Inauguração de loja: 3 ações de marketing criativas para alavancar os negócios

Inauguração de loja: 3 ações de marketing criativas para alavancar os negócios

No último post, nós vimos como planejar ações de marketing para inauguração de loja, que você pode rever aqui. Mas como pensar fora da caixa e realmente ser criativo nessas ações? A palavra-chave para responder a essa dúvida é: pessoas.

 Na era do Marketing 4.0, mesmo em meio a aparatos tecnológicos que ajudam bastante na conquista por uma fatia do mercado, as pessoas continuam sendo o foco central de todas as ações de marketing.

Portanto, a sua loja venderá ferramentas? Foque nas pessoas que usarão essas ferramentas para resolverem problemas. Venderá roupas? Foque na autoestima e no bem-estar que as pessoas sentirão ao vesti-las. Foque as suas ações nos resultados que os seus produtos trarão às pessoas, e não no produto em si.

Bom, hoje vamos a dicas ainda mais práticas e criativas para você conseguir tirar todo o planejamento do papel e realmente atrair pessoas e alavancar os seus negócios. 

Vamos lá?

1. Desperte a curiosidade do público nas redes sociais

Criar um suspense para gerar um burburinho em sua cidade. Esse deve ser o foco das ações de marketing nas redes sociais, já que você ainda não inaugurou a loja.

Vale criar o perfil da loja na rede social em que o seu público está (lembre-se de fazer uma pesquisa para definir bem qual é o perfil dos seus potenciais clientes) e começar a postar imagens e vídeos diversos, que podem ser:

  • os bastidores da montagem da loja;
  • pessoas que confirmaram presença na inauguração;
  • unboxing de produtos que você venderá (isso é ótimo para despertar o senso de urgência de compra);
  • gifs e fotos de memes famosos que estejam relacionados à grande inauguração da sua loja.

Use e abuse da criatividade para já começar a interagir com o público antes mesmo da inauguração. E também vale criar sorteios e cupons de desconto para atraí-las a conhecerem a sua loja. 

2. Crie ações de marketing de guerrilha nas ruas da cidade

Também conhecido como marketing de impacto, as ações de marketing de guerrilha podem gerar ótimos resultados na alavancagem de negócios.

Lembre-se: loja física também precisa de ações de marketing locais, não apenas na internet. 

E não é preciso investir muito dinheiro para esse tipo de ação. Existem exemplos simples e muito bem-sucedidos de ações de marketing de impacto que deram muitos resultados. O foco é sempre gerar uma boa experiência a quem estiver passando na hora da ação. 

Dá uma olhada em uma ação de marketing de guerrilha feita em Paris para promover pastilhas Tic Tac:

3. Crie um evento para educar seus clientes no dia da inauguração

Educar os clientes faz parte das ações de marketing dos tempos atuais. Em outras palavras, isso significa que a sua loja não apenas venderá um produto por vender, mas fará com que a pessoa saiba o porquê ela está comprando aquele produto – e na sua loja.

Nesse caso, no dia da inauguração, uma ótima ação de marketing é sair da zona de conforto e ir além do coffee break no cantinho da loja.

Vale a pena investir em um evento onde os potenciais clientes terão experiências boas e que despertem o interesse na compra. Por exemplo:

  • O evento de inauguração de uma loja de roupas pode contar com a presença de um consultor de imagem para um workshop sobre como entender o estilo pessoal e como escolher peças que valorizem a pessoa – expondo as peças que serão vendidas na loja, é claro.
  • Uma loja de eletrônicos pode contar com um evento que atraia o público nerd, como, por exemplo, uma batalha de gamers com premiação para os primeiros colocados.

Enfim, pense sempre em mostrar o diferencial dos seus produtos, criando um valor a eles de tal forma que as pessoas nem se lembrem da concorrência. 

 

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Fica a dica – no dia do evento de inauguração da loja:

  • Capriche na decoração e na música ambiente, criando uma verdadeira identidade visual;
  • Distribua brindes aos convidados – os brindes podem ser simples, mas precisam ser úteis para permanecerem o maior tempo possível sendo utilizados pelos potenciais clientes;
  • Cadastre todos os participantes que estiveram na inauguração da loja – isso é fundamental para você colocar outras ações de marketing em prática. Logo após o evento, envie e-mail ou mensagem de texto agradecendo pela presença e oferecendo um cupom de desconto na próxima compra. 

E então, gostou das ações de marketing? Complemente este assunto com mais 5 estratégias para impulsionar as vendas da sua loja física. Até a próxima!

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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