6 dicas de marketing para o mercado fitness

6 dicas de marketing para o mercado fitness

O mercado fitness é considerado um dos setores que mais cresceram nos últimos anos – sendo que esse crescimento foi retomado pós-pandemia.

De acordo com dados da IHRSA, divulgados pela FIA Business School, o Brasil ultrapassou 2,1 bilhão de dólares em faturamento no mercado fitness em 2019, ficando atrás apenas do Canadá e dos EUA. 

Esse crescimento se deve, dentre vários fatores, às mudanças no estilo de vida das pessoas, principalmente após a pandemia de coronavírus. A necessidade de melhorar os hábitos e fortalecer a saúde física e mental leva muitos brasileiros a consumirem os produtos e serviços desse mercado, composto por:

  • academias de ginástica e artes marciais;
  • boxes de crossfit;
  • studio de pilates;
  • suplementos;
  • roupas e acessórios;
  • alimentação. 

Portanto, se você comanda um negócio no setor de mercado fitness, é preciso se destacar da concorrência!

 

A seguir, confira 6 dicas de marketing para serem feitas online e offline:

1. Invista em um aplicativo para seu negócio

Os aplicativos estão em alta, principalmente no mercado fitness. Se o seu negócio já tiver alcançado um público significativo, vale a pena investir na criação de um app da sua marca.

Ele funcionará como uma extensão do seu negócio físico, aproximando ainda mais a sua marca dos clientes e otimizando uma série de atividades.

Por exemplo: uma academia pode criar um app para que os clientes tenham acesso a:

  • pagamento/renovação da mensalidade;
  • descontos na compra de produtos vendidos pela sua academia;
  • treinos especiais para serem feitos em casa;
  • dicas de alimentação e bem-estar;
  • notificações personalizadas. 

2. Fortaleça sua presença nas redes sociais

Mais do que nunca é necessário se fazer presente nas redes sociais. O mercado fitness tem a grande vantagem de proporcionar ao público aquele “antes e depois”, que desperta a atenção das pessoas, sem falar dos assuntos inesgotáveis que geram o interesse.

Por isso, esteja presente diariamente nas redes sociais. Postagens informativas, bastidores, fotos dos seus clientes, depoimentos, dicas, lives, ofertas…Faça com que as pessoas sintam que precisam fazer parte do seu negócio consumindo os produtos e serviços.

Uma dica é investir em serviços de social media para que o profissional crie as melhores estratégias de captação de clientes e reforço da marca.

 

3. Não se esqueça de manter o Google Meu Negócio atualizado

O Google Meu Negócio foi criado especificamente para os negócios físicos, mas muitas empresas se esquecem de mantê-lo atualizado.

Não se lembrar desse importante recurso gratuito do Google pode afastar a possibilidade de você conquistar mais clientes no mercado fitness. 

Por exemplo: se o cliente digita o nome da sua empresa no Google e verifica que a sua loja está aberta – e, na verdade, ela não está. Imagine se essa pessoa decide dar um pulo ao estabelecimento e se deparar com a loja fechada? Além de você perder uma possível venda, ainda corre o risco de receber uma avaliação negativa na página do Google e/ou nas redes sociais.

Portanto, não se esqueça: qualquer mudança de horário, de endereço, formas de contato, novidade ou promoção deve ser atualizado no Google Meu Negócio, ok?

4. Realize ações promocionais em seu estabelecimento

Para vencer a concorrência no mercado fitness, nada melhor do que realizar ações promocionais periodicamente. 

Existem muitos exemplos de ações promocionais para atrair clientes e aumentar as vendas, tais como:

  • trade marketing em seu PDV e em outros PDVs;
  • Sorteios e promoções em datas comemorativas;
  • Campanhas solidárias mediante a compra;
  • Distribuição de brindes mediante a compra ou renovação de matrícula;
  • Programa de pontos para fidelizar clientes;
  • Liquidações para giro de estoque.

 

Saiba mais: 3 formas de planejar ações comerciais eficientes para seu negócio

5. Promova e também participe de eventos do mercado fitness

Os eventos do mercado fitness certamente chamam a atenção – prova disso são os grandes eventos, como o Arnold Classic Brasil e a Corrida de São Silvestre, que atraem milhares de participantes todos os anos.

Por isso, uma ótima dica é criar e também participar de eventos do mercado fitness em sua região e, se possível, também a nível estadual e nacional.

Essa é uma ótima maneira de fortalecer a sua marca, vencer a concorrência e atrair novos possíveis clientes.

Que tal começar criando uma competição de corrida de rua com a sua marca? Chame negócios parceiros para patrocinarem e, juntos, criem um evento em sua região!

 

 

Leia também: O que são eventos híbridos e como organizá-los? 

6. Invista em infláveis promocionais para causar impacto visual

Por fim, esta é uma dica simples, mas que certamente causa um grande efeito no mercado fitness: o investimento em ferramentas de publicidade que causam impacto visual.

E nada melhor do que utilizar infláveis promocionais para isso. Afinal, eles são 100% personalizáveis, podendo adquirir o tamanho, o formato e as cores que você precisa para destacar o seu negócio.

O inflável promocional também pode ser reutilizado em diferentes estratégias de marketing, inclusive para ações externas fora do seu ponto de venda. Considere, ainda, incluir wind banners na fachada do seu estabelecimento para aumentar o poder visual da sua marca.

 

 

No próximo post, vamos continuar falando sobre os infláveis? Confira 7 modelos de infláveis promocionais para atrair mais clientes e destacar a sua empresa da concorrência!

 

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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