Como planejar ações de marketing criativas (e acessíveis) para inauguração de lojas

Como planejar ações de marketing criativas (e acessíveis) para inauguração de lojas

O assunto hoje é importante: planejamento de ações de marketing criativas para atrair público na inauguração de uma loja. 

Você sabe realmente como preparar um evento desse tipo sem que para isso precise investir grandes somas de dinheiro? Pois hoje daremos dicas essenciais!

1. Antes de tudo, entenda que é o seu público

Não dá para planejar ações de marketing criativas e acessíveis sem conhecer o perfil de seus futuros clientes.

Portanto, entre em ação e realize pesquisas de mercado para entender quem são as pessoas que se interessam pelos produtos e/ou serviços que você venderá. Saiba, entre outros detalhes:

  • quais são seus hobbies;
  • onde consomem informações;
  • quando elas decidem comprar o produto em questão;
  • suas necessidades e desejos;
  • suas atuais dificuldades. 

Vale a pena pesquisar redes sociais, grupos e também enviar a pesquisa por e-mail ou outras fontes. Somente conhecendo o seu público você saberá como atrai-lo de forma criativa e acessível.

2. Atenção à identidade visual do seu negócio

Também faz parte do planejamento de ações de marketing criativas preparar a sua marca antes da inauguração.

Isso quer dizer que toda identidade visual do seu espaço precisa ser padronizada e falar a linguagem do seu cliente, sem deixar de estar alinhada com a essência da empresa. Pense nas cores, nas fontes, na decoração, na vitrine, etc.

Aliás, também pense em colocar em prática ainda na inauguração o chamado marketing de experiência, ou seja, a pessoa que entrar em sua loja precisa ter uma verdadeira experiência de compra. 

Até mesmo o cheiro da sua loja, a iluminação e a música que estiver tocando no ambiente poderão despertar boas sensações e ativar o desejo de compra. 

Por isso, vale a pena investir em uma consultoria para a criação da sua identidade visual. 

Neste post aqui tem outras dicas sobre isso. 

3. Divulgue anúncios e ações de marketing criativas atraindo a atenção para a inauguração da sua loja 

Aqui é o momento de ousar. Vamos supor que você esteja inaugurando uma loja de calçados. Qual estratégia chama mais atenção das pessoas?

  1. Utilizar cartazes e outdoors pelas ruas da cidade chamando para a inauguração da sua loja.
  2. Criar uma página nas redes sociais de forma bem segmentada convidando as pessoas para a inauguração da sua loja.
  3. Criar ações locais utilizando infláveis no formato de calçados para atrair a atenção das pessoas, gerando burburinho pela cidade. Em seguida, distribuir cupons de desconto para as pessoas apresentarem no dia de inauguração da loja. 

A resposta correta é a alternativa 2 e também a alternativa 3 – a 2 porque o seu público também está na internet e a 3 porque a sua loja também é física e precisa realmente se destacar da concorrência local o quanto antes.

Essa terceira alternativa é chamada de marketing de impacto – dá uma olhada em exemplos desse tipo de estratégia aqui

Mesmo com a verba curta, dá para pensar em ações de marketing criativas e acessíveis. Coloque a criatividade para funcionar e foque sempre nas necessidades do seu cliente – e não no produto em si. 

 

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4. Organize o evento de inauguração

Eis que chegou o grande dia. E agora? Já que você despertou a atenção das pessoas com ações criativas locais e também virtuais, não dá para decepcionar no dia na inauguração da loja.

Nesse caso, programe um evento de inauguração. As pessoas continuam gostando muito desse tipo de confraternização. Pense em uma data que não coincida com feriados ou outros eventos em sua cidade e faça um cronograma com uma programação.

Vale apostar em uma decoração especial e uma programação que vá de encontro ao tipo de negócio. Se for uma loja de roupas, vale a pena convidar algum influencer local para presença VIP, ou, ainda, uma consultora de imagem para dar dicas às futuras clientes.

Se for uma loja de produtos saudáveis, vale a pena apostar em um coffee break temático, utilizando ingredientes que você esteja vendendo. Enfim, faça de uma forma que os seus produtos sejam estrelas VIP do evento de inauguração.

Bom, agora que você já sabe que é preciso planejar ações de marketing criativas, separamos algumas ideias práticas para as promoções que você pode lançar para a inauguração da sua loja.  

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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