Como planejar uma ação promocional de sucesso

O planejamento de uma ação promocional é fundamental para saber o que fazer, para quê fazer, como fazer e medir o retorno do investimento.

Como planejar uma ação promocional de sucesso

Quem trabalha com vendas sabe que a propaganda e o planejamento de uma ação promocional precisam andar juntos. Afinal, não basta apenas colocar uma estratégia em prática – é preciso saber divulgá-la ao público certo.

Nesse caso, não existe segredo e nem atalhos. O planejamento de toda e qualquer ação promocional é fundamental para você saber o que fazer, para quê fazer, como fazer e saber medir se todo esse investimento deu algum retorno.

Mas não se desespere. Planejar uma ação promocional é uma tarefa que quanto mais se pratica, mais simples vai ficando com o tempo.

Nesse caso, separe alguns minutinhos para entender como você pode se organizar para vender mais e ter uma marca forte.

Mas o que é, de fato, uma ação promocional?

Uma ação promocional faz parte do chamado marketing promocional. Trata-se de uma estratégia que tem alguns objetivos principais:

  • construir e promover uma marca;
  • aumentar as vendas;
  • prospectar e fidelizar mais clientes.

Reparou como falamos em marcas? Isso precisa ficar bem claro: mais do que promover a sua empresa, a ação promocional do século 21 precisa promover a sua marca – e, para isso, ela precisa carregar valores que geram uma conexão com as pessoas.

Não é à toa que os comerciais de bancos focam bastante em estratégias de storytelling, por exemplo. Afinal, eles entenderam que não é mais suficiente dizer:

Baixe o app do nosso banco e simplifique a sua vida”.

Eles precisam gerar conexão com seus clientes e ir direto ao ponto de suas dores e necessidades, no melhor estilo:

O que é mais importante? Passar um tempo com quem você ama ou ficar na fila de um banco? Então baixe o nosso app e aproveite o seu tempo”.

Aliás, dá uma olhada nesse comercial de fim de ano da cooperativa de crédito Sicoob:

Conexão. Esse é o ponto central de toda e qualquer ação promocional que você precisa colocar em prática nas próximas vezes, combinado?

Então, mãos à obra!

Leia também | Conheça os melhores exemplos de ações de marketing promocional

Aprenda a planejar uma ação promocional

Planejar uma ação promocional requer um momento de análise e pesquisa, pois existem alguns detalhes que precisam estar bem definidos antes de colocar tudo em prática.

Mas quais detalhes? Vejamos:

1. Defina o seu cliente ideal

Um erro comum – e trágico – para qualquer empresa é não saber para quem, de fato, está vendendo (ou deveria vender).

Não existe ação promocional de sucesso sem você definir o perfil dos seus clientes e potenciais clientes.

É somente assim que você consegue estruturar o tipo de ação que ele se sentirá mais atraído, o tipo de produto a ser oferecido nessa ação e, ainda, não desperdiçará dinheiro anunciando suas ações promocionais para pessoas que não têm nada a ver com o seu mercado.

O que é preciso saber sobre o seu público? O máximo de dados possíveis, tais como:

  • faixa etária;
  • profissão;
  • estado civil (e se tem filhos);
  • localidade em que mora;
  • profissão;
  • hobbies;
  • como consome conteúdo online e offline;
  • sonhos;
  • necessidades (que o seu produto pode resolver);
  • desejos (que o seu produto pode atender).

Toda informação que te ajude a montar uma persona ideal (ou várias personas) vai te ajudar a segmentar ao máximo a sua ação promocional e aumentar as chances de sucesso.

Template de Exemplo Perfil de Cliente Ideal com Infográfico

Mas como saber tudo isso? Com pesquisa entre seus clientes – você pode contratar uma empresa especializada nesse setor, ou, ainda, formular pesquisas em aplicativos gratuitos (e alguns pagos) na internet.

Aliás, uma dica para atrair o máximo de respostas possível é oferecer brindes em troca das respostas ao questionário de pesquisa.

2. Defina o objetivo da ação promocional

Definiu quem é o seu público? Então está na hora de montar o objetivo da ação promocional. Somente depois dessa etapa você consegue saber quais estratégias colocar em prática e as metas a serem conquistadas.

Exemplos de objetivos:

3. Escolha o tipo de ação promocional

Existe uma série de estratégias que podem ser feitas, mas a escolha da mais adequada é feita com base no perfil do seu cliente e no objetivo da ação.

Vamos a alguns exemplos:

  • sorteios;
  • concursos;
  • ações solidárias;
  • liquidações;
  • descontos especiais;
  • cartão fidelidade;
  • distribuição de brindes;
  • demonstração / degustação de produtos;
  • trade marketing;
  • ações promocionais em eventos com o uso de infláveis.

Mas, lembre-se: foque em gerar conexão com seus clientes, certo?

4. Levante os recursos necessários para a ação promocional

Sabe quando você é um cliente e decide comprar um produto online com um super desconto na Black Friday?

Você paga por ele, mas, dias depois, recebe uma mensagem de WhatsApp da empresa afirmando que o seu produto está em falta no estoque e que devolveriam o seu dinheiro (ou você poderia escolher outro produto da loja).

Não seja essa empresa! O sucesso de uma ação promocional também depende de uma logística perfeita, e isso quer dizer:

  • certifique-se de que você tenha uma boa quantidade de itens que serão o alvo da ação promocional;
  • separe a verba destinada à compra de material de divulgação e propaganda;
  • pense na margem de negociação dos descontos e as opções de pagamento que serão oferecidas;
  • atenção ao frete e às condições de entrega do produto;
  • certifique-se de que os seus colaboradores estão treinados para prestarem um atendimento excelente nessa ação promocional.

5. Planeje a divulgação da ação promocional

A palavra-chave, tanto para lojas físicas quanto virtuais, é segmentação.

Em quais locais serão divulgadas as ações promocionais? Resposta: onde estão os seus clientes – aqueles que você identificou na pesquisa.

Eles podem estar:

  • nas redes sociais;
  • no WhatsApp;
  • ouvindo a rádio local da sua cidade;
  • passeando pelo shopping;
  • fazendo compras no mercado ao lado da sua loja;
  • participando de eventos e competições em sua cidade;
  • pesquisando sobre o seu produtos no Google.

Portanto, segmente sempre e só patrocine mídias em que o seu público está presente.

Como medir o ROI de uma ação promocional?

Significado de ROI Retorno Sobre o Investimento

Definindo métricas de acompanhamento dos resultados. São esses dados concretos que te ajudarão a tomar melhores decisões, potencializando o que está dando certo e corrigindo os erros.

As métricas precisam estar relacionadas ao objetivo da sua ação promocional e precisam ser fáceis de serem mensuradas.

Exemplos de métricas:

  • aumento do volume de cadastros de novos clientes durante a ação promocional;
  • quantidade de vendas no período da ação;
  • total de alcance das propagandas em relação ao número de vendas.

Para finalizar e te inspirar, dá uma olhada em uma ação promocional simples e criativa que a Cacau Show fez nas ruas de São Paulo chamada de #DiadoAbraço.

Um influenciador foi contratado para andar pelas ruas em um dia chuvoso oferecendo abraços e, claro, chocolates da marca às pessoas:

Bom, agora que você já sabe como planejar uma ação promocional, você precisará de uma ferramenta criativa, simples e que consiga atrair a atenção das pessoas para seus produtos e serviços.

Nesse caso, conheça 7 tipos de infláveis promocionais que certamente será eficientes em suas ações promocionais.

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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