Como usar feiras e eventos para fechar novos negócios

Como usar feiras e eventos para fechar novos negócios

Empreendedores sabem que para seus negócios crescerem, é preciso realizar muita divulgação da marca, buscar novos contatos, ficar de olho nos concorrentes e fechar boas parcerias.

E nada melhor do que participar de feiras e eventos do seu setor, e também de outros setores, para que essas chances de fechar bons negócios aumentem. Mas como fazer isso na prática?

Abaixo separamos algumas dicas:

1. Esteja presente

Você precisa ficar atento ao calendário de feiras e eventos interessantes, tanto em sua cidade quanto a nível estadual e até nacional. Mesmo que você não consiga ir a todos eles, escolha alguns que considera mais importante para aumentar as chances de realizar negócios e programe-se para ir e até para ser um expositor.

Como empreendedor, principalmente no início da empresa, é muito importante que você esteja presente e não envie representantes em seu lugar – no máximo, pode levar os seus colaboradores. Mas a sua presença como líder do negócio faz toda diferença na hora de ser conhecido no mercado.

2. Faça networking com profissionais do setor e empresas

Desde que não seja com os seus concorrentes, é claro, é preciso ir preparado para fazer networking com profissionais e empresas do setor, pois é daí que grandes negócios e parcerias podem surgir.

Aqui vale algumas dicas:

  • Faça a lição de casa: estude o evento, o perfil dos participantes e empresas e defina quais pessoas será interessante você conhecer. Dessa forma, não ficará perdido esperando as pessoas virem até você.
  • Apresente-se: quem você é, o seu cargo e o que faz a sua empresa. Lembre-se de que não é uma entrevista de emprego, então dê espaço para a outra pessoa também se apresentar e falar sobre seu negócio. Conduza a conversa sem pressão.
  • Supere a timidez: seja solícito, sorria, espere sua vez e apresente-se. Quanto mais você praticar, mais fácil esse primeiro contato se tornará, acredite!
  • Circule pelo evento: liberte-se das redes sociais, daquele canto confortável e ande pelo evento!
  • Leve seu cartão de visitas: e capriche no design dele, para chamar atenção de quem o receberá.
  • 5 minutos: é o tempo suficiente para você iniciar e finalizar uma conversa com alguém e trocar cartões. Não ocupe o tempo da pessoa e nem o seu, que poderia aproveitar para fazer mais contatos.
  • Pósnetworking: adicione o contato no LinkedIn ou envie um e-mail para iniciar uma conversa. Sempre fique por dentro das atualizações do seu contato para que possa surgir boas oportunidades de marcar uma reunião.

3. Na hora da venda, foque no problema do cliente

Focar apenas no produto ou serviço que você quer vender pode ser um tiro no pé na hora do fechamento de vendas. É preciso focar no cliente, ou melhor, no problema dele.

Se o cliente em potencial chegar a você querendo saber do seu produto, não comece falando sobre suas características e descrições técnicas, mas inicie a abordagem falando sobre as dificuldades que as pessoas enfrentam por não ter um produto como esse.

Dessa forma, enquanto você fala, a pessoa vai se identificando mais facilmente com esse problema e a chance de ela querer conhecer mais sobre o produto e até comprá-lo é maior.

Por isso é tão importante você realizar um estudo do público-alvo que deseja atingir para entender suas necessidades, problemas e dificuldades, para que a abordagem fique mais simples e verdadeira.

4. Chame a atenção

Se você vai participar da feira montando um stand para expor seus produtos e serviços, existe uma maneira bem eficaz de chamar a atenção dos presentes, sem precisar pagar pelos locais mais caros da feira: utilizar infláveis promocionais.

Imagine a própria tenda inflável com as cores e o logotipo que reproduzem fielmente a identidade visual da marca, além de uma réplica de um dos seus produtos; você pode estar lá no cantinho da feira que, mesmo assim, conseguirá despertar a curiosidade do público.

Aí, basta caprichar na abordagem, oferecer vantagens aos potenciais clientes, pegar seus contatos para o pós-venda e pronto: negócio fechado!

Se você se interessou em saber como os infláveis promocionais podem ser excelentes aliados para suas estratégias de vendas e ações de marketing, então clique aqui e fale com um consultor da RVB Balões e Infláveis Promocionais. Bons negócios e até a próxima!

Compartilhar:
Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
Último artigo
Comércio: Como inovar nas propagandas de Natal?
Próximo artigo
3 vantagens de usar infláveis promocionais com motor embutido

Leia também