Qual o futuro do varejo pós-pandemia? Confira as principais tendências

Qual o futuro do varejo pós-pandemia? Confira as principais tendências

Precisamos falar sobre o varejo pós-pandemia. Mesmo que ainda estejamos vivendo em plena onda de Covid-19, o fato é que muita coisa mudou desde o seu início.

Novos hábitos de consumo, migração para o on-line, surgimento de novos meios de pagamento… A intensa transformação digital vivida pelo varejo nos últimos meses, além do reforço nas medidas de segurança nas lojas físicas, fez com que fossem exigidas novas skills para manter os clientes.

Por isso, neste artigo separamos as principais tendências para você continuar se adaptando e não perder vendas.

 

1. Reinvenção dos pontos de venda

Certamente as lojas físicas foram as mais impactadas no varejo por conta da pandemia. Afinal, ocorreu uma migração para as vendas on-line, já que vivemos períodos de distanciamento social e fechamento do comércio.

Por isso, no varejo pós-pandemia deve prevalecer o modelo híbrido dos pontos de venda: elas permanecem físicos, mas também continuarão digitais. Aliás, a tendência é que as lojas físicas sejam como plataformas de vendas on-line – ou seja, o cliente compra pela internet e pode retirar o produto na loja física.

 

2. Pagamento mais seguro no varejo pós-pandemia

Uma pesquisa feita pela operadora de serviços financeiros Visa afirmou que triplicou o uso de pagamentos com a tecnologia sem contato no varejo, tanto pelo smartphone quanto utilizando o próprio cartão. 

A tecnologia contactless já está presente há alguns anos aqui no Brasil, mas a pandemia, com suas medidas de higiene, parece ter reforçado esse uso por parte dos lojistas e dos clientes. Essa é uma forte tendência do varejo pós-pandemia que promete continuar por aqui.

Por isso, considere aceitar em seu estabelecimento o pagamento via carteiras virtuais, Apple Pay, Google Pay, Pic Pay, Samsung Pay e outros. 

 

3. O PIX também chegou para ficar no varejo pós-pandemia

Lançado oficialmente em outubro de 2020 no Brasil, o pagamento e o recebimento de dinheiro via PIX é outra forte tendência no varejo pós-pandemia que veio para ficar.

Afinal, estamos falando do pagamento via transferência em tempo real, o que é benéfico para todas as empresas, inclusive para os pequenos empreendedores que estejam começando suas atividades.  

Além disso, o pagamento via PIX também reforça as medidas de higiene, já que o cliente realiza o pagamento em seu próprio smartphone, sem a necessidade de utilizar os equipamentos do estabelecimento.

 

4. Marketplace mais forte

O varejo pós-pandemia também fortaleceu o marketplace, seja de produtos ou de serviços.

Na prática, as empresas estão se unindo em plataformas digitais para oferecerem uma oferta maior de produtos e serviços, e, com isso, aumentar a carteira de clientes

Isso também reforça a tendência da ampliação dos pontos de venda para o ambiente on-line, mesmo que as lojas continuem atendendo de forma local. Ou seja, você pode continuar com a sua loja física, mas também vender via plataformas de marketplace. 

 

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5. Valorização do comércio local

Pode parecer contraditório diante de tantas tendências digitais. Mas o fato é que o varejo pós-pandemia também fez nascer a valorização das pequenas e médias empresas (PMEs) locais. 

Durante os períodos críticos da pandemia, foi comum vermos o reforço nas propagandas para que os clientes comprem do comércio local. Essa foi uma maneira de diminuir os impactos econômicos com as medidas de isolamento social. 

Pois no varejo pós-pandemia, essa tendência deve permanecer. No entanto, é preciso que esses pequenos empreendimentos invistam em capacitação e infraestrutura para expandir o faturamento. Além disso, eles não podem abrir mão dos canais digitais – como as redes sociais – para reforçarem a comunicação com seus clientes.

 

6. Medidas de proteção e higiene nos pontos de venda físicos

Mesmo com a vacinação avançando pelo Brasil, o fato é que as medidas de higiene continuam sendo reforçadas.

Por isso, no varejo pós-pandemia, considere fortemente continuar investindo em medidas de higiene para proporcionar mais segurança aos clientes.

É o caso, por exemplo, da higienização periódica dos ambientes, do uso do álcool em gel, além de outros recursos, como o uso do túnel inflável de desinfecção, que é uma realidade em vários estabelecimentos pelo país.

O túnel inflável de desinfecção é fácil de ser instalado e desinstalado e pode ser utilizado na entrada de vários estabelecimentos, tais como:

  • supermercados e hortifrutis;
  • canteiros de obras;
  • escolas e faculdades;
  • shoppings;
  • comércio em geral.

Quer saber mais? Então tire todas as suas dúvidas sobre o túnel de desinfecção com a nossa equipe através deste link.

 

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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