Marketing 4.0: O que é e como aplicá-lo em seu negócio

Marketing 4.0: O que é e como aplicá-lo em seu negócio

Você já ouviu falar de Marketing 4.0? Provavelmente sim, mas por outros nomes. Independentemente do tipo de empresa que você tem, conhecer ao menos o básico do mundo do marketing é imprescindível, já que os seus clientes também estão grande parte do tempo online – aliás, isso tem influenciado bastante o comportamento deles. Por isso, entender o que é e como aplicar o Marketing 4.0 realmente fará toda a diferença no posicionamento da sua empresa em relação ao mercado. Nesse caso, reserve alguns minutos para entender de vez sobre esse tema em nosso artigo de hoje. Nele, falaremos sobre:

  • Os primórdios do marketing: o que são os tipos de Marketing 1.0, 2.0 e 3.0?
  • O que é o Marketing 4.0?
  • Por que aplicar o Marketing 4.0 na empresa?
  • Como aplicar o Marketing 4.0 na prática?
  • Um resumo de tudo o que você aprendeu sobre Marketing 4.0.

Preparado? Então, vamos em frente!  

Os primórdios do marketing: o que são os tipos de Marketing 1.0, 2.0 e 3.0?

Bom, não dá para falarmos sobre o Marketing 4.0 sem você entender o significado das outras versões do marketing – sim, elas existem: o Marketing 1.0, o Marketing 2.0 e o Marketing 3.0. Mas não se assuste, os conceitos são simples de entender. Não vamos nos ater a detalhes históricos e técnicos, mas, sim, aos significados propriamente ditos.

Entende-se por Marketing 1.0 a fase que começou no início do século 20, onde o foco da estratégia de venda era o próprio produto. Ainda não se pensava em público-alvo ou em vantagem competitiva. Bastava ter o produto em massa e vender, já que era uma época onde não havia muita concorrência entre as empresas. Portanto, focava-se apenas nos atributos funcionais do produto e pronto. Os carros de Henry Ford são bons exemplos da aplicação do marketing 1.0.  

marketing 1.0 anúncios focados apenas nos atributos dos produtosmarketing 1.0 anúncios focados apenas nos atributos dos produtos

(Nos dois exemplos de marketing 1.0, os anúncios eram focados apenas nos atributos dos produtos. Eles eram as estrelas).

Mas aí o mundo foi mudando, e, já em meados da década de 1950, a concorrência entre as fábricas e empresas começa a ficar mais acirrada, muito por conta da revolução tecnológica e da era da informação que começava a se viver na época. Com o padrão de vida melhorando e com mais poder de compra, os clientes começavam a ficar mais exigentes com as empresas, já que haviam mais opções de compra.

Era o início do
Marketing 2.0, onde as marcas precisaram focar nas necessidades e desejos do consumidor. Agora, o cliente era o rei e iniciava-se a preocupação com a construção das marcas. Um bom exemplo de propaganda focada no consumidor é a da marca Bombril: um personagem, uma linguagem pensada na dona de casa e o produto sendo explicado como o facilitador da vida das consumidoras. O foco é a dona de casa, e não a esponja de aço.

Marketing 2.0 exemplo de propaganda focada no consumidor e a da marca Bombril(Os comerciais da Bombril eram ótimos exemplos de marketing 2.0, focados em determinados consumidores. A segmentação era a palavra-chave).

E então veio o Marketing 3.0, o qual ainda estávamos vivendo a pouco tempo atrás, já que o seu conceito ainda é recente. Nessa versão do marketing, o foco continua voltado ao consumidor, mas de uma maneira diferente. Se antes se focava nas milhões de donas de casa, agora o foco passa a ser na Joana de Souza, dona de casa. Em vez de criar estratégias de vendas para atingir as massas, o marketing 3.0 foca no indivíduo, nos valores que cada pessoa tem. Os consumidores deixam de ser tratados como meros compradores de produtos, mas passam a ser tratados pelas empresas como seres humanos (isso pode soar meio estranho, mas é um fato).

