Marketing para rádio? Como assim? Na era pós-digital, pode parecer algo inusitado ou ultrapassado – mas a realidade é bem diferente.
Você sabia que 78% dos brasileiros ouvem rádio? Esses dados são de 2020, resultados do estudo Inside Radio 2020, do Kantar IBOPE Media.
Isso mesmo: das 13 regiões metropolitanas que foram alvos da pesquisa, 78% ouve rádio de forma rotineira. Imagine, então, as cidades do interior? Aliás, outro dado importante é que os jovens também estão ouvindo rádio – mesmo que pelos meios digitais. E isso é ótimo!
Sim, o marketing para rádio está mais vivo do que nunca e hoje, vamos conhecer 5 estratégias para você colocar em prática para atrair mais ouvintes – e anunciantes, é claro!
Estratégia 1: A sua rádio precisa ter site e redes sociais
O marketing para rádio pode – e deve – ser feito também na internet. Afinal, os seus ouvintes também estão por lá.
Em primeiro lugar, invista em um site da rádio. Ele precisa ter o player para as pessoas ouvirem a programação ao vivo, além de um espaço de interação com os ouvintes.
Algumas rádios também colocam notícias e outros conteúdos em forma de texto, transformando o site em um portal de conteúdo de diferentes formatos. Isso também dá certo!
Quanto às redes sociais, de acordo com o perfil do seu público, construam perfis da rádio nas plataformas, como Facebook, Instagram e Twitter.
Aliás, você já considerou criar um canal no YouTube mostrando a programação ao vivo em vídeo? Muitas rádios de sucesso fazem isso e o público consegue interagir mais e se sentir mais íntimo, já que estão vendo os locutores e participantes.
A ideia é que seja um espaço de interação e relacionamento com os ouvintes, sem falar que você também consegue expandir as formas de anunciar, atraindo mais empresas e profissionais interessados em propaganda.
Estratégia 2: Faça muitas promoções
A segunda dica de estratégia de marketing para rádio é a boa e velha promoção, que é realizada durante a programação.
Além de estimular a participação dos ouvintes, você também consegue atrair mais anunciantes e empresas parceiras. Exemplos de promoções são:
- sorteios de prêmios;
- concursos culturais;
- distribuição de cupons de desconto para lojas parceiras.
Também é possível criar essas ações promocionais simultaneamente com as redes sociais por meio de Hashtags (#) específicas, compartilhamentos e marcações.
Estratégia 3: Invista em podcasts
O podcast é a tendência do momento e também é uma boa estratégia de marketing para rádio.
Bom, em primeiro lugar, vamos definir o que é um podcast? Trata-se de um formato de áudio, semelhante ao de rádio, mas com três diferenças principais:
- o programa é gravado (e não ao vivo);
- o ouvinte pode baixar o arquivo e escutar quando quiser;
- o conteúdo é criado sob demanda (você pode eleger alguns temas para criar podcasts especiais, de acordo com as demandas do seu ouvinte).
Vamos a um exemplo prático para você implementar em seu marketing para rádio.
Na programação da sua rádio, existe um espaço para músicas românticas, no qual os ouvintes pedem suas músicas preferidas e mandam recados para seus companheiros.
Você identificou que muitos ouvintes estão com problemas amorosos – querem voltar com o ex, estão sozinhos há muito tempo, não conseguem encontrar uma pessoa boa, estão passando por dificuldades no relacionamento. Eis um prato cheio!
Crie um podcast especial para falar sobre relacionamentos! Faça o seguinte:
- Na programação da rádio e nas redes sociais, peça aos ouvintes para enviarem perguntas sobre o tema;
- Chame um especialista no assunto (um psicólogo, por exemplo);
- Gravem um podcast sobre o tema com as perguntas respondidas;
- Divulgue o podcast e analise os resultados;
- Crie outros podcasts sobre o mesmo tema e sobre outros temas, conforme identificar novas demandas.
Outras demandas poderão ser criadas, expandindo seus negócios e as chances de atrair mais ouvintes e anunciantes!
Estratégia 4: Ser ativo na comunidade também é importante para o marketing para rádio
A rádio é uma ferramenta de mídia que gera proximidade, certo? Então a sua empresa precisa ser ativa na comunidade.
Além de estimular a participação dos ouvintes, isso também significa participar de eventos locais, seja criando, apoiando e patrocinando iniciativas.
No marketing para rádio, é preciso aproveitar cada momento para que a marca esteja próxima dos ouvintes. Quanto mais ela é lembrada, mais anunciantes você também consegue.
Estratégia 5: Crie peças promocionais para divulgar a rádio
Por fim, é importante que a marca seja sempre lembrada, certo? E uma importante estratégia nesse sentido é investir em publicidade local e digital.
Na internet, vale a pena patrocinar anúncios nas redes sociais e no Google, principalmente quando for divulgar alguma promoção.
E nos meios locais, invista em materiais de comunicação sempre que fizer alguma ação promocional.
Existem dois formatos de ferramentas de publicidade. O primeiro deles é investir em brindes e pequenas peças que tenham a marca da sua rádio para serem distribuídas ao público, tais como:
- bonés;
- camisetas;
- chaveiros;
- adesivos.
O segundo formato é investir em infláveis promocionais com diferentes formatos, para causar mais impacto visual e tornar a sua marca mais lembrada.
Quer saber mais sobre os infláveis promocionais para o marketing da sua rádio? Então confira agora mesmo todos os detalhes, fotos, vantagens e formatos.