7 ideias para fazer promoções criativas

Quer atrair mais clientes para a sua loja? Então ofereça a eles promoções criativas, que saem de clichês!

7 ideias para fazer promoções criativas

Quer atrair mais clientes para a sua loja? Então ofereça a eles promoções criativas, que saem de clichês e realmente despertam o interesse e a interação do público. 

A seguir separamos 7 dessas ideias para você se inspirar e colocar a mão na massa:

1. Caça ao tesouro 

Transforme seus clientes em aventureiros com uma promoção de caça ao tesouro. Esconda prêmios em locais estratégicos da sua loja física ou virtual, e forneça pistas aos clientes para guiá-los até esses tesouros. 

Essa experiência interativa não apenas envolve os clientes, mas também cria um senso de excitação e descoberta.

Olha só o que uma rede de bares de Nova York fez: a Downtown Ithaca Alliance promoveu, em 2017, uma caça ao tesouro que integrou o ambiente físico ao ambiente digital. 

Durante a campanha, toda a semana a empresa escondia um gnomo em uma área da cidade e fornecia pistas sobre a localização dele nas redes sociais.

A primeira pessoa a descobrir o paradeiro do gnomo era premiada com uma cesta de café da tarde durante o expediente de trabalho. 

Realmente essa caça ao tesouro figura entre as listas de promoções criativas, não é mesmo?

Promoção criativa de caça ao tesouro feita pelo Oreo

Promoção criativa de caça ao Tesouro feita pela Oreo

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2. Concursos culturais

Os concursos culturais também podem ser utilizados como promoções criativas.

Dessa forma, a sua marca valoriza os talentos dos clientes e promove uma rede de interação entre eles. 

Pode ser concursos de fotografias, histórias, frases, desenhos, algo que tenha um cunho artístico. 

Pense, também, em algo que desperte a emoção dos envolvidos e que tenha a ver, por exemplo, com algum produto ou serviço que você deseja promover e atrair a atenção do público. 

E se o orçamento estiver apertado, a premiação pode ser mais simples: um vale-compras, brindes da marca, etc. Você também pode se unir a outras empresas para fazer concursos maiores.

Apenas fique atento às regras de mercado e a legislação quanto à produção de concursos culturais.

3. Roleta da sorte

A roleta da sorte é uma das promoções criativas que mais agrada ao público, pelos “momentos de tensão” e divertimento que causam. 

O objetivo desse tipo de ação promocional é oferecer aos clientes que atingirem determinadas metas de compras na loja a possibilidade de girar uma roleta para ganhar algum prêmio ou benefício extra, cujas opções podem ser, por exemplo:

  • brindes da loja;
  • descontos na próxima compra;
  • vale-compras;
  • consultoria ou serviços gratuitos (no caso de empresas de serviços).

Você pode utilizar em conjunto com essa ação o cartão fidelidade, carimbando a quantidade de vezes em que o cliente comprou na loja. Assim que ele completar a cartela, ele ganha a oportunidade de girar a roleta para ser premiado. 

Ideia de marketing criativa com roleta da sorte Gympass e Embrapa

Promoção de Roleta da Sorte com prêmios feito pela Gympass e Casembrapa

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4. Chute ao Gol 

O Chute ao Gol é outra das ideias de promoções criativas que causam emoção aos participantes. 

Instale um Chute a Gol inflável em sua loja física e ofereça prêmios para quem conseguir acertar um dos alvos. 

Essa promoção não apenas atrai os fãs de esportes, mas também proporciona uma experiência divertida e memorável, que, em troca, os participantes podem conquistar brindes, descontos e outras premiações. 

5. Promoções relâmpagos com contagem regressiva

A urgência muitas vezes impulsiona a ação.

Lance promoções relâmpagos com uma contagem regressiva, incentivando os clientes a agir rapidamente para aproveitar ofertas exclusivas. 

Essa estratégia não apenas cria um senso de urgência, mas também mantém os clientes atentos às suas promoções, esperando pela próxima oportunidade emocionante.

Faça isso nos canais online e também de forma presencial no ponto de venda.

Nesse caso, instale um portal inflável com um cronômetro para atrair a atenção das pessoas que passam pela calçada a entrarem e conferirem as ofertas. 

6. Experiências imersivas

Proporcione aos clientes uma experiência única ao incorporar elementos imersivos nas suas promoções. 

Isso pode incluir realidade virtual, visitas virtuais à sua loja ou até mesmo eventos ao vivo.

Essa abordagem não só atrai a atenção, mas também cria uma conexão emocional com a marca, já que os clientes vivenciam algo além do comum.

Quer um exemplo bem prático de promoções criativas e imersivas? 

Vamos considerar uma loja de artigos para casa que deseja oferecer uma experiência única aos seus clientes.

Imagine que essa loja decidiu criar um evento especial em sua loja física, chamado “Uma Noite Sob as Estrelas”.

A loja transformaria seu espaço em um ambiente noturno encantador, com projeções de estrelas no teto, iluminação suave e uma trilha sonora relaxante.

Durante o evento, a loja ofereceria aos clientes a oportunidade de testar seus produtos de maneira única.

Por exemplo, eles poderiam experimentar diferentes conjuntos de utensílios de cozinha em estações de demonstração, enquanto um chef renomado realiza uma apresentação culinária ao vivo.

Com certeza não faltaria divulgação espontânea para essa loja!

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7. Dê o velho, leve o novo: incentivando a sustentabilidade e renovação

Incentive os clientes a trocarem produtos antigos por descontos em novos itens.

Por exemplo, uma loja de moda pode lançar uma campanha onde os clientes entregam roupas usadas para receber um desconto na compra de novas peças da coleção atual. 

Essa promoção não apenas impulsiona as vendas, mas também promove a sustentabilidade, mostrando que a sua empresa se preocupa com o meio ambiente.

Certifique-se de comunicar claramente como os clientes podem participar e quais benefícios podem esperar ao fazer a troca.

E então? O que achou de todas essas ideias de promoções criativas?

Confira no próximo post Como planejar uma ação promocional de sucesso para colocar as melhores dicas em prática!

Aproveite também e saiba como planejar uma ação promocional de sucesso. Até a próxima!

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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