Como infláveis podem impulsionar suas ações de trade marketing?

Entenda como o uso estratégico de infláveis pode se tornar um trunfo valioso em suas ações de trade marketing.

Como infláveis podem impulsionar suas ações de trade marketing?

Eis uma verdade: os infláveis são ferramentas altamente eficazes no mundo das ações de trade marketing.

Se você já se perguntou como aumentar a visibilidade de seus produtos no PDV (ponto de venda), chamar a atenção dos consumidores e destacar sua marca dos concorrentes, então este post é para você.

Entenda como o uso estratégico de infláveis pode se tornar um trunfo valioso em suas ações de trade marketing – desde a criação de ambientes envolventes nas lojas até a diferenciação de suas promoções e eventos.

Vamos lá!

O que é trade marketing?

Significado de Trade Marketing para vendas no PDV

Vamos relembrar, rapidamente, o que é trade marketing: trata-se de uma estratégia de marketing que se concentra na colaboração entre fabricantes e varejistas para impulsionar as vendas de produtos no PDV.

Os objetivos principais são:

  • otimizar a presença de produtos nas prateleiras;
  • aumentar a visibilidade da marca;
  • melhorar a experiência do consumidor no varejo.

Isso é alcançado por meio de ações como promoções, merchandising, publicidade no ponto de venda, treinamento de equipes de vendas, etc.

Leia também | Saiba por onde começar o trade marketing para mercado

O que são infláveis promocionais?

Antes de explicarmos como os infláveis impulsionam as ações de trade marketing, também vamos relembrar o que são essas ferramentas.

Infláveis promocionais são objetos infláveis, geralmente feitos de materiais como poliéster ou nylon, projetados especificamente para fins de marketing e publicidade.

Esses infláveis são usados para chamar a atenção, aumentar a visibilidade da marca e promover produtos, serviços ou eventos de uma forma criativa e impactante.

Eles vêm em uma variedade de formas, tamanhos e designs – desde balões gigantes e réplicas de produtos até arcos, tendas, mascotes infláveis e muito mais.

A principal característica dos infláveis promocionais é sua capacidade de atrair a atenção do público devido ao seu tamanho imponente e ao movimento quando inflados.

Eles são frequentemente usados em feiras comerciais, eventos esportivos, lançamentos de produtos, promoções no varejo e outras ocasiões onde é fundamental destacar-se em meio à concorrência.

 

 

Apenas por essa explicação, já deu para perceber como os infláveis têm tudo a ver com a ações de trade marketing, não é mesmo?

Leia também | 7 tipos de infláveis promocionais para atrair clientes para sua loja

Como os infláveis impulsionam as ações de trade marketing

Após entendermos o que é trade marketing e inflável promocional, vamos à pergunta inicial do post: como os infláveis impulsionam as ações de trade marketing?

De várias formas:

1. Os infláveis carregam a identidade visual da marca

Em primeiro lugar, uma das maiores vantagens dos infláveis é que eles carregam a identidade visual exata da marca.

Estamos falando das cores, do logotipo e de todas as demais informações visuais que fazem as marcas serem reconhecidas no mercado. E isso é muito importante nas ações de trade marketing.

Imagine, por exemplo, que elas estão sendo feitas em um supermercado. Como destacar o seu produto dos demais e atrair os potenciais clientes? Pois os infláveis podem ajudar nessa missão.

2. Os infláveis podem ter formatos criativos

As ações de trade marketing também demandam criatividade para atrair o público.

Nesse caso, imagine colocar um inflável com o formato exato do produto que você está promovendo? Pois isso é possível e traz, inclusive, ótimos resultados durante suas ações.

Aliás, os próprios infláveis podem ser utilizados nas estratégias, tendo em vista que eles podem gerar muita mídia espontânea para a marca.

Um exemplo é o Chute a Gol Inflável, que atrai e, ao mesmo tempo, engaja o público a participar ativamente da ação de trade marketing.

3. Os infláveis podem ser o próprio local das ações de trade marketing

Aqui estamos falando especificamente das tendas infláveis e dos túneis infláveis.

Eles são verdadeiros auxiliares das ações de trade marketing tanto dentro quanto fora dos PDVs.

Se as tendas podem ser utilizadas para degustação e demonstração de produtos, os túneis podem até servir de cenário para estratégias de marketing de guerrilha, criando um ambiente perfeito para engajar o público.

4. Os infláveis são versáteis e podem ser utilizados em vários locais

As ações de trade marketing nunca mais serão as mesmas depois dos infláveis promocionais.

Além de criativos, eles são ferramentas muito fáceis de serem montados e transportados, o que facilita a realização de ações em locais internos e externos, tais como:

  • supermercados;
  • lojas e comércios em geral;
  • mini showrooms em eventos e estabelecimentos;
  • shoppings;
  • postos de combustíveis;
  • competições e eventos em geral.

 

 

Leia também | Lançamento de produto: como os infláveis podem impulsionar as vendas

E então, por onde começar a incluir infláveis no trade marketing?

A inclusão dos formatos e dos tipos de infláveis que serão utilizados dependerá das suas ações de trade marketing.

É na etapa do planejamento que você pode fazer a escolha mais adequada, pois é a hora de definir os objetivos, as estratégias e os resultados que você pretende alcançar.

Nesse caso, recomendamos fortemente que você dê uma olhada neste post aqui: 7 coisas que você precisa saber antes de encomendar seus infláveis personalizados

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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