Balonismo promocional como ação de marketing: vale a pena?

Balonismo promocional como ação de marketing: vale a pena?

Você já deve ter visto ao vivo aquele imenso balão de ar quente, bem colorido, voando pelo céu ou preso a cordas durante algum evento especial. Eles realmente não passam despercebidos pelo público!

Depois de ter sido objeto de aventuras e experimentações no século XVIII – aliás, o primeiro voo tripulado em um balão foi realizado em 1783 na França e teve como passageiros um galo, um pato e uma ovelha – atualmente o balonismo apresenta novas funções e já é utilizado como ferramenta de marketing.

No entanto, muitas pessoas acreditam que utilizar balões de ar quente para promoverem suas marcas é algo fora do alcance financeiro, sendo permitido apenas a grandes marcas já consolidadas.

Afinal de contas: negócios de vários portes investirem no balonismo como ação promocional? Esse é o assunto do nosso post de hoje!

Os balões como objetos de propaganda

O balonismo profissional é um esporte que conquista adeptos do mundo inteiro e, todos os anos, promove eventos e competições garantindo um verdadeiro espetáculo no céu. Ele também é utilizado como ferramenta turística para levar as pessoas a conhecerem as cidades de cima – nesse sentido, nos vêm à mente os belos passeios de balão na Capadócia, Turquia.

Mas por que os balões de ar quente viraram objetos de propaganda, já que existem outras dezenas de ferramentas de divulgação de produtos, como os próprios infláveis promocionais?

A resposta é simples: devido ao seu imenso potencial em atrair a atenção e marcar a memória de quem os observa no céu.

Afinal de contas, imagine a sua marca ou empresa participar de um grande evento com centenas ou milhares de participantes e com uma concorrência acirrada. Nesse caso, o melhor meio para destacar o seu negócio e atrair a atenção do público que está a metros de distância do evento é, sem dúvidas, por meio de balões promocionais.

Os principais tipos de ações com balonismo promocional

Agora que você compreendeu que o balão é uma excelente forma de atrair a atenção de um grande número de pessoas ao mesmo tempo, vamos aos principais tipos de ações com balonismo profissional que você pode realizar.

Basicamente existem dois tipos:

  • Ação promocional em voo cativo: é quando você mantém o balão inflado e preso a cordas no local do evento, para que ele tenha várias funções, tais como sinalizar o evento, promover uma marca de forma diferenciada ou realizar ações de entretenimento para gerar mídia espontânea. Nesse caso, o público pode desfrutar por alguns minutos da paisagem de dentro do balão e sentir a experiência de voar – mesmo que ele esteja preso às cordas.
  • Ação promocional em voo livre: é simplesmente você sobrevoar cidades ou locais de grande circulação para divulgar a marca ou o produto. Nesse tipo de ação, é possível levar clientes ou convidados para um passeio, deixando a experiência de contato com a marca ainda mais inesquecível.

balonismo profissional

Afinal, vale a pena utilizar balões como ação de marketing?

Para eventos ao ar livre, os balões são extremamente eficazes para chamar atenção. No entanto, para que esse produto realmente valha a pena e tenha resultados significativos para o negócio, é importante se atentar para alguns detalhes:

  • Utilize-o em grandes estratégias de marketing, onde terá a presença de um grande público, incluindo formadores de opinião. A mídia espontânea, principalmente nas redes sociais, poderá gerar um excelente retorno para a empresa.
  • A operação de um balão de ar quente está condicionada ao clima do dia. Nesse caso, não é possível voar quando o vento está muito forte, por exemplo.
  • Tanto para a produção quanto para a operação dos balões, é fundamental que você contrate uma empresa séria e de boa reputação no mercado, que conheça a legislação junto à Aeronáutica e saiba proporcionar a melhor experiência possível ao público e à empresa contratante.

Nesse caso, a RVB Balões possui uma experiência em mais de 200 ações promocionais com aproximadamente 1000 horas de voos promocionais pelo Brasil em eventos de diferentes tipos, como shows, casamentos, feiras, campanhas publicitárias, etc.

Se você quer tirar todas as suas dúvidas sobre como os balões promocionais podem gerar resultados para o seu negócio, clique aqui e entre em contato conosco. Até a próxima!

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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