Guia do Marketing Político: digital e off-line, como unir as estratégias?

Guia do Marketing Político: digital e off-line, como unir as estratégias?

Sempre é tempo de candidatos, políticos, assessores e agências de comunicação construírem o Guia do Marketing Político. Afinal de contas, ele precisa ser feito durante todo o tempo – e não apenas em época de campanha eleitoral.

E nos últimos anos, vemos o crescimento das estratégias nos meios digitais, principalmente nas redes sociais. A internet tem desempenhado um importante papel na construção e no fortalecimento da imagem dos candidatos e políticos já eleitos. 

Nesse caso, como unir as estratégias de marketing nos meios on-line e off-line? Vamos te ajudar neste artigo!

 

O que é marketing político e qual é a sua importância?

Antes de darmos as dicas práticas neste Guia do Marketing Político, vamos entender melhor sobre o conceito.

Marketing político é um conjunto de estratégias para trabalhar a imagem positiva de candidatos, políticos já eleitos e partidos.

O objetivo é fortalecer a imagem e construir um relacionamento com os eleitores, conquistando engajamento e apoio em projetos e ideias. 

É importante investir em marketing político de forma contínua justamente para que a imagem construída não se enfraqueça – e também para contornar momentos de crise com mais facilidade, já que a relação positiva já estava sendo fortalecida. 

No marketing político, a pessoa ou partido se posiciona, interage e responde a dúvidas dos eleitores e seguidores. 

Mas isso é o mesmo que campanha eleitoral? Não. 

Vejamos a diferença entre marketing político e marketing eleitoral. 

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Qual é a diferença entre marketing político e marketing eleitoral?

Também faz parte do Guia do Marketing Político entender a diferença entre ele e o chamado marketing eleitoral.

Enquanto o marketing político é feito de forma prolongada para se trabalhar com a imagem – afinal, o objetivo é construir um relacionamento positivo – o marketing eleitoral tem um tempo certo para ser praticado.

O marketing eleitoral é um conjunto de estratégias realizadas na época das eleições. Ocorre, portanto, a intensificação do marketing político nessa fase, já que o objetivo é conquistar ou manter o cargo político. 

 

Quais os cuidados a serem observados quanto ao marketing político?

Antes de falarmos em unir as estratégias on-line e off-line, precisamos falar sobre alguns cuidados a serem observados.

O marketing político precisa seguir as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), principalmente durante o período eleitoral.

Um exemplo é que não se enquadra como propaganda antecipada o ato de exaltar as qualidades de pré-candidatos – desde que não estejam fazendo menção à candidatura ou pedindo voto.

As diretrizes do TSE especificam o período em que as campanhas eleitorais propriamente ditas podem ser realizadas, bem como os tipos de propagandas e até mesmo as especificações técnicas, no caso de propagandas impressas. 

O TSE também estabelece diretrizes para o uso de mídias digitais, incluindo mídias pagas. O não cumprimento das normas pode levar a multas. 

Portanto, fique atento às normas e atualizações do TSE antes de colocar em prática as dicas do Guia do Marketing Político. 

 

Guia do marketing político para estratégias on-line e off-line

Bom, em primeiro lugar, vamos estabelecer todos os objetivos do marketing político para que fique mais fácil pensar nas estratégias.

São eles:

  • criar uma marca política;
  • trabalhar a imagem pessoal do candidato e/ou político já eleito;
  • publicar conteúdo periodicamente;
  • construir e fortalecer uma comunidade engajada;
  • estar presente e participativo nas redes sociais. 

 

A seguir, confira algumas dicas de estratégias de marketing político nas esferas digital e off-line:

Defina os canais de comunicação on-line 

No ambiente on-line, o primeiro passo do Guia do Marketing Político é definir em quais canais de mídia digital o político terá contas para publicar seus conteúdos.

Exemplos de mídias digitais são:

  • Site oficial com blog;
  • E-mail;
  • Aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram;
  • Redes sociais, sendo as principais Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. 

É preciso lembrar que cada um desses canais requer conteúdos com linguagens específicas. Os apps de mensagens, por exemplo, pedem publicações bem curtas e objetivas. 

 

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Construa a identidade visual do candidato e publique conteúdos nas mídias digitais

Ainda falando do ambiente on-line, é preciso alinhar a identidade visual do candidato em todos os canais digitais.

Cores, logotipo, slogan, fotografia – tudo precisa estar alinhado para que a imagem do candidato seja reforçada na mente dos seguidores desses canais. E claro, isso também deve ser feito nas mídias off-line e demais materiais de divulgação.

Além disso, é importante publicar conteúdos periodicamente nesses canais. Uma boa dica é investir em ferramentas de automação para programar postagens nas diferentes mídias, economizando tempo e melhorando a gestão dos conteúdos. 

 

Defina eventos presenciais e digitais para que o candidato participe

Os eventos são oportunidades do candidato expor com mais clareza suas ideias a projetos, além de fazer networking.

Por isso, é importante fazer um levantamento de eventos que podem contar com a participação do candidato, incluindo os presenciais e os eventos on-line. 

Nesse caso, é importante ter uma intensa preparação para que ele consiga reforçar a imagem positiva que vem construindo ao longo do tempo.  

 

Invista em materiais de divulgação off-line

Nos meios locais, é importante reforçar a imagem do político. Nesse caso, vale a pena investir em banners em locais estratégicos e também em ações para divulgar ideias, projetos e fazer campanha na época eleitoral.

Nesse último caso, investir em uma tenda inflável é uma ótima opção. Além de ser 100% personalizado com a identidade visual do candidato, essa ferramenta também serve de ponto de apoio para as ações. 

No próximo post, entenda melhor 5 motivos para investir em uma tenda inflável para seu marketing político.

 

 

 

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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