Marketing para rádio: 5 estratégias para colocar em prática hoje

Marketing para rádio: 5 estratégias para colocar em prática hoje

Marketing para rádio? Como assim? Na era pós-digital, pode parecer algo inusitado ou ultrapassado – mas a realidade é bem diferente.

Você sabia que 78% dos brasileiros ouvem rádio? Esses dados são de 2020, resultados do estudo Inside Radio 2020, do Kantar IBOPE Media.

Isso mesmo: das 13 regiões metropolitanas que foram alvos da pesquisa, 78% ouve rádio de forma rotineira. Imagine, então, as cidades do interior? Aliás, outro dado importante é que os jovens também estão ouvindo rádio – mesmo que pelos meios digitais. E isso é ótimo!

 

Sim, o marketing para rádio está mais vivo do que nunca e hoje, vamos conhecer 5 estratégias para você colocar em prática para atrair mais ouvintes – e anunciantes, é claro! 

 

Estratégia 1: A sua rádio precisa ter site e redes sociais

O marketing para rádio pode – e deve – ser feito também na internet. Afinal, os seus ouvintes também estão por lá.

Em primeiro lugar, invista em um site da rádio. Ele precisa ter o player para as pessoas ouvirem a programação ao vivo, além de um espaço de interação com os ouvintes.

Algumas rádios também colocam notícias e outros conteúdos em forma de texto, transformando o site em um portal de conteúdo de diferentes formatos. Isso também dá certo!

Quanto às redes sociais, de acordo com o perfil do seu público, construam perfis da rádio nas plataformas, como Facebook, Instagram e Twitter. 

Aliás, você já considerou criar um canal no YouTube mostrando a programação ao vivo em vídeo? Muitas rádios de sucesso fazem isso e o público consegue interagir mais e se sentir mais íntimo, já que estão vendo os locutores e participantes. 

A ideia é que seja um espaço de interação e relacionamento com os ouvintes, sem falar que você também consegue expandir as formas de anunciar, atraindo mais empresas e profissionais interessados em propaganda. 

 

Estratégia 2: Faça muitas promoções

A segunda dica de estratégia de marketing para rádio é a boa e velha promoção, que é realizada durante a programação.

Além de estimular a participação dos ouvintes, você também consegue atrair mais anunciantes e empresas parceiras. Exemplos de promoções são:

  • sorteios de prêmios;
  • concursos culturais;
  • distribuição de cupons de desconto para lojas parceiras.

Também é possível criar essas ações promocionais simultaneamente com as redes sociais por meio de Hashtags (#) específicas, compartilhamentos e marcações. 

 

Estratégia 3: Invista em podcasts

O podcast é a tendência do momento e também é uma boa estratégia de marketing para rádio.

Bom, em primeiro lugar, vamos definir o que é um podcast? Trata-se de um formato de áudio, semelhante ao de rádio, mas com três diferenças principais:

  • o programa é gravado (e não ao vivo);
  • o ouvinte pode baixar o arquivo e escutar quando quiser;
  • o conteúdo é criado sob demanda (você pode eleger alguns temas para criar podcasts especiais, de acordo com as demandas do seu ouvinte).

 

Vamos a um exemplo prático para você implementar em seu marketing para rádio.

Na programação da sua rádio, existe um espaço para músicas românticas, no qual os ouvintes pedem suas músicas preferidas e mandam recados para seus companheiros. 

Você identificou que muitos ouvintes estão com problemas amorosos – querem voltar com o ex, estão sozinhos há muito tempo, não conseguem encontrar uma pessoa boa, estão passando por dificuldades no relacionamento. Eis um prato cheio!

Crie um podcast especial para falar sobre relacionamentos! Faça o seguinte:

  • Na programação da rádio e nas redes sociais, peça aos ouvintes para enviarem perguntas sobre o tema;
  • Chame um especialista no assunto (um psicólogo, por exemplo);
  • Gravem um podcast sobre o tema com as perguntas respondidas;
  • Divulgue o podcast e analise os resultados;
  • Crie outros podcasts sobre o mesmo tema e sobre outros temas, conforme identificar novas demandas.

 

Outras demandas poderão ser criadas, expandindo seus negócios e as chances de atrair mais ouvintes e anunciantes!

 

Estratégia 4: Ser ativo na comunidade também é importante para o marketing para rádio

A rádio é uma ferramenta de mídia que gera proximidade, certo? Então a sua empresa precisa ser ativa na comunidade.

Além de estimular a participação dos ouvintes, isso também significa participar de eventos locais, seja criando, apoiando e patrocinando iniciativas. 

No marketing para rádio, é preciso aproveitar cada momento para que a marca esteja próxima dos ouvintes. Quanto mais ela é lembrada, mais anunciantes você também consegue. 

 

Estratégia 5: Crie peças promocionais para divulgar a rádio

Por fim, é importante que a marca seja sempre lembrada, certo? E uma importante estratégia nesse sentido é investir em publicidade local e digital.

Na internet, vale a pena patrocinar anúncios nas redes sociais e no Google, principalmente quando for divulgar alguma promoção.

E nos meios locais, invista em materiais de comunicação sempre que fizer alguma ação promocional

 

 

Existem dois formatos de ferramentas de publicidade. O primeiro deles é investir em brindes e pequenas peças que tenham a marca da sua rádio para serem distribuídas ao público, tais como:

  • bonés;
  • camisetas;
  • chaveiros;
  • adesivos. 

 

O segundo formato é investir em infláveis promocionais com diferentes formatos, para causar mais impacto visual e tornar a sua marca mais lembrada.

 

 

Quer saber mais sobre os infláveis promocionais para o marketing da sua rádio? Então confira agora mesmo todos os detalhes, fotos, vantagens e formatos.

 

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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