Marketing de varejo com infláveis promocionais: tudo o que você precisa saber

Marketing de varejo com infláveis promocionais: tudo o que você precisa saber

Será que realmente é possível realizar um bom marketing de varejo com infláveis promocionais? Já adiantamos que sim, é possível, ainda mais pelo fato de o setor ser forte no Brasil, o que significa que a concorrência é acirrada e é preciso inovar.

Para você ter uma ideia, somente em 2016 todo o comércio brasileiro faturou R$ 1,5 trilhão, conforme divulgação do portal econômico Valor. Apenas as 300 maiores empresas de varejo participantes da pesquisa somaram a quantia de R$ 5 bilhões em vendas.

Então, é preciso estruturar boas estratégias de marketing e, ao mesmo tempo, utilizar produtos e ferramentas que agreguem custo-benefício aos resultados – o que é o caso dos infláveis promocionais.

Vamos entender melhor como funciona o marketing de varejo com infláveis promocionais?

Neste post você vai saber:

  1. O que é marketing de varejo e onde os infláveis promocionais entram nessa história.
  2. Exemplos de empresas de varejo que usam infláveis promocionais.
  3. Como usar infláveis promocionais no marketing de varejo.
  4. Conclusão: o marketing de varejo com infláveis promocionais é uma estratégia simples e eficaz.

Caso tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário no final.

1. O que é marketing de varejo e onde os infláveis promocionais entram nessa história

Antes de tudo, vamos entender o que realmente significa marketing de varejo. Trata-se de um conjunto de atividades que tem como principal objetivo entender as tendências de consumo e do mercado para melhorar processos.

Na prática, isso significa que o marketing de varejo é feito para você atingir algumas metas primordiais para o sucesso do seu negócio, tais como entender os seus clientes, promover os seus produtos, vender mais e sair na frente da concorrência, antecipando tendências.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar nos tradicionais 4Ps do Marketing, também conhecidos como “mix de marketing”, pois são os princípios comuns pelos quais o marketing se aplica: Preço, Produto, Promoção e Praça (local da venda).

Mas o que os infláveis promocionais têm a ver com o marketing de varejo?

Vamos entender primeiro o que são infláveis promocionais. Eles são um tipo de propaganda que podem ser criados em praticamente qualquer formato e em qualquer tamanho (inclusive gigante).

Eles são inflados com um motoventilador, que permanece ligado à energia elétrica para mantê-los cheios. No entanto, independentemente do tamanho, eles são muito fáceis de serem transportados, montados e desmontados (neste post aqui explicamos sobre isso).

Como você sabe que a concorrência é grande em qualquer segmento de varejo em que for atuar, então é preciso utilizar várias ferramentas para atrair a atenção dos clientes de forma criativa e que não gere gastos excessivos.

Dessa forma, o marketing de varejo com infláveis promocionais é perfeitamente viável por alguns motivos:

  • eles são altamente personalizáveis, de diferentes tamanhos e formatos, e levam consigo a identidade visual do negócio.
  • Eles são duráveis, pois são confeccionados com material bem resistente e com um forte revestimento.
  • Eles são muito rápidos de serem montados e desmontados, o que não te faz perder tempo para iniciar as suas ações de marketing.
  • Eles são muito versáteis e podem ser utilizados em diversos locais, tais como: feiras, eventos, competições, pontos de venda, shows, postos de combustíveis, shoppings, na entrada da loja e em outros lugares, inclusive durante a noite (alguns modelos contam com iluminação interna).
  • Em grandes eventos, por exemplo, eles podem atrair bem mais facilmente a atenção do público, destacando o seu negócio da concorrência.
  • Eles podem gerar publicidade espontânea nas redes sociais, principalmente se forem divertidos e criativos.

2. Exemplos de empresas de varejo que usam infláveis promocionais

Não é à toa que até mesmo grandes empresas realizam o marketing de varejo com infláveis promocionais.

