Marketing esportivo: será que você está apostando na estratégia correta?

Marketing esportivo: será que você está apostando na estratégia correta?

Trabalhar com a promoção de eventos esportivos vai muito além de criá-los para atingir um determinado público; trata-se de uma ação realmente estratégica e que pode trazer ótimos resultados para as marcas – e é aí que entra o marketing esportivo.

Conhecer exatamente o significado dessa estratégia pode ser a chave para que os eventos esportivos sejam criados com propósitos certos e com resultados bem mais assertivos. 

Portanto, hoje vamos introduzir esse assunto, e, se você ficar com alguma dúvida, basta deixar o seu comentário ou entrar em contato conosco, combinado?

O significado de marketing esportivo

Vamos direto ao ponto: o conceito de marketing esportivo apareceu no início dos anos 1920 nos Estados Unidos, e, de lá para cá, foi se espalhando pelo mundo.

Na prática, trata-se de uma segmentação do marketing que tem como objetivo criar oportunidades de negócio no segmento esportivo, utilizando o próprio esporte como ferramenta desse marketing.

Quer um exemplo simples? Uma academia promove um evento de corrida para promover sua marca e conquistar novos clientes. Ou, ainda, uma empresa de outro segmento que promove um evento esportivo para associar a marca a saúde e bem-estar. 

O elemento chave do marketing esportivo é a paixão pelas pessoas de um determinado esporte, atleta, time, clube, equipamentos ou atividade física. Em cima dessa emoção, entram as estratégias de marketing para aumentar esse sentimento nos adeptos, atraindo-os para as ações. 

Então, se aliarmos estratégias que focam na emoção de um indivíduo apaixonado por esporte, dá para entender que o marketing esportivo – desde que bem elaborado e aplicado – realmente oferece um retorno positivo, não é mesmo? 

Cases de marketing esportivo que deram certo

Abaixo, dois exemplos de cases de marketing esportivos que foram bem sucedidos no mercado brasileiro: 

Penalty e Vitória da Bahia

Fornecedora dos materiais esportivos dos atletas do Vitória da Bahia, a marca Penalty se uniu ao time para uma ação de marketing esportivo focado em responsabilidade social.

Na prática, os jogadores do Vitória passaram um período jogando com as camisas oficiais sem a tradicional cor vermelha da equipe rubro-negra. O objetivo era atrair doadores de sangue em locais específicos, e, assim que metas eram alcançadas, gradativamente o vermelho ia voltando a integrar a camisa.

Dá uma olhada no vídeo oficial da campanha “Meu sangue é rubro-negro”

Volkswagen e Bebeto

Durante a Copa do Mundo de 1994, onde o Brasil conquistou o tetracampeonato de futebol, uma imagem ficou marcada na memória dos brasileiros: a comemoração de um gol do jogador Bebeto, que balançava os braços homenageando o filho que acabara de nascer.

18 anos mais tarde, a Volkswagen resolveu aproveitar a oportunidade de um acontecimento marcante para lançar seu novo produto, um modelo do carro Gol, utilizando o jogador e o filho Mattheus. 

Olha que resultado interessante:

Dicas para criar uma boa estratégia de marketing esportivo

Antes de tudo, grave bem isto: o objetivo do marketing esportivo é fazer a conexão entre a paixão e o entretenimento – para, a partir daí, gerar os resultados que a empresa espera colher. 

A partir daí, confira algumas dicas importantes para criar uma boa estratégia:

Estude o mercado

Uma boa dica é realizar pesquisas de mercado em sua região para entender melhor qual é o cenário esportivo local e como as pessoas se identificam com esse mercado.

Isso é importante para você conseguir definir quais serão os tipos de eventos esportivos e demais ações promocionais que serão construídas para atrair o público-alvo – os futuros clientes do seu negócio. 

Saiba relacionar a marca aos valores esportivos

É muito interessante criar estratégias de marketing esportivo justamente pelo fator emocional envolvido nesse tipo de modalidade.

Na prática, construa em todas as suas ações promocionais os valores que são diretamente relacionados ao universo esportivo, tais como:

  • resistência;
  • persistência;
  • coragem;
  • força;
  • disciplina;
  • organização;
  • espírito de equipe;
  • superação, etc. 

new RDStationForms(‘post-como-atrair-clientes-para-loja-fisica-e87e65de26599694fd6b-html’, ‘UA-456067-1’).createForm();

 

Dá uma olhada nesse comercial da Caixa Econômica Federal e que consegue transmitir bem os valores ligados ao esporte:

Esteja presente nos eventos esportivos locais

Outra boa dica de marketing esportivo é a sua marca se fazer presente nesse meio, seja como patrocinadora de um evento, de uma feira, ou, ainda, como participante. Apoiar a prática esportiva da região é uma ótima forma da marca se relacionar com o público que deseja alcançar. 

Nesses locais o seu público-alvo certamente está, e, com isso, você consegue fixar a marca da empresa na mente desse público, que automaticamente relacionará o seu negócio a esse segmento (mesmo que ele não seja). 

E então? Pronto para colocar em prática as melhores estratégias de marketing esportivo em seu negócio? 

Para colocar a mão na massa, confira algumas dicas fundamentais para realizar um evento esportivo

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
Último artigo
Promotor de vendas: no dia do promotor, saiba como o seu trabalho gera sucesso para empresa
Próximo artigo
Marketing esportivo brasileiro: como combinar mídia online e offline

Leia também