O objetivo agora é gerar a identificação entre a marca e o consumidor, e, para isso, as empresas precisam ser mais humanizadas, ao se identificar em causas e com a individualidade de cada pessoa. O consumidor consciente espera isso das empresas – inclusive, isso permanece até hoje.    

marketing 3.0 foca no indivíduo nos valores que cada pessoa tem(Exemplo de anúncio de marketing 3.0, focado em valores, para que haja uma identificação do público com a marca). Mas aí evoluímos mais uma vez, e cá estamos vivendo a era do Marketing 4.0.




 

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O que é o Marketing 4.0?

Marketing 4.0 é um conceito desenvolvido por Philip Kotler, um dos mais importantes teóricos da Administração Moderna. O livro Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital (2016), escrito em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, destrincha todos os detalhes dessa nova era do Marketing.

A principal característica do Marketing 4.0 é a transformação digital vivida pelas empresas por conta da revolução tecnológica a qual estamos vivendo. Sim, estamos falando das novas tecnologias criadas a partir da evolução da internet e das formas de interação humana. Com o surgimento dessas tecnologias, o comportamento do consumidor tem mudado, já que passamos uma boa parte do nosso dia conectados a dispositivos móveis, o que tem causado grandes mudanças na sociedade, tais como:

  • a diminuição das estruturas de poder verticais (de cima para baixo), o que aumenta a competitividade de pequenos negócios e cria-se uma relação horizontal entre as empresas e seus clientes;
  • decisões de compra sendo fortemente influenciadas por opiniões sociais que são compartilhadas nas comunidades digitais;
  • a inclusão social pela qual o mundo está se voltando, já que as barreiras demográficas e geográficas quase inexistem por conta da conectividade.

Sim, o Marketing 4.0 é a aplicação de ferramentas de marketing digital, mas vai além. Não é apenas ter uma conta com muitos seguidores no Instagram ou espalhar e-mail marketing a uma base segmentada de clientes. Estamos falando de uma mudança de mindset.

Essa mudança é clara: a empresa precisa ser social, inclusiva e horizontal para se conectar com a sociedade e com seus clientes, tanto no universo online quanto no offline. Ao longo do livro, Kotler apresenta alguns paradoxos em relação a essa interação offline x online.

A primeira delas é que por mais que as pessoas estejam construindo novas relações na internet, elas continuam dando valor às experiências físicas – já até contamos aqui no blog da RVB sobre o sucesso das finais mundiais do Clash Royale, um jogo completamente online mas que todos os anos faz um campeonato presencial para seus jogadores.

Para Kotler, o futuro aponta em direção a uma convergência entre o digital e o presencial.
Outro paradoxo vivido em tempos de Marketing 4.0 é o do leque de opções de consumo que se abriu. Ao mesmo tempo em que temos muitas oportunidades de compra, está difícil escolher entre tantas marcas – por isso o marketing de conteúdo vem sendo importante para as empresas, já que elas passam a “educar” seus clientes e a orientá-los a realizarem a melhor escolha para suas necessidades.

Outra questão: o dia continua tendo 24 horas. Mas a quantidade de estímulos que recebemos no mundo digital e presencial não para de crescer.

O consumidor, então, acaba se voltando a conteúdos que oferecem uma
real utilidade para ele, o que inclui um simples entretenimento ou uma informação que ele precisa. Um paradoxo também levantado em tempos digitais é em relação às marcas na internet: ao mesmo tempo em que é um terreno para expor a marca a opiniões positivas, algo pode mudar de repente e a marca passar a sofrer um grande revés – algo que nem sempre está sob o controle da empresa.

O Marketing 4.0, portanto, é um marketing aplicado no ambiente digital, levando em consideração todos esses desafios de um consumidor cada vez mais exigente e com as cartas na mão. Mas, calma. Se feito com planejamento e estratégia, os frutos a serem colhidos podem ser maiores do que muitas empresas jamais conseguiram colher.  

Por que aplicar o Marketing 4.0 na empresa?

