Inbound Recruiting: a chave para fazer contratações de sucesso

Inbound Recruiting: a chave para fazer contratações de sucesso

Você sabia que é possível utilizar técnicas de marketing para atrair os melhores talentos para sua empresa? Estamos falando do chamado Inbound Recruiting.

Ele apresenta uma série de vantagens, já que é uma estratégia onde os profissionais chegam espontaneamente para trabalhar com você porque viram que a sua marca é forte e interessante.

Quer saber como funciona essa estratégia? Então, continue conosco!

O que é Inbound Recruiting?

Inbound Recruiting é uma tática que utiliza estratégias de marketing de atração para atrair candidatos que sejam qualificados para trabalhar em sua empresa.

Em vez dos tradicionais anúncios de vagas, a empresa gera conteúdo de qualidade e focado em converter os leitores / espectadores em colaboradores da empresa. 

Sabe aquele perfil de rede social ou aquele blog da sua marca preferida que gera aquela impressão no estilo “Nossa, deve ser legal trabalhar naquela empresa?”. Pois trata-se do efeito de um bom Inbound Recruiting. 

Quando você informa e mostra os bastidores da sua marca, por exemplo, isso pode atrair outros profissionais interessantes que você esteja precisando para compor o seu time.

Em outras palavras, o Inbound Recruiting é o casamento perfeito entre o RH com o Marketing da sua empresa.

 

Saiba mais: Como personalizar um balão de voo cativo para divulgar sua empresa? 

Quais as vantagens do Inbound Recruiting para empresas? 

Bom, como vimos, o Inbound Recruiting tem o objetivo de atrair candidatos qualificados para os processos seletivos das empresas, aumentando o banco de talentos e também melhorando a qualidade do trabalho dos profissionais.

Essa estratégia garante também o engajamento dos potenciais colaboradores no momento do processo de seleção. Afinal, os conteúdos divulgados pela empresa atraíram tanto o interesse, que os candidatos passam a querer de verdade fazer parte do time. 

E você sabe: quando seu funcionário gosta de trabalhar em sua empresa, isso se reflete no atendimento ao cliente e só traz benefícios, não é mesmo?

Além disso, o Inbound Recruiting também é uma forma de aumentar o valor da marca no mercado, posicionando-a de forma positiva – já que ela passa a ser disputada pelos melhores talentos.

Consequentemente, ocorre a retenção de talentos e a diminuição do turnover – aquela métrica que avalia o índice de rotatividade de funcionários. Quanto maior a retenção e menor a rotatividade, mais a empresa economiza em tempo e recursos financeiros. 

Outra vantagem interessante do Inbound Recruiting é o fortalecimento da cultura da empresa. 

Quando os talentos são atraídos e permanecem, a empresa acaba crescendo de forma sustentável – principalmente quando se investe na diversidade da equipe.

 

Leia também: Saiba como atrair mais clientes oferecendo voo cativo de balão.

Como colocar o Inbound Recruiting em prática na empresa?

O coração do Inbound Recruiting é a publicação de conteúdos que atraiam e engajem os possíveis talentos. 

Para colocá-lo em prática, é preciso conhecer as quatro etapas das estratégias: atração, conversão, fechamento e encantamento.

Etapa 1: Atração

Pessoas desconhecidas são atraídas até a sua marca, seja visitando o site da sua empresa, acessando o perfil das redes sociais ou até mesmo pelo marketing boca a boca.

Algumas dicas para colocar essa etapa em prática são:

  • Capriche na seção de Trabalhe Conosco em seu site;
  • Construa um perfil no LinkedIn e em outras redes sociais;
  • Crie um blog no site voltado a mostrar informações sobre sua empresa, os bastidores, premiações, reconhecimentos e outros dados interessantes. Divulgue esse conteúdo também nas redes sociais. 

Etapa 2: Conversão

Depois do contato inicial, os desconhecidos tornam-se leads – ou seja, potenciais candidatos para cargos na sua empresa.

Essas pessoas viram que a sua empresa é interessante e resolveram consumir o conteúdo. Como você sabe disso? Por meio de estratégias de capturas de leads. Aqueles formulários que as pessoas preenchem com os dados pessoais em troca de algum material informativo ou para assinar a newsletter do site. 

Foque em conteúdos que mostrem cases de sucesso, depoimentos de talentos e ex-talentos, faça lives sobre carreira, etc. O objetivo é engajar esse possível futuro talento.

Etapa 3: Fechamento

O fechamento é a etapa em que a pessoa se engajou tanto com a sua marca que decide se tornar candidata a alguma vaga. 

Quando a empresa não foca em Inbound Recruiting, ela já parte para essa etapa de recrutamento e seleção do modo mais tradicional. Mas, repare que com a estratégia certa, as chances de atrair apenas candidatos realmente qualificados e interessados aumenta bastante.

Além disso, essa etapa acaba sendo mais ágil, já que os talentos conhecem minimamente como funciona a empresa, facilitando o processo de onboarding, caso sejam contratados.

Uma dica importante: é hora de continuar criando boas experiências com a sua marca. Por isso, invista em processos seletivos simples, sem burocracias e com feedback.

Etapa 4: Encantamento

Eis uma etapa muito importante e negligenciada por muitas empresas. Independentemente se o candidato for ou não contratado, é necessário deixá-lo encantado com a marca.

Além de desenvolver todas as etapas anteriores do Inbound Recruiting, é importante fazer duas coisas:

  • dar um feedback verdadeiro e empático sobre os motivos da contratação ou da não contratação;
  • continuar oferecendo conteúdos que encorajem o candidato a uma possível contratação futura ou a indicação da empresa a parentes e amigos.

Por isso, nessa etapa é fundamental treinar o seu time de RH e os demais membros da diretoria para garantir a melhor experiência possível dos candidatos aprovados e reprovados. Vale também pedir um feedback deles sobre suas experiências com a marca. 

 

E então? Essa estratégia é bem interessante, não é mesmo?

Aqui na RVB, desde que começamos a investir em Inbound Recruiting, temos colhido ótimos resultados e o nosso time segue crescendo forte e engajado com a empresa. É por isso que somos reconhecidos como uma marca referência de qualidade e agilidade.

Aliás, além do nosso trabalho de produzir balões e infláveis promocionais, também formamos um time de balonismo, pois somos todos apaixonados por esse esporte!

Quer saber mais? Dá só uma olhada na página da RVB Team e confira!

 

gestão de marcas

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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