Gestão de marcas: o que é branding e como montar uma estratégia de sucesso

Gestão de marcas: o que é branding e como montar uma estratégia de sucesso

Sabe aquelas propagandas inesquecíveis e que só de ouvir ou ver um pequeno trecho você logo identifica a empresa? Pois este é um trabalho de gestão de marcas. 

E se estamos falando de gestão de marcas, precisamos entender o significado de um termo que está diretamente associado a ela: o chamado branding.

Por que, afinal, é tão importante que todas as empresas – sendo elas pequenas ou grandes – coloquem em prática estratégias de branding?

Entenda tudo no post de hoje!

 

O que é branding?

Antes de saber o que é branding, é importante definirmos, afinal, o que significa marca.

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, uma marca não é um logotipo, as cores ou uma identidade visual. Sim, isso tudo faz parte de uma marca, mas, na verdade, trata-se de um conjunto de experiências que o seu público tem com o seu serviço ou produto – sejam essas experiências boas ou ruins.

Ou seja, a marca diz respeito ao sentimento criado em seu público-alvo que o torna mais que um cliente, mas um fã.

E o que faz uma marca conquistar esse objetivo? Um trabalho de gestão de marcas – ou melhor, um trabalho de branding.

O que é gestão de marcas? É o mesmo que brading? 

O trabalho de gestão de marcas tem o objetivo de conquistar os clientes não apenas pelo preço, pela qualidade ou pelo atendimento, mas, também, pelo “algo a mais” que ela entrega, gerando um valor agregado ao produto. 

E esse conjunto de estratégias da gestão de marcas também é chamado de branding.

 

Na prática, o trabalho de branding significa pensar, planejar, estruturar, gerenciar e promover a marca no mercado e como esse público a enxerga. Ou seja, fazer uma verdadeira gestão de marcas.

Eis os objetivos das estratégias de branding na gestão de marcas:

  • Assegurar que todos os envolvidos entendam realmente o posicionamento da marca no mercado;
  • Aumentar a relevância da marca no mercado;
  • Potencializar a visibilidade da marca;
  • Criar e manter uma boa reputação da marca na mente do consumidor.

 

O trabalho de gestão de marcas, portanto, faz com que a empresa ganhe espaço de forma inteligente, sustentável e duradoura. 

Não é à toa que hoje as empresas mais lembradas são aquelas que associam suas marcas a sentimentos e boas sensações no público.

Um bom exemplo de ação de branding é a da marca Dove, que associa seus produtos de higiene ao empoderamento feminino:

 

 

Por que a estratégia de branding é importante para a gestão de marcas?

As empresas disputam espaço entre si diariamente. São inúmeros concorrentes no comércio, no setor de serviços, no ambiente online. 

Hoje em dia, a gestão de marcas é fundamental justamente para atrair a atenção das pessoas para a sua marca, e, consequentemente, para o que você vende. E em um mundo de marketing 4.0, o que vai fazer a diferença é o valor que a sua marca tem gerado em seu público. É o branding que vai gerar resultados duradouros, já que ele é construído diariamente, aos poucos. 

Entretanto, vale a pena dizer: não há como ter um controle total sobre como a sua marca será percebida pelas pessoas. É por isso que você precisa encontrar o diferencial da concorrência (um atendimento mais que excelente, por exemplo), criando uma marca única e que leve as pessoas a viverem experiências ao entrarem em contato com ela.

Como montar ações de branding que geram bons resultados

Bom, até o momento vimos que o branding é o conjunto de estratégias dentro de um trabalho de gestão de marcas. Um dos objetivos é construir um valor atrelado à marca, tornando-a querida pelo público consumidor. 

A seguir, conheça algumas estratégias práticas desse trabalho:

Cuide da identidade visual da marca

Cores, logotipo, tipografia, manual de marca…Tudo precisa estar direcionado ao valor que a empresa quer construir na mente do público.

Portanto, esse trabalho de gestão de marcas é verificar se a sua identidade visual está condizente com o que a sua empresa quer transmitir ao público. Pode valer a pena refazer a identidade, até mesmo para passar uma imagem de mudança, melhoria e renovação.

Cuide do posicionamento da marca no mercado

Tom de voz, linguagem, valores transmitidos, canais de comunicação, tipos de conteúdo entregue aos público. Tudo precisa estar integrando.

Onde quer que o seu cliente procure pela sua marca, ele precisa identificar prontamente a sua empresa. 

Da mesma forma, também invista em gerenciamento de crise. Documente ações a serem feitas quando ocorrer algum incidente negativo que envolve a sua marca. Pode ser necessário contratar uma assessoria especializada nisso, mas tenha esse trabalho pronto, pois lidamos o tempo todo contra o tempo.

Cuide da comunicação interna

O endomarketing é mais do que necessário numa gestão de marcas e por uma razão simples: como você quer se posicionar de forma positiva no mercado se dentro da própria empresa existem problemas que a tornam negativa aos olhos dos funcionários e da região onde a empresa está?

Por isso, invista em comunicação interna e coloque em prática ações que estimulem seus colaboradores a vestirem a camisa da empresa. Isso faz toda a diferença.

Cuide dos PDVs (Pontos de Vendas)

Os PDVs da sua empresa precisam ser pensados de modo que a identidade visual da marca esteja presente, reforçando o posicionamento e favorecendo os objetivos estabelecidos para a estratégia.

Pense em todos os detalhes: fachadas, vitrines, disposição dos produtos nas prateleiras, iluminação, limpeza, etc. Tudo precisa ser pensado com o objetivo de reforçar o valor que a marca deseja transmitir.

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Invista em ações promocionais que geram experiência no público

Outra forma de colocar a gestão de marcas em prática é planejar e efetuar ações promocionais com foco na geração de experiência para o público.

 

E não faltam exemplos de ações desse tipo, que podem ser feitas nos PDVs e também fora deles – em eventos e em ações de marketing de guerrilha nas ruas, por exemplo.

A ideia é atrair o público e encantá-lo, promovendo uma boa experiência de compras. Isso é importante para a fidelização de clientes e a atração de novos. 

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Bom, em todos esses casos, a dica para realizar a melhor gestão de marcas é: seja criativo. Às vezes, o simples pode fazer um efeito grandioso no público e trazer ótimos resultados para a marca.

Quer um exemplo? O uso de infláveis em ações promocionais. Saiba por que essa pode ser a estratégia divisora de águas em suas ações de branding.

 

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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