5 técnicas de merchandising para você começar a aplicar hoje

5 técnicas de merchandising para você começar a aplicar hoje

Sabia que talvez você até já aplique algumas técnicas de merchandising em sua empresa sem ter o conhecimento do significado do conceito? Mas hoje vamos desvendá-lo para você.

Bom, antes de darmos os exemplos, é preciso relembrar rapidamente sobre o significado de merchandising. Trata-se de um conjunto de estratégias para promover determinados produtos ou serviços – aumentando as vendas e a valorização da marca.

O merchandising se diferencia da publicidade porque ele é feito de forma mais sutil no meio de alguma ação promocional ou em um canal de divulgação, ao contrário da publicidade, cujos produtos são expostos “com mais cara de anúncio”. 

Nesse sentido, não se assuste: as técnicas de merchandising são muito comuns e simples de serem aplicadas, tanto em PDVs quanto em outros locais, seja no ambiente físico ou digital.

Vamos às dicas: 

1. Tenda inflável para degustação de produtos

Esta é uma das técnicas de merchandising que são bem comuns de se ver, principalmente em supermercados, shoppings e eventos.

A degustação é uma boa técnica porque faz com que o potencial cliente experimente antes de comprar. É a chance dele tirar todas as dúvidas, interagir com a empresa e comprovar a qualidade do produto. Aliás, é uma ótima oportunidade para estimular as compras por impulso.

Em vez de utilizar um simples balcão para promover a degustação dos seus produtos, uma ótima ferramenta é utilizar uma tenda inflável – já que ela pode ser totalmente personalizada com a identidade visual da marca, atraindo mais o público. 

2. Vitrine e gôndolas criativas

Se o merchandising é feito de forma sutil – ou seja, a propaganda não é tão explícita –, então é preciso caprichar nas técnicas de atração de clientes.

 

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E isso tem tudo a ver com organizar as prateleiras e também a vitrine do estabelecimento para chamar atenção. Esta é a hora de ser criativo, já que os clientes já estão bem sobrecarregados e acostumados à tradicional disposição dos produtos e nas vitrines todas iguais.

Faça vitrines temáticas com base nos produtos que chamem mais atenção dos consumidores e dentro da loja crie áreas para destacar os que são sucesso de vendas e de procura. Aliás, é uma boa hora de utilizar réplicas infláveis, que podem até mesmo gerar mídia espontânea e outras ideias de ações promocionais.

3. Cross merchandising

Esta é uma das técnicas de merchandising que servem para induzir a venda de produtos complementares e que estavam fora do interesse de compra do cliente.

A ideia aqui é colocar os produtos no caminho a ser percorrido pelo cliente. 

  • Ele vai comprar um par de tênis? Ele pode esbarrar em sugestões de meias na promoção. 
  • Vai comprar um celular? Pode esbarrar em cases, fones de ouvido e outros acessórios. 
  • Está almoçando no restaurante? Ele pode esbarrar em uma geladeira com sorvetes e outras sobremesas perto do caixa. 

O objetivo é aumentar o ticket médio das vendas e estimular compras por associação. 

4. Estímulos sensoriais

Estimular os cinco sentidos humanos (visão, audição, olfato, paladar e tato, de acordo com o produto ofertado) ajudam a criar uma boa experiência de compras, estimulando o consumo.

E dá para fazer muitas coisas, desde a escolha da música ambiente, passando pela decoração temática e um cheiro agradável no PDV – não é à toa que existem lojas que criam fragrâncias ambiente personalizadas e até revendem aos clientes.

Saiba mais: 5 ações criativas para seu negócio aumentar as vendas

5. Utilizar infláveis promocionais em ações 

 

Já até citamos alguns tipos de infláveis nos exemplos anteriores de técnicas de merchandising.

Mas eles merecem mais destaque. Afinal, os infláveis promocionais cumprem um grande papel no merchandising: eles chamam atenção sem necessariamente divulgar a “promoção X”.

Eles podem ser personalizados em diferentes tamanhos e formatos, mas todos levando a identidade visual da sua marca: réplicas, tendas, portais, balões, mascotes, túneis… Não há limites para a imaginação na hora de criar um inflável.

Nesse caso, confira aqui alguns exemplos de tipos de infláveis promocionais para inspirar você a criar as suas ações de merchandising de forma atraente e inovadora.

 

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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