (branding);
  • Para construir um relacionamento com os clientes;
  • Para vencer a concorrência e vender mais;
  • Para girar o estoque.

De toda forma, a primeira estratégia para que todos esses objetivos sejam concluídos com sucesso é a atração. É necessário, primeiramente, atrair as pessoas, e enfim, colocar em prática os exemplos de marketing digital.

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12 dicas de ações de marketing promocional + Dica Bônus

Confira exemplos simples – e que funcionam – de ações de marketing promocional para lojas físicas e lojas virtuais:

1. Descontos e ofertas especiais

Ofereça descontos temporários, promoções do tipo “compre um, leve outro” ou pacotes especiais para incentivar a compra dos clientes.

2. Cupons e códigos promocionais

Distribua cupons físicos ou códigos promocionais online que os clientes possam resgatar por descontos ou brindes.
No caso de lojas físicas, o uso do Chute a Gol Inflável pode atrair a atenção dos clientes para essa distribuição.

3. Programa de fidelidade

Crie um programa de fidelidade onde os clientes acumulam pontos com cada compra, que podem ser trocados por produtos gratuitos ou descontos.

4. Brindes e amostras grátis

Ofereça brindes ou amostras grátis junto com as compras, o que pode incentivar os clientes a experimentarem novos produtos.

5. Sorteios e concursos

Promova sorteios e concursos nas redes sociais ou em sua loja física, onde os participantes tenham a chance de ganhar prêmios atraentes.

6. Eventos promocionais

Realize eventos especiais, como lançamentos de produtos, workshops ou demonstrações, para atrair clientes e gerar interesse.

7. Parcerias estratégicas

Colabore com outras empresas para oferecer promoções conjuntas, alcançando novos públicos e aumentando a visibilidade.

8. Marketing de indicação

Incentive os clientes atuais a indicarem amigos ou familiares oferecendo descontos ou recompensas quando as indicações resultarem em novas vendas.

9. Descontos por tempo limitado

Crie um senso de urgência ao oferecer descontos ou promoções que são válidos por um período curto de tempo.

10. Cross-selling e upselling

Ofereça produtos complementares ao que o cliente já comprou (cross-selling) ou sugira upgrades para produtos de maior valor (upselling).

11. Campanhas temáticas

Alinhe suas promoções com eventos sazonais, feriados ou datas especiais, criando campanhas temáticas que ressoem com seu público.
Não se esqueça de utilizar réplicas infláveis em formatos específicos e de acordo com a campanha sazonal.

12. Comunicação personalizada via WhatsApp

Utilize o WhatsApp Business para enviar mensagens segmentadas com ofertas exclusivas e informações relevantes para os clientes com base em seus interesses e histórico de compras.

No entanto, certifique-se de obter consentimento prévio para enviar as mensagens, respeitando as preferências de comunicação dos clientes e seguindo as regulamentações de privacidade aplicáveis.

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Dica bônus: o apelo visual na loja também deve ser levado em conta nas ações de marketing promocional

Este é um dos exemplos de marketing promocional que você precisa colocar em prática quanto antes.

Lembra que falamos que a primeira coisa a ser feita é atrair os clientes para a sua loja?

Pois é aí que entra o apelo visual na fachada da sua loja. É preciso destacá-la com elementos extras, indicando que ali tem alguma oferta especial para o cliente.

Nesse caso, saiba que os infláveis promocionais são as ferramentas ideais para esse apelo visual.

Eles causam um alto impacto nas pessoas, pois podem ser produzidos em diferentes formatos e tamanhos (inclusive gigantes).

Confira exemplos de ações de marketing promocional

1. Coca-Cola e os “nomes nas garrafas”’

Ação de marketing promocional da Coca-Cola com nomes nas garrafas

Em 2015, a Coca-Cola lançou uma campanha chamada “Compartilhe uma Coca-Cola”, onde garrafas eram personalizadas com os nomes mais comuns em diversos países. 

A ideia era que os consumidores comprassem garrafas com seus nomes ou os de amigos para compartilhar.

Esta campanha promocional gerou um grande engajamento nas redes sociais e impulsionou as vendas da marca.

2. McDonald’s e o “Monopoly”

Ação de marketing promocional do McDonald's em parceria com o jogo Monopoly

Em 2013, o McDonald’s realizou uma promoção em parceria com o jogo Monopoly, onde os clientes recebiam peças do jogo em produtos selecionados e tinham a chance de ganhar prêmios.

Esta campanha aumentou as vendas e trouxe um divertido elemento de jogo para os clientes.

3. Ben & Jerry’s e o “Dia do Sorvete Grátis”

Campanha promocional do dia do sorvete grátis da Ben & Jerry's

Todos os anos, a marca de sorvetes Ben & Jerry’s oferece um dia onde os consumidores podem ir até as lojas e receber um sorvete totalmente gratuito. 

Este gesto não apenas gera boa vontade e publicidade positiva, mas também atrai grandes multidões às suas lojas.

Estes são apenas alguns exemplos de campanhas promocionais de sucesso que empresas renomadas implementaram ao longo dos anos.

Elas mostram a importância de conectar-se com o público de maneira criativa e memorável – e, muitas vezes, de forma simples.

Gostou de saber disso? Então no próximo post confira 7 tipos de infláveis promocionais para atrair clientes para sua loja.

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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