Como organizar um evento esportivo: dicas fundamentais

Como organizar um evento esportivo: dicas fundamentais

Organizar um evento esportivo pode ser uma ótima maneira de atrair clientes para a sua empresa; afinal, o nicho de saúde e bem-estar continua em alta no mercado brasileiro.

E não pense que se o seu negócio for de outro segmento você fica impedido de criar um evento esportivo. Pelo contrário: mostra que a sua empresa também preza pela saúde e pelo bem-estar dos clientes e até da população em geral, estimulando a prática de atividade física.

Então, confira algumas dicas fundamentais para organizar um evento esportivo de sucesso:

 

1. Defina um local adequado

Essa etapa é fundamental, até mesmo para garantir a segurança dos participantes. Se o evento for uma competição de ciclismo, por exemplo, é preciso que ele seja realizado em uma pista adequada. E se for uma corrida de rua, que sejam percursos seguros e visíveis.

É importante que o local escolhido seja confortável para o público e que permita a mobilidade tanto dos participantes quanto dos visitantes que forem prestigiar o evento.

 

2. Tenha patrocinadores

Organizar um evento esportivo consome recursos financeiros, que, muitas vezes, ultrapassam a verba da empresa. Por isso é que esse tipo de evento conta sempre com patrocinadores.

Então, já com os orçamentos de quanto custará organizar o evento, faça uma lista de contatos de empresas e crie uma proposta tentadora e que cubra esse valor. A proposta deve incluir:

  • todas as informações sobre o evento esportivo (data, local, horário, finalidade, expectativa de público, etc.);
  • o valor do patrocínio, bem como as formas de pagamento;
  • a contrapartida que a sua empresa oferecerá em troca do patrocínio – pense em estratégias de promoção e divulgação das marcas antes, durante e até no pós-evento esportivo.

3. Procure bons fornecedores

Esse é outro ponto importante para organizar um evento esportivo. Já imaginou contratar uma equipe de som e na hora do evento constatar que ele é de péssima qualidade? Ou fechar negócio com fornecedores de banheiros químicos e eles não comparecerem no dia do evento?

A dica, portanto, é pesquisar bastante sobre bons fornecedores que consigam aliar bom preço, qualidade e comprometimento.

 

4. Tenha estratégias de divulgação

Não tem desculpa para não divulgar o evento esportivo corretamente! São muitas ferramentas e muitos canais de comunicação, tanto online quanto offline.

Aqui vale a dica: divulgue em lugares que o seu público-alvo está. Ele está nas redes sociais? Divulgue lá de forma segmentada para atingi-lo. Ele consome muita televisão? Divulgue na mídia local. O jornal do bairro é lido pelo seu público? Divulgue lá também.

Também faça parcerias para a cobertura do evento por parte da mídia da sua região. Envie um press release (um texto com as informações sobre o evento) aos veículos de comunicação e aos influenciadores (online e offline) e chame-os para a cobertura do evento no dia.

Ah, outra dica: já que o evento é esportivo, não se esqueça de divulgar nas academias da região, para atrair participantes.

 

5. Monte pontos de venda na cidade

Além de oferecer os ingressos pela internet, também invista em tendas infláveis para montar pontos de venda e divulgação pela cidade.

É uma ótima maneira de você mostrar ao vivo, por exemplo, o kit do participante (que pode ser uma camisa, uma squeeze e outros brindes até mesmo dos patrocinadores).

E por falar em infláveis, além das tendas, também invista em portais infláveis para a largada e a chegada dos participantes – saiba mais aqui.

 

6. Ao organizar um evento esportivo, não se esqueça da cerimônia de premiação

A cerimônia de premiação é o reflexo do resultado do evento esportivo, então ela também precisa ser bem planejada.

De uma forma geral, a cerimônia é composta pelo hasteamento de bandeiras, pela execução do hino nacional e a entrega dos prêmios aos vencedores por pessoas previamente definidas. A ordem para a entrega é sempre da última para a primeira colocação.

E não se esqueça de caprichar nas medalhas ou nos troféus, incluindo as informações básicas do evento esportivo, o nome e o ano.

 

Gostou das dicas de como organizar um evento esportivo? Então confira mais detalhes sobre como organizar uma ação promocional de sucesso – o que pode incluir a ação de divulgação do seu evento. Até a próxima!

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
Último artigo
Marketing 4.0: O que é e como aplicá-lo em seu negócio
Próximo artigo
Marketing para lojas: 5 estratégias para impulsionar as vendas

Leia também