Distribuidora fotovoltaica: como atrair mais clientes para a sua empresa de energia solar?

Distribuidora fotovoltaica: como atrair mais clientes para a sua empresa de energia solar?

Uma distribuidora fotovoltaica tem um grande produto nas mãos: uma tecnologia sustentável, feita com energia renovável e que promove alta economia para os consumidores.

De fato, a energia solar tem muitos atributos – mas é preciso saber atrair os clientes certos para que a empresa cresça. Afinal, estamos falando de um produto com ticket alto, que precisa atrair um perfil de consumidores dispostos a esse investimento.

Por isso, confira algumas dicas fundamentais para a sua empresa faturar mais com energia solar!

 

Trace os perfis dos seus clientes

A base de toda estratégia para atrair clientes – tanto nos meios online quanto offline – é conhecê-los bem.

Pegue o histórico dos clientes que você já tem e analise suas características socioeconômicas e também pessoais. Exemplos:

  • Regiões em que moram;
  • Profissão e média salarial;
  • Sexo e idade;
  • Estado civil;
  • Quais as dores que o seu produto pode solucionar (por exemplo: conta de energia muito alta);
  • Em quais locais desejariam instalar energia solar (casa, apartamento, comércio, zona rural, etc.);
  • Quais os principais entraves para a tomada de decisão (valor muito alto, falta de conhecimento sobre o sistema, etc.);
  • Em quais canais digitais e redes sociais costuma se informar.

 

É com base nessas respostas que você vai construir duas ou três personas – representações fictícias de clientes ideais baseadas em dados reais. 

Dessa forma, ficará mais fácil direcionar a linguagem e as ações certas para atrair esses clientes para sua distribuidora fotovoltaica. 

 

Publique conteúdos informativos nos meios digitais

A energia solar gera muitas dúvidas nas pessoas. E essa é uma grande oportunidade para você mostrar autoridade no assunto, atraindo mais potenciais clientes interessados.

Use todos os canais digitais da sua distribuidora fotovoltaica, como redes sociais, e-mail, blog dentro do site, WhatsApp, etc.

Exemplos de dúvidas comuns:

  • Quanto tempo leva para ter o retorno sobre o valor investido;
  • Qual o valor da economia na conta de luz;
  • Como compartilhar a energia solar com outros imóveis;
  • Quais as linhas de crédito para a compra do sistema;
  • Como é feita a manutenção.

E, claro, também divulgue cases de sucesso de seus clientes, pois essa é uma excelente maneira de ajudar os potenciais clientes a tomarem a decisão em solicitar um orçamento. 

 

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Crie promoções para atrair clientes em sua distribuidora fotovoltaica

A sua distribuidora fotovoltaica pode criar ações promocionais para atrair mais clientes.

Pode parecer que não dá para fazer isso com um produto como a energia solar, mas é possível, sim.

Por exemplo: que tal oferecer cupom de desconto para a produção do projeto de instalação? Ou ainda, uma promoção que na compra da energia solar, o cliente ganha a primeira manutenção preventiva gratuitamente? 

Outra ideia é realizar uma ação de trade marketing junto a um dos fornecedores dos equipamentos para aumentar as vendas. 

Exemplo: você se une ao fornecedor X de painel solar – e se o cliente adquirir o sistema com os painéis desse fornecedor, ele leva um brinde e pode concorrer a um prêmio maior. 

Use a sua criatividade em sua distribuidora fotovoltaica!

 

 

Monte um stand em pontos estratégicos 

Crie PDVs (pontos de venda) itinerantes da sua distribuidora fotovoltaica. Seja dentro de shoppings, lojas de departamentos, em praça pública, eventos, enfim. Leve a sua empresa em pontos estratégicos e que você sabe que o seu público frequenta.

Na prática, a melhor maneira de fazer isso é investindo em um stand inflável. Dessa forma, você não gasta com aluguel de tendas ou outros tipos de stand, além de poder personalizá-lo 100% com a sua identidade visual.

 

 

Não se esqueça de pegar os dados dos interessados em conhecer mais sobre a energia solar para um contato futuro. A ideia é que, além de fechar negócios, você construa uma base de potenciais clientes para trabalhar suas estratégias de marketing. 

 

Inclua infláveis promocionais na fachada da empresa

A fachada da sua distribuidora fotovoltaica também precisa ser atraente o suficiente para o seu público.

Na prática, é preciso investir em um produto que faça propaganda e, ao mesmo tempo, cause um impacto visual – e os infláveis promocionais cumprem bem esse papel.

 

 

Uma dica é investir em uma réplica de painel solar para colocar bem na entrada da loja com um banner fixado em velcro atraindo os clientes para uma promoção ou outra ação promocional.

Existem, ainda, outros modelos de infláveis que você pode adotar em sua distribuidora fotovoltaica. 

No próximo post, confira 7 modelos de infláveis promocionais que podem se encaixar em suas estratégias para vender energia solar.

 

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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