O que a Disney pode te ensinar sobre encantamento de clientes

O que a Disney pode te ensinar sobre encantamento de clientes

Quando o assunto é Disney, uma parte considerável das pessoas certamente tem boas recordações de infância.

As personagens, os filmes (quem nunca chorou com a música de abertura de O Rei Leão?) e o parque temático com sede em Orlando, na Flórida, atraem a atenção de crianças, jovens e até adultos.

Se você faz parte desse grupo, saiba que até hoje o encantamento de clientes que a Disney proporciona, com suas estratégias de marketing, surte efeito em você e em milhares de pessoas ao redor do mundo.

Portanto, se hoje você é um empreendedor, conheça 5 lições de marketing da Disney que você também pode adotar para encantar os seus clientes:

1. Treinar a equipe para uma verdadeira missão

O profissionalismo da equipe é um dos principais fatores que geram o encantamento de clientes.

A magia da Disney acaba fluindo através de cada funcionário – sejam atendentes, garçons e atores –, que foram muito bem instruídos antes da contratação.

Cada um deles, por exemplo, é treinado a nunca deixar nenhum visitante do parque com dúvidas. Eles têm respostas para todos os questionamentos,  sempre com cordialidade e um sorriso no rosto. Afinal, a missão de todos é tornar os sonhos dos visitantes em realidade.

Nesse caso, fica a 1ª lição: a sua marca tem a missão de envolver os consumidores e deixá-los encantados em todas as etapas da jornada de compra.

Para isso, a sua equipe precisa ser composta por profissionais devidamente capacitados e treinados para atendê-los sempre que for preciso, com agilidade, simpatia e muita empatia (se colocar no lugar do outro para entender suas dúvidas).

2. Simplificar a vida dos clientes

A segunda lição que podemos aprender com a Disney é o uso da tecnologia para tornar as coisas muito práticas e fáceis para os visitantes – de modo que a experiência deles não seja ofuscada por detalhes burocráticos.

Para isso, a Disney se destaca pela criação de dois aplicativos de dados:

  • A plataforma “My Disney Experience” (Minha Experiência Disney) foi criada para permitir que os visitantes planejem suas experiências no parque antes mesmo de saírem de casa, conhecendo as principais atrações, os melhores passeios e fornecendo um itinerário detalhado e personalizado.
  • Já as “MagicBands” são pulseiras enviadas aos visitantes, integrada ao aplicativo acima, que otimiza vários processos pelo simples toque do pulso, como abrir a porta do quarto do hotel, entrar nos parques e realizar pagamentos.

Então, na hora de encantar os seus clientes, crie ferramentas e metodologias que os façam se preocupar o menos possível com burocracias e fazendo com que eles economizem tempo e virem fãs da sua empresa.

3. Criatividade e encantamento a um bom custo-benefício

inflável promocional disney

Um dos pontos altos da Disney são as famosas “parades”, aqueles suntuosos e divertidos desfiles de personagens pelas ruas do parque, com muita música, coreografia e efeitos especiais. E é exatamente aí que podemos aprender novamente.

Muitos dos recursos utilizados são muito simples e, ao mesmo tempo, fazem o efeito esperado: atrair a atenção de pequenos e grandes, encantando e transmitindo a mensagem que se deseja.

Já sabe do que estamos falando, não é mesmo? Sim, os infláveis promocionais e seus tamanhos gigantes também são utilizados na Disney, e não somente nas paradas, mas ao longo de diversas atrações.

Afinal de contas, os infláveis são altamente personalizáveis, duráveis e contam com um excelente custo-benefício para estratégias de marketing com diferentes objetivos. Não é à toa que empresas de todos os tamanhos e nichos de mercado utilizam esses produtos em suas campanhas.

4. A marca como o centro do negócio

Outra lição que podemos aprender com a Disney é como a própria marca é a base fundamental da experiência. Embora a empresa conte com parques temáticos, filmes, brinquedos, games e uma série de produtos, a natureza mágica da marca se mantém em todos esses segmentos.

Então, trabalhe a sua marca em todos os aspectos, desde os mais técnicos (como o layout) até mesmo o espaço físico do seu negócio e a identidade digital dele. Tudo precisa estar conectado de modo que o cliente identifique de imediato o seu objetivo e propósito.

Gostou de saber que o seu negócio também pode encantar clientes? Então separamos um post especial com dicas de como encantar (de verdade) o seu público-alvo. Até a próxima!

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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