O que é trade marketing e quais suas vantagens?

O que é trade marketing e quais suas vantagens?

Provavelmente você já saiba como funciona o trade marketing, mas, talvez, não com este nome.

Trata-se de uma estratégia muito utilizada entre as empresas para fortalecer as marcas e aumentar as vendas.

Contamos todos os detalhes sobre este tema no post de hoje, bem como dicas práticas para começar a utilizar a estratégia em seu negócio.

O que é trade marketing?

Trade Marketing é uma estratégia de marketing B2B (Business to business), ou seja, de empresa para empresa.

Nela, os fabricantes dos produtos trabalham junto aos revendedores para auxiliá-los a vender mais seus itens. É, portanto, uma estratégia de marketing relacionada a gestão de marcas, à promoção e ao comportamento do consumidor.

Quer um exemplo? Você tem uma loja de ferramentas multimarcas. Uma dessas marcas entra em contato para que vocês criem estratégias para fortalecer os produtos dessa marca e aumentar as vendas. Ou, ainda, você é quem pode entrar em contato com a fabricante propondo isso.

Então, a sua loja e a fabricante procurarão alinhar as necessidades do público-alvo com todos os pontos de vendas (PDVs) do seu empreendimento. Você, então, cria um espaço especial para expor as ferramentas dessa marca na loja, e, ainda, distribui alguns PDVs em supermercados, shoppings, feiras, etc., para promover essa marca e aumentar as vendas.

Isso é trade marketing. Ganha a fabricante, ganha a sua loja e ganham os seus clientes, ao adquirirem produtos com valor agregado e a preços especiais.

Quais são as vantagens do trade marketing para o varejo?

– Fortalece a relação entre fabricantes e distribuidores de produtos e serviços.

– Aumenta o giro no estoque.

– Aumenta a movimentação dos clientes nos PDVs.

– O trade marketing ajuda a fortalecer o mix de ofertas para os consumidores, prevenindo concentração de vendas apenas para grandes marcas. No trade marketing, todos os fabricantes e empresas têm chances de aumentar as vendas e valorizar a marca.

– Cresce a fidelização no varejo, já que os clientes conseguem encontrar mais ofertas de produtos.

– O custo de retenção de clientes pode ser reduzido.

 

new RDStationForms(‘post-como-atrair-clientes-para-loja-fisica-e87e65de26599694fd6b-html’, ‘UA-456067-1’).createForm();

Quais são as dicas para o varejo utilizar trade marketing?

O primeiro passo é você conversar com o fabricante do produto que você deseja promover na loja para alinharem as estratégias dessa parceria. É preciso alinhar:

  • os objetivos;
  • o público-alvo;
  • as estratégias de promoção dos produtos;
  • os resultados a serem alcançados.

A seguir, seguem outras dicas para colocar o trade marketing em prática:

– Fique sempre ligado no lançamento de novos produtos ou novas marcas para oferecer novidades aos clientes nos PDVs.

– Participe de eventos e feiras do seu setor para apresentar esses produtos e a marca que deseja promover.

– Defina ações promocionais, como distribuição de amostras grátis, coffee break para apresentar a marca, etc.

– Na parceria com a fabricante, é importante definir quais serão os benefícios que a sua empresa terá ao dar maior divulgação a marca (exemplos: gratificações, comissões para funcionários, materiais de divulgação gratuitos, etc.).

– A loja e a fabricante precisam programar visitas aos centros de distribuição – isso ajuda a construir relacionamentos de longo prazo, dando margem para futuras estratégias de trade marketing.

– Não se esqueça de utilizar a internet para promover a marca e aumentar as vendas. Utilize ferramentas de e-mail marketing e as redes sociais para entrar em contato direto com os clientes. Mostre os benefícios do produto, faça unboxing e até lives para responder a dúvidas e lançar promoções.

– Não se esqueça da publicidade offline: vale a pena investir em prateleiras especiais para a exposição dos produtos, e, ainda, utilizar infláveis promocionais com formatos que atraem o público (como o de mascote da marca ou o formato do produto, por exemplo). Você também pode investir em tendas infláveis para atrair mais a atenção do público nos PDVs.

Bom, agora que você já sabe o que é trade marketing e como colocá-lo em prática, confira 8 dicas de ações promocionais nos PDVs da loja. Até a próxima!

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
Último artigo
Marketing para lojas: 5 estratégias para impulsionar as vendas
Próximo artigo
Estratégia de trade marketing: 4 ações eficientes para o aumento de vendas

Leia também