Todo esse comportamento que o consumidor vem tomando nos últimos anos por si só já justifica as empresas se moverem rumo ao Marketing 4.0. E muito mais do que ter site, perfil nas redes sociais que os seus clientes estão, um blog corporativo e e-mail marketing, é necessário compreender as transformações no comportamento dos seus clientes.

É necessário investir em Marketing 4.0 para se conectar com as pessoas dentro desse contexto virtual. E como se faz isso? Construindo uma marca forte, que é reconhecida e valorizada pelas pessoas – e que também gera um impacto positivo na comunidade à sua volta.  

Como aplicar o Marketing 4.0 na prática?

 

  • Se aproxime de seus clientes: estabeleça uma conectividade onde as relações são menos hierárquicas e mais horizontais. Não é à toa que as marcas que mais têm se destacado no ambiente online são as que falam a mesma linguagem de seus clientes.
  • Se una a seus concorrentes: isso mesmo. Às vezes, boas parcerias podem surgir de empresas concorrentes, gerando muito retorno a vocês e a valorização da marca na mente dos consumidores. Parcerias em projetos sociais são os melhores exemplos de uniões bem sucedidas entre marcas.
  • Abra canais de comunicação: é importante que a empresa tenha a cultura de ouvir a opinião de seus consumidores. E, claro, saber responder e até reverter situações de crise em boas oportunidades. Grave isto: São os clientes que constroem a reputação das marcas.
  • Monitore menções positivas e negativas da sua marca na internet: existem muitas ferramentas que te ajudam nessa tarefa. E tenha um manual de gerenciamento de crises sempre em mãos.
  • Ofereça conteúdo de qualidade a seus clientes: com base no conhecimento que você levantou para construir as personas do seu negócio, ofereça conteúdos voltados às necessidades dos seus clientes, diversificando os canais (redes sociais, post em blogs, vídeos, material rico, etc.).
  • Integre o marketing offline e o online: não deixe de lado as estratégias de marketing offline que dão certo. Crie experiências completas, já que o cliente continua valorizando a presença. Criar e/ou participar de eventos presenciais e fazer promoções criativas para atrair as pessoas à sua loja são alguns dos exemplos que você deve continuar colocando em prática.

Bom, existem muitas estratégias de Marketing 4.0; as dicas acima servem como uma base para você entender como funciona todo o conceito por trás desse novo jeito de se relacionar com os clientes e vender os produtos. Nunca deixe de se informar sobre as novidades desse universo – as mudanças estão cada vez mais rápidas.  

Um resumo de tudo o que você aprendeu sobre Marketing 4.0

  • Nos primórdios do marketing, as vendas eram focadas no produto. Depois, o consumidor entrou na jogada.
  • Mas aí veio a era digital e o comportamento das pessoas mudou. O marketing 4.0 nasce com a proposta de alcançar esses clientes que estão transitando entre o online e o offline.
  • Você precisa adotar o marketing 4.0 em sua empresa porque estamos em uma fase onde só sobrevivem empresas que entregam valor aos clientes aliados a bons produtos.
  • Boas práticas do marketing 4.0 são utilizar as ferramentas digitais e também não abrir mão da presença local da sua empresa. Em tudo o que você fizer, pense em criar conexão com seus clientes.

Para finalizar – e te inspirar – separamos um vídeo de uma campanha bem interessante da marca Faber Castell, que, em pouco mais de 4 minutos, mostrou como é a fabricação de seus lápis. A marca, que existe há mais de 250 anos, acertou em cheio no quesito contar histórias que criam conexão com as pessoas. Em pouco menos de um mês de publicação, o vídeo já alcançou mais de 700 mil visualizações.

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E então, o que você achou? Quais os pontos que mais te chamaram a atenção? Quais estratégias do Marketing 4.0 você já coloca em prática em seu negócio? Conte para a gente nos comentários! Aproveite e complemente esse assunto entendendo o que a Disney pode te ensinar sobre conexão com clientes – ou melhor, sobre encantamento de clientes. Até a próxima!

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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