Marketing de Impacto: como encantar (de verdade) o seu público-alvo

E m um mundo no qual estamos “saturados” de informações publicitárias existem, sim, formas de atrair a atenção das pessoas!

Marketing de Impacto: como encantar (de verdade) o seu público-alvo

Seja você um cliente ou consumidor, já sabe que o mundo mudou – e a tecnologia tem acelerado bastante esse processo. Com a internet e as redes sociais, o consumidor tem o poder da informação nas mãos e isso muda tudo na hora de promover produtos e serviços.

É aí que entra o chamado marketing de impacto, também conhecido como marketing de guerrilha. Apesar de ser um tipo de marketing surgido lá nos anos 1970, esse conceito tem sido cada vez mais utilizado pelas empresas que desejam se destacar da concorrência e, acima de tudo, encantar de verdade o público-alvo.

Portanto, em um mundo no qual estamos “saturados” de informações publicitárias – afinal, recebemos estímulos o tempo todo –, existem, sim, formas de atrair a atenção das pessoas e despertar nelas o interesse em seus produtos, principalmente na divulgação de negócios de forma local.

Vamos entender melhor o que significa o marketing de impacto?

O que é o marketing de impacto

Marketing de impacto é o tipo de marketing utilizado por empresas que querem promover seus produtos e serviços de forma diferente, que foge do convencional, justamente para despertar mais curiosidade nas pessoas. É aquele tipo de propaganda inesquecível.

Essas estratégias são caracterizadas como sendo de baixo custo, flexíveis e de alto impacto, sendo ideal para empresas que desejam segmentar seu público.

Mais do que o valor investido, uma campanha de marketing de impacto é aquela que tem muita criatividade e energia envolvidas e, geralmente, são feitas em locais públicos, como shoppings centers, praias, parques, feiras, festas, etc.

Leia também | Marketing de guerrilha: o que é e como usar infláveis personalizados

Critérios para a ação de marketing de impacto

Para que o marketing de impacto realmente encante o público-alvo, ele deve seguir alguns critérios, tais como:

Criatividade e inovação

Desenvolva campanhas que se destaquem pela originalidade e inovação. Busque ideias que surpreendam e encantem o público.

Conhecimento do público-alvo

Entenda profundamente o seu público-alvo. Conhecer seus interesses, comportamentos e preferências é essencial para criar ações que ressoem com eles.

Relevância

Certifique-se de que sua campanha seja relevante para a marca e para o público-alvo. A conexão com a mensagem da marca é crucial para evitar que a campanha pareça desconexa ou forçada.

Autenticidade

Mantenha a autenticidade da marca. As ações de marketing de impacto devem refletir os valores e a personalidade da empresa para construir uma relação genuína com os consumidores.

Surpresa e novidade

Busque surpreender o público com algo inesperado. A novidade é muitas vezes o que faz com que as pessoas prestem atenção e compartilhem a mensagem.

Mensurabilidade

Estabeleça métricas claras para avaliar o sucesso da campanha. Isso pode incluir indicadores como alcance, engajamento nas redes sociais, cobertura da mídia e impacto nas vendas.

Baixo custo

Uma característica comum do marketing de guerrilha é a busca por soluções de baixo custo. A criatividade pode superar a necessidade de grandes investimentos.

Utilização de canais inusitados

Explore meios de comunicação e canais inusitados para alcançar o público. Isso pode incluir intervenções urbanas, eventos inesperados ou parcerias pouco convencionais.

Engajamento nas redes sociais:

Crie oportunidades para o envolvimento do público nas redes sociais. Campanhas que incentivam a participação e o compartilhamento podem amplificar o alcance da mensagem.

Risco calculado

Esteja disposto a correr riscos, mas de forma calculada. Avalie os possíveis impactos positivos e negativos da campanha antes de executá-la.

Consistência com a marca

Certifique-se de que a campanha esteja alinhada com a identidade da marca. Evite ações que possam comprometer a reputação ou confundir os consumidores sobre os valores da empresa.

 

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Exemplos de estratégia de marketing de impacto

Existem milhares de exemplos de estratégias de marketing de guerrilha que foram muito bem-sucedidos ao redor do mundo.

