Marketing para academias: 4 dicas que ainda não te contaram

Marketing para academias: 4 dicas que ainda não te contaram

Neste artigo vamos falar sobre um tema que gera dúvidas: a necessidade de investir em marketing para academias.

A dúvida ocorre por um motivo simples. Muitos empreendedores do ramo acreditam que não precisam investir tanto em estratégias de marketing, já que as academias costumam ser locais muito frequentados – sendo elas de pequeno, médio ou grande porte.

Isso é uma realidade, pois definitivamente o setor de academias está em alta. Nunca as pessoas se preocuparam tanto com uma boa saúde e qualidade de vida como atualmente, ainda mais em tempos pós-pandemia.

Com um mercado tão promissor e tão concorrido ao mesmo tempo, certamente os proprietários de academias precisam, literalmente, se movimentar através da criação de estratégias de marketing que atraiam clientes fiéis.

Mas como fazer com que o marketing para academias seja realmente eficiente? Continue por aqui, pois vamos dar dicas simples e práticas!

Por que fazer marketing na academia?

Investir em marketing para academias é a melhor maneira de atrair mais clientes e de fidelizá-los.

Afinal, mesmo que o ambiente seja muito frequentado, o fato é que existe uma boa rotatividade de alunos, que entram e saem durante o ano. 

Aliás, existe também o fator da sazonalidade: em algumas épocas do ano, o movimento costuma ser mais baixo do que, por exemplo, no verão.

Outro motivo é que a concorrência é acirrada. Existem diferentes tipos de academia que conquistaram os consumidores, tais como:

  • studios personais;
  • academias de bairro;
  • grandes redes de academia;
  • academias especializadas em atividades específicas (musculação, funcional etc.).

 

O objetivo das estratégias de marketing para academias certamente ajudam a contornar essas situações de concorrência, rotatividade de alunos e sazonalidade.

Com o marketing, além de atrair e reter alunos, também é possível realizar outros objetivos, como aumentar o ticket médio (por exemplo, oferecendo diferentes pacotes de serviços), além de reforçar a marca no mercado e perante a concorrência.

 

 

Quais são os tipos de marketing para academias? 

Bom, agora que você já conhece os motivos para investir rotineiramente em marketing para academias, quais são as principais estratégias?

Existem diferentes tipos de ações de marketing e a escolha dependerá dos seus objetivos. De modo geral, eis alguns exemplos de estratégias:

  • promoções de matrícula e rematrícula;
  • distribuição de brindes personalizados;
  • parcerias com empresas complementares (lojas de roupas fitness, suplementos, etc.);
  • divulgação offline e online;
  • presença em eventos;
  • criação de eventos e competições esportivas.

 

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4 dicas de marketing para academias para você praticar ainda hoje

Existem muitas estratégias de marketing para academias, mas você pode começar com estas 5 dicas simples e que apresentam um bom custo-benefício:

1. Faça promoções sazonais

É muito importante que o seu marketing seja feito em todas as épocas do ano para que você consiga manter uma boa média de permanência durante o ano.

É preciso ficar atento para que as promoções sejam nos momentos e com os objetivos certos.

Por exemplo: oferecer um pacote atraente de mensalidade para alunos que frequentarem o ano todo. Ou, ainda, criar eventos esportivos na cidade em épocas de pouco movimento na academia para atrair mais alunos. 

2. Use infláveis promocionais

Uma das grandes vantagens de se utilizar infláveis promocionais é o poder de atração que eles têm. E como consequência, a marca se fixa na mente dos consumidores, principalmente se eles forem de formatos e tamanhos inusitados.

Aliás, você pode utilizar os infláveis como uma excelente estratégia de viralização da sua academia, criando uma hashtag e uma boa promoção para quem se fotografar junto ao inflável e divulgar a foto nas redes sociais.

Além de serem divertidos e atraentes, os infláveis também são muito versáteis e podem ser utilizados em diversos locais para promover a sua academia, tais como:

  • na praia, em parques e praças públicas (com a devida autorização);
  • em feiras e eventos esportivos;
  • em pontos de venda localizados em shoppings e outros estabelecimentos;
  • em eventos que a sua academia patrocina.

 

3. Use as redes sociais para atrair o público fitness

O marketing para academias tem tudo a ver com fotos para atrair e estimular o público. 

Não é à toa que existem milhares e milhares de perfis de clientes de academia e adeptos de uma vida saudável que fazem questão de postarem suas fotos praticando exercícios. 

E se tem um canal online perfeito para você atrair esse público para a sua academia são as redes sociais, como Instagram, Facebook e Tik Tok.

Essas redes precisam funcionar para estreitar o relacionamento com seu público e alunos. Eles precisam se sentir acolhidos e pertencentes a um grupo.

Por isso, capriche nas postagens. Mostre seus alunos, reposte os stories deles malhando, dê dicas de treino, mostre os bastidores, apresente os instrutores. Faça vídeos motivacionais e que estimulem a vontade de praticar atividade física. Colha depoimentos, responda às dúvidas, esteja presente. 

Tenha a certeza de que essa proximidade fará toda a diferença para o crescimento da sua academia. 

4. Proporcione uma experiência do cliente inesquecível no ambiente

Para que a sua academia ganhe destaque e se torne referência em sua área de atuação, você precisa investir na chamada experiência do consumidor. 

Essa experiência deve ser positiva, de modo que os seus alunos passem a divulgar a sua academia de modo espontâneo.

Na prática, será preciso verificar se o próprio ambiente da sua academia está convidativo e preparado para receber os alunos. Responda:

  • Como está a limpeza do local?
  • Os banheiros são confortáveis? Há chuveiros?
  • Os equipamentos estão com a manutenção em dia?
  • As mulheres se sentem seguras e confortáveis para frequentar o local?
  • Existem armários para guardar os pertences de forma segura?
  • Os instrutores e demais colaboradores prestam um bom atendimento?
  • Como está a música ambiente? Agrada ou gera reclamações?
  • Existem várias opções de pagamento (cartão, pix, etc.?)? O pagamento pode ser feito rapidamente e sem burocracia?

 

 

Acredite: são os pequenos detalhes que fazem a diferença na hora de proporcionar uma boa experiência do cliente. Se ele se sentir bem em sua academia, automaticamente ele irá recomendá-la para seus amigos, familiares e seguidores nas redes sociais. 

 

Gostou das nossas dicas de marketing para academias? Então comece agora mesmo a tirar a suas ideias do papel!

No próximo post, confira outras 4 dicas inovadoras para atrair mais clientes para sua academia!

 

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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