Marketing para lojas: 5 estratégias para impulsionar as vendas

Marketing para lojas: 5 estratégias para impulsionar as vendas

Se você lidera o marketing para lojas físicas, é importante estar em dia com estratégias que tenham como foco o aumento das vendas.

Nesse caso, separamos algumas estratégias simples, mas que você pode não estar colocando em prática na loja, ou, ainda, precisa repensar o que pode ser melhorado. Vejamos:

 

1- Venda experiência – e não apenas produtos

Em tempos onde o consumidor tem excessos de produtos e de propagandas por onde que ele olhe, a experiência de compra é um fator que tem sido o diferencial no marketing para lojas que visam o aumento das vendas.

Na prática, a loja precisa criar o ambiente perfeito para que o cliente se sinta acolhido, respeitado e valorizado – e explorar os sentidos para isso é fundamental. Por exemplo: utilizar na loja de roupas infantis uma fragrância suave que lembra o cheiro de bebê pode despertar emoções nos compradores a ponto de estimulá-los a comprar.

 

2- Venda benefícios – e não apenas produtos

Dissemos acima que o cliente de hoje não quer apenas produtos, mas, sim, uma experiência completa de compra. Do mesmo modo, ele também quer que esses produtos tragam a ele benefícios.

Mas o que podemos traduzir como “benefícios”? É a percepção que o cliente tem que a sua marca tem valor. Na prática, esses benefícios podem ser traduzidos em:

Um suporte de pós-vendas eficiente;

– A completa satisfação de suas necessidades quando ele utiliza o produto;

– Descontos exclusivos em troca de fidelidade (o cartão de fidelidade é uma boa medida);

– Prioridade na hora de receber as novidades da loja, etc.

Nesse sentido, para otimizar o marketing para lojas, esteja sempre atento ao feedback dos clientes, ouvindo sugestões de melhorias e colocando-as em prática se forem pertinentes ao negócio.

Em outras palavras, podemos dizer que o cliente precisa sentir que faz parte da sua empresa – essa é uma excelente vantagem competitiva para ser explorada. Não é à toa que muitas marcas têm se destacado no mercado: elas conseguem se comunicar com o cliente e entregar a eles benefícios que permitem essa integração com a marca.

 

3- Faça promoções criativas

Mesmo que o comportamento do consumidor tenha mudado nos últimos anos, o fato é que ele continua valorizando uma boa promoção.

Mas tente fazer a diferença no meio de tantas promoções e crie ações que estimulem a participação direta do consumidor e aumentem as vendas. Mais do que colocar na vitrine as frases chamativas, também personalize ofertas e distribua brindes, estimulando o consumidor a entrar na loja para conhecer as novidades.

Neste post aqui publicamos 4 ideias que, se bem feitas, criarão muito buzz à marca.

 

4- Treine os vendedores para agirem de forma natural

Infelizmente, ainda é comum ouvirmos casos de clientes sendo destratados ou se sentindo menosprezados quando entram em algumas lojas físicas. Isso, definitivamente, não pode acontecer em seu negócio, pois gera um efeito muito negativo a qualquer marketing para lojas.

Por outro lado, se você passar um script de atendimento, os vendedores podem ficar engessados, espantando os clientes.

A abordagem ideal é a naturalidade, com doses de simpatia e empatia. Investir em capacitação voltado a essa comunicação espontânea certamente gerará resultados positivos no aumento das vendas – já que os vendedores também saberão a hora certa de oferecerem outros produtos para aumentar a cesta de compras do cliente.

 

new RDStationForms(‘post-como-atrair-clientes-para-loja-fisica-e87e65de26599694fd6b-html’, ‘UA-456067-1’).createForm();

5- Invista em trade marketing montando PDVs com infláveis promocionais

Por fim, outra estratégia interessante de marketing para lojas é o investimento em ações de trade marketing, que são feitas de empresas para empresas (B2B) para a promoção de marcas e produtos. O foco, portanto é aumentar os canais de distribuição, e, consequentemente, as vendas.

E uma dessas ações de trade marketing é o investimento em PDVs em locais estratégicos e parceiros (como shoppings, lojas multimarcas e supermercados, por exemplo), com a devida autorização deles.

Invista em tendas infláveis nesses PDVs, para que sua marca tenha maior destaque frente à concorrência e chame mais atenção dos gerentes dessas lojas.

A ideia é que eles se interessem pelos produtos que você está demonstrando – seja por meio de degustação ou distribuição de amostra grátis – e se interesse em fechar negócio para ele mesmo vender seus produtos. O objetivo, portanto, é aumentar os canais de distribuição.

E por falar em marketing para lojas utilizando PDVs, confira 4 dicas para alavancar suas vendas nesses locais. Até a próxima!

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
Último artigo
Como organizar um evento esportivo: dicas fundamentais
Próximo artigo
O que é trade marketing e quais suas vantagens?

Leia também