Promotor de vendas: no dia do promotor, saiba como o seu trabalho gera sucesso para empresa

Promotor de vendas: no dia do promotor, saiba como o seu trabalho gera sucesso para empresa

No dia 23 de agosto comemora-se o Dia do Promotor de Vendas, um profissional que vem fazendo a diferença no setor varejista e nas estratégias de trade marketing

Portanto, hoje vamos falar um pouco sobre a importância de um promotor de vendas, quais são as funções que podem ser delegadas a ele e os resultados que eles proporcionam aos empreendimentos. 

O que exatamente faz um promotor de vendas?

Um promotor de vendas é um profissional responsável por promover e/ou melhorar o desempenho de um produto ou de uma marca a qual ele representa. 

Ele, portanto, trabalha diretamente com trade marketing ao fazer a ponte entre o fabricante do produto e o lojista em seu PDV (ponto de vendas). 

Na prática, o promotor de vendas precisa encontrar maneiras de oferecer a mercadoria ao próprio consumidor de maneira atrativa, fazendo aumentar a venda do produto em questão – uma simples estratégia de colocar produtos nas prateleiras certas em uma loja, ou, ainda, oferecer uma degustação do produto, é uma das tarefas desse profissional.

Além de atuar diretamente com os consumidores no PDV, o promotor de vendas também repassa ao fabricante do produto algumas informações relevantes e que farão aumentar as vendas – como, por exemplo:

  • o que a concorrência está fazendo;
  • o preço ofertado pela concorrência;
  • quais pontos de vendas podem oferecer mais potencial de vendas;
  • os resultados das ações promocionais;
  • a necessidade de melhorar a embalagem do produto, etc. 

Portanto, podemos dizer que esse profissional é o que faz o trade marketing acontecer. 

Eis a seguir um resumo das principais funções de um promotor de vendas durante a rotina de trabalho:

  • Ele segue o roteiro diário de visitas nos PDVs;
  • Faz um check-in nos PDVs, verificando como está a exposição e divulgação do produto;
  • O promotor de vendas também registra a exposição do produto no PDV por meio de fotos;
  • Ele analisa os indicadores que o supervisor (seu superior) pede, como, por exemplo, o preço dos produtos e de seus concorrentes;
  • O profissional fica atento a concorrência e qualquer novidade ele comunica a seu supervisor;
  • O promotor de vendas também é o responsável por verificar o estoque do produto nos PDVs;
  • Ele conversa com os gerentes dos PDVs e mantém o bom relacionamento entre a marca e os lojistas;
  • O promotor de vendas também presta apoio às ações promocionais dos produtos;
  • Ele também organiza ações de merchandising;
  • O profissional também presta apoio aos consumidores, tirando dúvidas e ouvindo solicitações e opiniões;
  • Com base em tudo isso, o promotor de vendas consegue entender melhor o produto e cria estratégias para aumentar a visibilidade da marca. 

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As vantagens para a empresa em contar com um promotor de vendas

Percebeu que o promotor de vendas é um profissional extremamente estratégico, não é mesmo? Por isso, tanto o comércio quanto os fabricantes dos produtos se beneficiam do trabalho desse profissional.

Eis algumas vantagens que o promotor de vendas traz para os pontos de venda:

  • A loja fica sempre organizada, com os produtos expostos da maneira correta e com o estoque abastecido, já que é uma das funções do desse profissional.
  • Muitas lojas de grande porte e que precisam ter um custo de operação reduzido contratam o promotor de vendas para que ele supra as necessidades de reposição de produtos.
  • O ponto de vendas fica sempre abastecido com informações relevantes e estratégicas sobre a concorrência, o que ajuda a aperfeiçoar as ações promocionais.
  • Em pontos de venda como os supermercados, os promotores de venda são experientes em criar um padrão de exposição dos produtos sem que uma determinada marca interfira na estratégia promocional de outra marca concorrente – o que é ótimo para as vendas em geral. 

Bom, agora que você já sabe a importância de um promotor de vendas para o setor varejista – e como ele é essencial para o trade marketing, confira 4 estratégias que podem ser feitas para aumentar as vendas nesses locais

 

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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