Marketing Offline: Por que ainda vale a pena investir nele?

Marketing Offline: Por que ainda vale a pena investir nele?

Se engana quem pensa que o marketing offline, aquele feito de maneira tradicional, está com os dias contados.

Afinal de contas, as pessoas ainda saem às ruas, não perdem uma liquidação, vão a estádios de futebol, assistem à televisão, folheiam revistas, escutam o rádio enquanto estão em seus veículos e participam de festas, feiras e exposições.

Já pensou, então, se as empresas simplesmente ignorassem esse comportamento e não mais anunciassem seus produtos e empresas fora do ambiente virtual? Certamente o faturamento ficaria seriamente comprometido.

Quer outros conhecer outros motivos que explicam por que ainda vale a pena investir em marketing offline? Veja só:

1. Porque você conhece de perto a realidade do seu cliente

Não que não seja possível fazer isso via marketing digital, mas o encontro presencial com o cliente continua sendo uma ferramenta poderosa para conhecê-lo melhor e, assim, entender o que pode ser melhorado em seu negócio para fidelizá-lo.

Isso é muito importante, principalmente em negócios bem locais, que atendem a uma determinada região, bairro ou comunidade. A página da empresa na rede social é importante? Sim! Mas a marca do seu negócio presente na região onde atua também é essencial, pois a chamada “propaganda boca a boca” ainda gera muitos resultados.

2. Porque realizar eventos presenciais gera um excelente retorno

Seja uma tarde de café com os clientes na loja, a participação da empresa patrocinando um evento conhecido na cidade ou, ainda, a presença da marca em stands de feiras e pontos de vendas, a realização de eventos é uma das melhores estratégias do marketing offline.

Mas é claro que você precisa se destacar da concorrência e, para isso, é preciso utilizar uma estratégia adequada para atrair a atenção das pessoas.

É nesse sentido que o investimento em infláveis promocionais nesses eventos, pontos de vendas e também na fachada da loja torna a sua marca ainda mais atraente, pois esses produtos conseguem, de longe, destacar o seu negócio e gerar curiosidade e a simpatia do público.

3. Porque negócios locais precisam de marketing local

Tendo você uma academia, uma farmácia, uma loja de ferramentas, uma pizzaria, uma clínica de estética ou outro tipo de empreendimento que depende de clientes da região para o negócio crescer, só há uma conclusão: você não pode deixar de lado o marketing local.

Afinal de contas, a sua concorrência é grande e é preciso atrair o cliente ao seu estabelecimento e fidelizá-lo com um bom produto e um bom atendimento. Se você se preocupar somente com o site da sua empresa e as respectivas redes sociais, e deixar de lado a boa e velha liquidação ou evento em comemoração ao aniversário da empresa, os resultados no faturamento falarão por si.

4. Porque a sua criatividade em atrair o cliente pode gerar mídia espontânea – inclusive na internet

Não é à toa que grandes marcas, como a Coca-Cola, por exemplo, continuam investindo em marketing offline: assim, elas conseguem usar e abusar da criatividade, atraindo a atenção das pessoas e gerando mídia espontânea (publicidade gratuita) de determinada ação ou estratégia, principalmente na internet. Esse tipo de estratégia é denominado marketing de guerrilha.

Quer um exemplo? Mesmo sendo uma startup totalmente online, a Netflix decidiu promover a nova temporada da série “Orange is the new black” localmente. Ela simplesmente teve a ideia de transformar a fachada de um prédio em Paris numa prisão feminina – que é o cenário principal da série:

Atrizes em trajes iguais aos das presidiárias da série simulavam suas atividades comuns, como conversar, malhar, etc. Essa simples atitude gerou muita repercussão e resultados bem positivos para a divulgação do produto.

Gostou de saber que ainda vale a pena investir no marketing offline? Então comece agora mesmo a planejar as suas estratégias!

Para te ajudar a começar, separamos um post com 4 formas inovadoras de atrair clientes até o seu ponto de venda. Até a próxima!

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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