De forma geral, elas entendem que estratégias locais, realizadas até mesmo na entrada de suas filiais, também são eficazes para aumentar as vendas, pois chamam a atenção das pessoas para algo diferente ocorrendo na loja (alguma promoção ou comemoração, por exemplo).

Eis alguns exemplos de empresas:

  • BOSCH (segmento de ferramentas);
  • Claro (telecomunicações);
  • Ortobom (casa e decoração);
  • Supergasbras (setor de exploração e distribuição de gás);
  • Wizard (escola de idiomas).

Viu como diferentes segmentos do comércio utilizam os infláveis? Isso é perfeitamente possível graças à grande característica de serem confeccionados em formatos diferentes, inclusive inusitados, como ferramentas e botijas de gás, por exemplo.

Aliás, saindo rapidamente do segmento de varejo, também podemos perceber que outras grandes empresas internacionais também utilizam infláveis em suas estratégias.

Um exemplo recente e que chamou a atenção do mundo todo foi a presença de duas réplicas gigantes dos reis adversários do famoso game Clash Royale, durante as finais do mundial em Londres e que reuniu jogadores do mundo inteiro.

Ferramentas simples, mas que realmente causam grandes efeitos.

3. Como usar infláveis promocionais no marketing de varejo

Bom, agora que você já sabe que o marketing de varejo com infláveis promocionais é possível e pode trazer excelentes resultados para o seu negócio, por onde começar?

Antes de adquirir o seu inflável, você precisa ter em mente qual é o objetivo do inflável. Qual é a estratégia a ser utilizada? É apenas para tornar a marca conhecida? É para anunciar alguma promoção? É para patrocinar algum evento?

Objetivo traçado, qual é o melhor formato e tamanho a ser adquirido? Vai ser no formato de algum produto da loja? Do boneco mascote da marca? De um balão? De uma tenda para servir como estande?

Não se esqueça de que a identidade visual do seu negócio precisa estar estampada no inflável – incluindo aqui o uso das cores com fidelidade.

Afinal, um estudo recente feito em São Paulo sobre a influência das cores mostrou que de 500 consumidores, 82% consideram o visual um pré-requisito para a compra de um produto e 65% deles mostrou que as cores chamam atenção.

Ainda falando sobre identidade visual, saiba que alguns modelos de infláveis te permite substituir a mensagem por outra, tornando-o ainda mais reutilizável para diferentes campanhas.

Outro ponto importante que você precisa planejar é em quais locais ele será instalado para ter esse objetivo cumprido. Isso porque a partir daí você precisa saber o espaço a ser destinado ao inflável, se tem ponto de iluminação (ou se é possível ter), se é um local devidamente seguro para protegê-lo de quedas e perfurações, etc.

O próximo passo, então, é entrar em contato com uma empresa fabricante que seja devidamente reconhecida e que oferece a garantia dos produtos e um bom suporte técnico para você tirar todas as dúvidas.

Aliás, sempre priorize uma empresa que te ajude a montar o seu projeto desde o princípio, eliminando erros e retrabalhos. Outra boa dica é adquirir os seus infláveis de empresas que já fornecem o motoventilador acoplado ao produto, o que significa mais economia e segurança para você.

4. Conclusão: o marketing de varejo com infláveis promocionais é uma estratégia simples e eficaz

Na hora de planejar as suas ações de marketing para sair na frente da concorrência, deixe de lado ferramentas que já não chamam tanto a atenção das pessoas, como é o caso de cartazes e outdoors.

Invista a sua verba em produtos simples, atraentes, coloridos e que podem ser utilizados em vários locais diferentes para diferentes estratégias. Você vai ver como a sua marca ficará por um bom tempo na mente dos seus clientes e potenciais clientes.

Na dúvida, clique aqui e fale com um de nossos consultores para que eles te ajudem a tirar as suas ideias do papel e encantar de vez os seus clientes! Até a próxima.

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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