Saiba por onde começar o trade marketing para mercado

Saiba por onde começar o trade marketing para mercado

Você sabia que é possível fazer trade marketing para mercado e colher resultados excelentes?

Aliás, já vamos desmistificar um conceito: trade marketing não é apenas para grandes supermercados, mas também é ideal para os pequenos e os médios empreendimentos. Isso porque trata-se de uma estratégia econômica, eficiente e que pode aumentar as vendas.

Por isso, neste artigo você vai entender por onde começar a colocar em prática várias estratégias de trade marketing para mercado.

Definindo o conceito de trade marketing para mercado

Quando falamos em trade marketing para mercado estamos nos referindo às estratégias feitas especialmente nesse estabelecimento.

Trade marketing é uma estratégia B2B (Business to Business), ou seja, feita entre empresas. No caso, o mercado trabalha em parceria com algum fornecedor/distribuidor para vender determinados produtos ou marcas.

No trade marketing, trabalha-se com estratégias de fortalecimento da marca para que ela seja mais vista pelo consumidor, fazendo com que ele compre o produto em questão. 

Sabe aquelas degustações de café, suco, biscoitos, etc., dentro dos supermercados? São estratégias de trade marketing. Ao provar determinado produto, o consumidor que está acostumado a comprar sempre de outra marca, pode ser levado a adquirir a novidade. 

A disposição de produtos de determinada maneira, próximo a itens complementares, também são estratégias de trade marketing. Os queijos e as taças não ficam à toa próximo aos vinhos nos mercados. Tudo é montado a induzir o consumidor a comprar a marca em questão. 

No final das contas, o trade marketing para mercado é vantajoso para o próprio mercado por fazer girar mais o estoque, para os fornecedores e também para os clientes, que podem comprar produtos com preços especiais e de marcas variadas. 

Dicas para começar o trade marketing para mercado

Se você nunca colocou em prática estratégias de trade marketing para mercado, saiba que não é algo difícil de começar.

Aqui vão algumas dicas essenciais:

Planeje as ações de trade marketing

É fundamental que você e o fornecedor / distribuidor tracem metas com as estratégias de trade marketing. Mas para isso, é preciso coletar alguns dados importantes, tais como:

  • informações sobre o comportamento de compra dos consumidores do mercado;
  • criação de personas;
  • definição dos objetivos das ações;
  • definição e cronograma de estratégias;
  • treinamento da equipe (pode ser necessário um promotor de vendas específico para determinadas ações);
  • definição das métricas para avaliação dos resultados. 

Neste post aqui falamos melhor sobre a etapa do planejamento de ações de trade marketing para mercado. 

Defina as das ações de trade marketing

Existem várias estratégias que podem ser colocadas em prática no mercado, mas a escolha das melhores dependerá dos objetivos.

Exemplos de ações de trade marketing para mercado são:

  • Degustação / demonstração de produtos;
  • Disposição de produtos de forma estratégica nas prateleiras e gôndolas;
  • Ações de fidelização;
  • Estratégias de promoções e ofertas relacionadas à marca ou ao produto.

Confira aqui 4 exemplos práticos de estratégias de trade marketing para mercado. 

 

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Chame a atenção dos consumidores com ferramentas de divulgação

Para ser eficiente, o trade marketing para mercado precisa de atrair a atenção: este é o primeiro passo. Se você não conseguir chamar o público, fica difícil colocar em práticas as demais ações, não é mesmo?

Nesse caso, um passo importante é investir em ferramentas de divulgação e atração – e não há produtos melhores do que os infláveis promocionais.

Os infláveis são ferramentas ideais por serem completamente personalizáveis com os tamanhos, os formatos e a identidade visual exata do produto ou marca que será alvo das estratégias.

Por seu forte impacto visual, eles cumprem a função de atrair a atenção dos clientes, para, enfim, as demais estratégias serem colocadas em prática.

Quer saber mais sobre esse tema? Então vamos entender mais motivos que explicam como e por que os infláveis promocionais são as principais aquisições a serem feitas no trade marketing

 

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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