Ações de marketing na pandemia: aproveite a retomada para crescer

Ações de marketing na pandemia: aproveite a retomada para crescer

Investir em ações de marketing na pandemia é fundamental para que a sua empresa seja lembrada. Estamos vivendo uma fase de retomada das atividades, então é hora de se destacar.

Nessa nova fase, as empresas já começam a chamar os colaboradores que estavam em home office de volta ao escritório; os clientes já estão em maior quantidade nas ruas e as promoções e eventos começam a serem divulgados com mais força. 

 Os desafios para destacar o seu negócio estão em duas frentes: no online e também de forma local, caso o seu estabelecimento seja físico.

Portanto, confira algumas ações estratégias para colocar em prática!

Reveja o poder aquisitivo do seu público-alvo para repensar as estratégias

Como estão os seus clientes nessa época de pandemia e retomada das atividades? O seu público-alvo diminuiu ou aumentou o poder aquisitivo? Será que existem novas demandas surgindo?

Avalie muito bem todo esse cenário antes de praticar ações de marketing na pandemia. Às vezes, aqueles 10% de desconto não são suficientes para atrair os clientes, sendo necessário outras estratégias para fidelizá-los.

Em outros casos, você pode perceber que o desconto até está “ok”, mas é preciso melhorar a persuasão. Falaremos disso na próxima dica. 

Fale a linguagem do seu cliente durante as ações de marketing na pandemia

Pense na dor dos seus clientes. No porquê eles compram de você. Agora, responda: a forma como você comunica seus produtos está diretamente ligada a atingir essa dor?

Por exemplo: você vende produtos de beleza. Uma dor dos seus clientes pode ser a autoestima baixa. Por isso, você vende mais do que uma maquiagem e um hidratante de cabelo: o seu produto ajuda no resgate da beleza externa – o que ajuda até mesmo no resgate da força da beleza interior.

Viu só? Entender as dores dos clientes – principalmente nesse cenário de retomada – ajuda na criação de uma proposta de valor diferente, tornando as suas ações de marketing na pandemia mais eficazes. 

Invista na estratégia omnichannel durante as ações de marketing na pandemia

Omnichannel significa que a sua empresa está em diversos canais de comunicação e atendimento, tais como:

  • loja física;
  • site com chatbot;
  • redes sociais;
  • SAC por telefone;
  • aplicativos de mensagem.

 

Em outras palavras: facilite a forma como as pessoas encontrarão o seu negócio. Em tempos de retomada, as ações de marketing na pandemia ainda precisam levar em conta que muita gente prefere ser atendido on-line, mesmo que a sua loja seja física.

Além disso, não é apenas estar presente em todos os canais, mas ser ativo também. De nada adianta ter um perfil da loja no Instagram se você não responde às dúvidas nos comentários e no direct. 

Marketing é relacionamento!

 

Torne as vendas mais fáceis para o cliente

Como assim, tornar as vendas mais fáceis? Significa exatamente isso! Desburocratizar e facilitar a vida do seu cliente.

Sabe quando você vai a uma loja física comprar algo e precisa passar por uns dois guichês de atendimento para concluir a compra? Quando tudo é feito de forma manual? Ou, ainda, quando você pergunta o valor de um produto no perfil da loja e ela responde “preço por direct?”. Isso é desanimador.

De nada adianta você colocar diferentes ações de marketing na pandemia e na hora de fechar a venda, o cliente se deparar com burocracia, lentidão e um mau atendimento. Ele não se tornará um cliente fiel, mas apenas um cliente “de passagem” pelo seu negócio. 

Atraia os clientes para a loja física com uma fachada interessante

O que uma fachada tem a ver com ações de marketing na pandemia? Tudo! Afinal, o primeiro objetivo de qualquer estratégia promocional é atrair os clientes.

Por isso, é necessário que em tempos de retomada, você invista em ferramentas de comunicação que causem impacto no público que passa pela calçada.

Os infláveis promocionais cumprem bem esse papel. Eles podem ser produzidos em diversos tamanhos, com a identidade visual exata da sua marca, além de formatos variados – incluindo réplicas de produtos que você vende.

Além disso, os infláveis também podem fazer parte de outras etapas das estratégias de marketing, por terem a possibilidade de gerar mídia espontânea ou, ainda, serem verdadeiros PDVs móveis (como é o caso das tendas infláveis). 

 

 

No próximo post, confira fotos e características dos diferentes tipos de infláveis promocionais para as suas ações de marketing na pandemia!

 

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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