O que é merchandising e quais são os 4 principais tipos?

O que é merchandising e quais são os 4 principais tipos?

Um tema que pode gerar algumas dúvidas e até uma certa confusão nas empresas está em relação a entender o que é merchandising. 

Essa técnica surgiu nas empresas ainda nos anos 1930, prova de que continua sendo eficiente para as marcas de produtos e serviços.

Portanto, hoje você vai entender de uma vez por todas o significado da estratégia e seus diferentes tipos.

O que é merchandising?

Merchandising é um conjunto de estratégias utilizadas pelas marcas para promover determinados produtos e serviços, aumentando as vendas e o posicionamento da empresa no mercado.

“Mas isso não é o mesmo que publicidade?”, você pode se perguntar. Não. A principal diferença da publicidade e do merchandising é que neste último, o produto ou serviço é inserido de forma sutil, ao passo que a publicidade é feita de anúncios explícitos. 

Ou seja, o que é merchandising? É uma forma mais discreta de promover seus produtos e serviços. 

O merchandising pode ser feito tanto dentro quanto fora do ponto de venda, bem como no meio online e offline. Além de aumentar as vendas, a estratégia também ajuda a atrair novos clientes e a reforçar a marca na mente do público. 

Eis algumas vantagens de colocar o merchandising em prática:

  • As estratégias ajudam a evidenciar as necessidades e/ou desejos que o produto pode satisfazer;
  • Ajuda na criação de clientes fiéis, que serão advogados da marca;
  • Gera vantagem competitiva;
  • Valoriza a imagem da sua marca;
  • Valoriza o espaço físico do PDV;
  • Ajuda a estimular compras por impulso;
  • Aumenta o faturamento.

Viu como é simples entender o que é merchandising? Agora vamos ao próximo passo: entender que há diferentes tipos de estratégias dentro dele.

Quais são os 4 principais tipos de merchandising?

1. Visual Merchandising

Este tipo tem tudo a ver com a identidade visual da sua marca. Ela será a peça-chave para você atrair mais clientes e promover determinados produtos.

Isso porque já sabemos o que é merchandising e como essa estratégia tem a ver com o apelo visual. Na prática, as táticas vão desde arrumar a vitrine, a disposição das prateleiras até a organização do feed nas redes sociais. 

 

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Cores, tamanhos, formatos, mensagem, como estão dispostos… Tudo isso faz parte da estratégia de visual merchandising para atrair os clientes e melhorar a experiência de compra.  

Nesse sentido, existe uma ferramenta perfeita para estimular o cérebro do consumidor e despertar a atenção dele: o inflável promocional

2. Merchandising no PDV

Esta estratégia refere-se à exposição de produtos dentro dos pontos de venda, fazendo com que ele se destaque para o consumidor.

Você pode realizar a estratégia de visual merchandising (apelo visual) combinado com ações promocionais no PDV – como, por exemplo, a degustação de produtos, distribuição de amostras, etc.

Aliás, o merchandising faz parte da estratégia de trade marketing.  

3. Merchandising fora do PDV

Você também pode promover determinado produto fora do seu ponto de venda, utilizando outros canais. O objetivo de entender o que é merchandising fora do PDV é que nele você reforça a imagem da sua marca em outros locais.

Um exemplo simples é o patrocínio de eventos, onde você comparece promovendo ações específicas (uma degustação do seu produto em palestras; vendas de materiais de pet em feiras de adoção, etc.). 

4. Merchandising Editorial

Também chamado de Product Placement, o merchandising editorial é a exibição de produtos em canais de televisão e também nos meios digitais. Aliás, isso vem sendo cada vez mais comum.

Alguns exemplos:

  • Publiposts nas redes sociais feito por influenciadores digitais, realizados de forma sutil;
  • Um vídeo no YouTube de uma blogueira influencer, que, em determinado momento, cita o seu produto;
  • A prova do líder do Big Brother Brasil, patrocinada por determinada marca;
  • Novelas, filmes e programas de televisão que exibem produtos e serviços em cenas cotidianas, de forma sutil. 

No artigo de hoje você entendeu o que é merchandising e como ele se difere da publicidade propriamente dita. Além disso, também conheceu seus objetivos, vantagens e os principais tipos.

E então, o que achou? Você costuma utilizar o merchandising em suas ações promocionais? Conte a sua experiência nos comentários!

Aproveite e descubra como planejar e avaliar uma ação promocional

 

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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