1. Boias infláveis na praia promovendo as Havaianas:

A marca de sandálias Havaianas promoveu uma ação de marketing de guerrilha distribuindo boias infláveis no formato do famoso chinelo em algumas praias.

Ação de marketing da Havaianas distribuindo boias na praia

2. Faixa de pedestres promovendo o McDonald’s:

A rede de fast food McDonald’s desenvolveu uma estratégia de marketing de impacto ao pintar faixas de travessia de pedestres no formato de suas conhecidas batatas fritas.

Exemplo de marketing faixa de pedestres MCdonald's

3. Botes salva-vidas infláveis com a frase: “Pare o aquecimento global”:

A ONG Offsetters, sediada no Canadá, promoveu ações de marketing de impacto ao colocar botes salva-vidas infláveis com frases que remetem aos seus projetos de redução do aquecimento global e impactos climáticos.

botes salva-vidas infláveis exemplo de ação de marketing de impacto

4. Marca de cosméticos promovendo um esmalte de secagem rápida:

Uma marca de cosméticos resolveu montar um esmalte gigante no meio da rua para promover a linha de esmaltes de secagem rápida.

 

Esmalte gigante no meio da rua para promover a linha de esmaltes de secagem rápida

5. Remax promove voo de balão durante lançamento de empreendimentos

A rede de imobiliárias Remax também promoveu ações de marketing de impacto no Brasil. Durante o lançamento de empreendimentos, foi inaugurado o balão Remax, que ofereceu voos cativos de balão, atraindo a atenção de toda a cidade.

Ah: e o balão Remax e todos os demais infláveis promocionais da marca foram produzidos aqui na RVB!

Leia também | Case de Sucesso Remax: veja como utilizar infláveis promocionais para atrair mais clientes

6. Neutrogena distribui e aplica proteção solar em participantes de festival de música

Para promover o protetor solar Neutrogena Sun Fresh durante o festival de música Primavera Sound, em São Paulo, a marca espalhou promotores de eventos para distribuir e aplicar os protetores solares nos participantes.

7. Caminhão de Natal da Coca-Cola passa por várias cidades brasileiras

E como não lembrar da tradicional carreata de caminhões da Coca-Cola em várias cidades brasileiras nos dias que antecedem o Natal?

Mesmo que a marca já seja muito conhecida pelo público, ela continua entendendo a importância de manter suas propagandas memoráveis na mente dos consumidores.

Caravana de Natal Caminhão da Coca-cola

Mas por que o marketing de impacto dá certo?

É preciso deixar bem claro que toda estratégia de marketing pode dar ou não certo, pois isso dependerá de vários fatores – que vão desde o planejamento certo, o estudo do público-alvo, o fornecedor dos produtos, a mensagem transmitida e captada pelo público, etc.

Mas e quando dá certo? Por que, ao ver um inflável promocional colorido e gigante, as pessoas são incentivadas a conhecer o produto?

Simples: as pessoas são atraídas ao que foge do convencional, do lugar comum. São campanhas altamente criativas, impossíveis de serem ignoradas.

O segredo do marketing de impacto é justamente isso, mas, ao mesmo tempo, é não ir muito longe e tornar a mensagem facilmente percebida pelo público, gerando emoção.

Por isso, ao se criar uma estratégia, as chances de dar certo aumentam quando se faz estas perguntas:

  • Qual é a rotina do público-alvo que você quer atingir?
  • Em quais locais essas pessoas passam diariamente?
  • Como é a experiência de uso do produto ou serviço? Como agregar essa experiência à propaganda do produto?

Além de atrair e encantar, a ideia do marketing de impacto também é aumentar a taxa de engajamento. Ou seja, fazer com que as pessoas façam mídia espontânea sobre a sua estratégia em suas redes sociais, por exemplo, aumentando o interesse do público.

Gostou de saber que existe uma boa saída para promover os seus produtos e serviços de maneira bem impactante e com alta possibilidade de retorno?

Então, separamos outro post sobre o tema que pode te ajudar: confira 7 ideias para fazer promoções criativas. Até a próxima!

 

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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