Marketing para o Natal: como preparar sua loja para o final do ano

Marketing para o Natal: como preparar sua loja para o final do ano

Eis que vem chegando a data mais importante para o comércio, então está na hora de você preparar o marketing para o Natal.

Mas o que fazer para atrair os clientes e se destacar neste ano? A seguir, vamos apresentar algumas dicas simples e muito eficientes!

Entendendo o objetivo do marketing para o Natal

Antes das dicas, vamos relembrar qual é o real objetivo de investir em marketing para o Natal.

Toda estratégia de marketing tem o objetivo de atrair clientes para diferentes metas:

 

Como estamos falando de Natal, vamos focar na estratégia de aumentar as vendas – afinal, essa época costuma ser a mais produtiva para as lojas.

Bom, para aumentar as vendas, você precisa focar as suas estratégias em duas frentes:

  1. Fazer com que os clientes que você já tem compre em sua loja;
  2. Atrair clientes novos para a loja.

Entendido? Então agora vamos às dicas de marketing para o Natal!

Dicas de marketing para atrair novos clientes durante o Natal

Eis algumas dicas para você preparar a sua loja para atrair novos clientes para as compras de Natal:

Crie combos de Natal de acordo com diferentes perfis de clientes

Monte kits com produtos específicos para cada perfil de clientes. Aliás, essa dica é boa para aumentar o ticket médio das vendas, principalmente em lojas que vendem produtos de custo mais baixo.

Ao criar diferentes combos, você tende a atrair mais clientes para as compras em sua loja, e, em seguida, pode colocar em prática estratégias para fidelizá-los.

Crie ações promocionais de Natal

Outra dica estratégica de marketing para o Natal é criar diferentes ações promocionais para atrair clientes.

Na frente da loja, por exemplo, que tal chamar atenção para descontos especiais nessa época do ano? Aliás, que tal um “Papai Noel” ficar na entrada distribuindo “presentes” – no caso, cupons de descontos para compras na loja durante o período?

Use a sua criatividade para atrair clientes com boas promoções. Outras ações podem ser:

  • Distribuição de brindes mediante compra;
  • Sorteios;
  • Descontos progressivos mediante a compra de certa quantidade de itens.

Capriche nas postagens nas redes sociais

Vale a pena você patrocinar postagens em suas redes sociais (pagar pelos impulsionamentos das publicações) durante essa época do Natal.

Dessa forma, a sua loja consegue alcançar pessoas que antes não conheciam a sua marca. Para isso, segmente de forma a atrair esses novos clientes em potenciais, seja incluindo mais perfis de pessoas, aumentando o alcance da região geográfica, aumentando a idade do público, etc. 

E poste muito durante essa época, sempre em clima de Natal! Faça lives quando a loja estiver cheia, mostre os produtos que estão à venda, depoimentos de clientes, fotos e vídeos caprichados…E claro, sempre divulgue os horários de atendimento, já que nessa época eles costumam ser estendidos. 

Dicas de marketing para fidelizar os clientes que você já tem

Fidelizar os seus clientes é essencial para que eles continuem comprando em sua loja também durante essas épocas especiais.

Eis algumas dicas de marketing para o Natal especificamente para este perfil de clientes:

Crie um programa de fidelidade

O tradicional programa de fidelidade continua uma forte tendência para fidelizar os clientes. Por isso, que tal oferecer mais vantagens para quem aderir durante essa época de Natal?

Ofereça descontos maiores quando a pessoa completar o cartão de pontos, ou, ainda, presentes melhores, para estimular ainda mais as compras.

Crie ofertas personalizadas para seus clientes

Como você já tem os dados de compras de seus clientes, fica mais fácil oferecer ofertas personalizadas a eles durante o seu marketing para o Natal.

Separe a sua lista de clientes por segmentos. Por exemplo:

  • Clientes que compram o produto X;
  • Clientes que compram o tamanho Y;
  • Clientes que costumam gastar X reais em compras;
  • Clientes que não compram há algum tempo.

Envie uma mensagem personalizada a cada um desses clientes oferecendo um desconto especial para as compras de Natal. Mas nada daquela mensagem genérica e robotizada! Fale o nome dele, pergunte se está tudo bem e convide-o a voltar à sua loja para fazer as compras. 

Ofereça mais formas de pagamento

Como o Natal é uma época em que os clientes gastam mais, vale a pena oferecer melhores condições de pagamentos, tais como:

  • Mais parcelamentos sem juros no cartão de crédito;
  • Desconto para pagamento à vista em dinheiro ou Pix;
  • Desconto em compras no boleto à vista (em caso de loja virtual).

A ideia é que a equipe de vendas seja treinada para falar sobre essas condições melhores de pagamento, estimulando que os clientes comprem mais produtos – aumentando o ticket médio.

Bônus: Monte a fachada da loja com infláveis personalizados de Natal

 

 

A dica bônus de marketing para o Natal vai trazer a você um excelente custo-benefício: os infláveis promocionais.

Que tal montar a sua fachada com eles? Já que eles podem ser produzidos em diferentes formatos, como Papai Noel, árvore de Natal, presépio, tenda de Natal, etc., outra vantagem é que eles podem ser personalizados com a sua marca.

Os infláveis de Natal são peças estratégicas de marketing porque eles conseguem cumprir o primeiro objetivo de toda estratégia: atrair atenção!

Por isso, não perca mais tempo. A RVB Infláveis pode confeccionar o seu inflável de Natal em tempo recorde. Dá tempo de encomendar! Acesse a nossa página de orçamento.

 

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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