Marketing esportivo brasileiro: como combinar mídia online e offline

Marketing esportivo brasileiro: como combinar mídia online e offline

No post anterior, nós vimos as principais características do marketing esportivo brasileiro e como ele é uma estratégia que pode trazer ótimos resultados para as empresas que atuam ou não no segmento.

Mas, na prática, como uma empresa local pode combinar estratégias de marketing online e offline para potencializar os resultados? Saiba que existem várias maneiras. Mas antes, entenda:

Por que combinar mídia online e offline?

É um erro pensar que uma empresa deve escolher apenas entre um tipo de marketing: digital ou local. 

Mesmo que o mundo digital esteja a pleno vapor, as empresas físicas continuam dependendo de estratégias locais: as promoções e liquidações são ótimos exemplos disso. Mesmo que a página da loja no Instagram seja um sucesso, você também precisa atrair clientes para visitá-la, já que ela tem um endereço físico. 

As duas estratégias, portanto, são complementares. Nesse caso, o marketing esportivo brasileiro fica mais robusto e completo, aumentando a visibilidade da marca. 

Na prática, quando você aplica estratégias para as mídias online e offline, o marketing esportivo brasileiro também consegue ser encontrado por diferentes tipos de personas. 

Lembre-se que quando falamos sobre saúde, esporte e bem-estar, podemos encontrar público online, mas também ter ótimos resultados offline. Por exemplo: está planejando organizar um evento esportivo promovendo a sua marca? Estratégias de divulgação em academias locais podem (e devem) ser feitas junto com a divulgação do evento na internet. 

Então, resumindo: combinar estratégias de marketing esportivo brasileiro nas mídias online e offline atrai mutuamente o público para conhecer a sua marca e se tornar cliente. 

Quais as melhores dicas para combinar as mídias online e offline no marketing esportivo brasileiro?

Seguem algumas dicas práticas:

Divulgação simultânea

Quando for divulgar um evento esportivo, lance a campanha nas duas mídias de forma simultânea – com a mesma identidade visual e mensagem – para não haver confusão na mente do seu público-alvo.

Por exemplo: se a sua marca tem um mascote ou a representação gráfica de um produto, essa identidade precisa estar representada de forma online (nas divulgações) e também nas ações offline.

Mesmo público-alvo

Se a sua estratégia de marketing esportivo brasileiro focar em apenas um público, a segmentação online e offline deve ser a mesma. Ou seja: linguagem apropriada e locais de divulgação onde esse público está. 

Crie eventos presenciais (e faça uma cobertura online)

Promover feiras, competições e workshops como estratégia de marketing esportivo brasileiro é uma excelente maneira de atrair o público para a sua marca. Pode valer a pena investir, ainda, na presença de uma autoridade (ou celebridade) esportiva, atraindo ainda mais público. 

Nesse caso, promova uma verdadeira cobertura online, postando fotos e transmitindo momentos ao vivo – aliás, essa é uma ótima maneira de atrair as pessoas a participarem dos próximos eventos. 

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Use hashtags e QR codes

O mundo offline já está acostumado com o uso de hashtags (#) e de QR codes. Nesse caso, é possível utilizá-los durante as ações de marketing esportivo brasileiro ao incluí-los nas campanhas de divulgação para integrar as duas mídias.

Os QR Codes, por exemplo, podem ser utilizados em anúncios impressos (panfletos, cartões, cartazes, etc.) para que, por meio do escaneamento do código, o público acesse mais informações sobre a ação promocional na internet. Aliás, é uma ótima forma de criar promoções e descontos exclusivos para quem escanear o código ou utilizar hashtags nas redes sociais.  

Invista em infláveis promocionais nos eventos locais e crie ações nas redes sociais

Por fim, outra ótima maneira de combinar as mídias online e offline é utilizar as ferramentas infláveis para promover as ações de marketing esportivo brasileiro.

Os infláveis podem se adequar a qualquer formato e tamanho, sendo essencial para atrair a atenção do público, conquistar patrocínio em eventos, e, ainda, expandir as ações para os meios online.

Por exemplo: uma loja de suplementos pode promover uma ação promocional durante um evento esportivo. 

Para atrair a atenção do público, ela pode investir em uma réplica gigante de uma das marcas que deseja promover, e, desse modo, realizar uma ação local incentivando o compartilhamento de imagens nas redes sociais dos participantes – em troca de descontos ou outras formas de transformá-los em clientes. 

marketing esportivo brasileiroConfira agora 7 modelos de infláveis promocionais para você ter a certeza de que essas ferramentas de mídia dão retorno às estratégias de marketing esportivo brasileiro. 

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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