Festas de final de ano: como atrair mais clientes nesta época

Festas de final de ano: como atrair mais clientes nesta época

As festas de final de ano são as principais oportunidades para o comércio atrair mais clientes e aumentar as vendas.

Afinal, mesmo em época de pandemia e de medidas restritivas, a tendência é que os consumidores façam suas compras de Natal e também de Ano Novo – mesmo que as datas sejam comemoradas em casa.

Nesse caso, preparamos algumas dicas para você atrair a atenção dos consumidores e se diferenciar da concorrência, vendendo muito mais!

Monte combos de presentes para aumentar o ticket médio das vendas

A primeira dica para vender mais nas festas de final de ano é preparar combos especiais de presentes.

Além de fazer girar o seu estoque, essa estratégia também aumenta o ticket médio das vendas e o consequente faturamento.

De posse com os dados dos perfis de seus clientes, é possível montar diferentes combos e com diferentes valores. Exemplos que podem ser feitos, dependendo do seu segmento:

  • Cestas de alimentos de Natal;
  • Combos com brinquedos para crianças;
  • Combos com produtos de beleza;
  • Kits de virada de ano.

Crie ações promocionais em seu estabelecimento

As ações promocionais sempre devem fazer parte durante as datas comemorativas do comércio, incluindo as festas de final de ano.

Essa é uma forma de atrair novos clientes e também de fidelizar os que já compram de você.

Na prática, crie ações que sejam voltadas às datas de Natal e Ano Novo. Algumas dicas:

  • Distribuição de brindes especiais mediante as compras;
  • Descontos para clientes;
  • Ações de trade marketing para promover determinada marca ou produto;
  • Campanhas solidárias de arrecadação de presentes e alimentos para instituições sociais ou famílias carentes das comunidades do entorno.

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Amplie os canais de atendimento e de entrega dos produtos

Como ainda estamos enfrentando a pandemia e as medidas restritivas, é importante continuar oferecendo aos clientes a comodidade de poderem fazer suas compras sem sair de casa, principalmente os do grupo de risco.

Por isso, amplie os canais de atendimento para as vendas das festas de final de ano, incluindo os que mais estiverem de acordo com o perfil dos seus clientes. Exemplos:

  • Telefone;
  • WhatsApp;
  • Redes sociais;
  • E-mail.

Junto a essa estratégia, também reforce a entrega em domicílio para atrair mais clientes com essa comodidade. Prepare um catálogo online com os produtos que eles podem comprar e divulgue muito!

Crie uma boa experiência de compras dentro da sua loja

As festas de final de ano tem aquele gostinho de clima mais emocionante. Afinal, é a época de estar junto com as pessoas que amamos e nos preparando para mais um ano.

Por isso, crie uma atmosfera de festas de final de ano em seu estabelecimento. Proporcione aos seus clientes momentos de descontração para que eles esqueçam por alguns momentos o ano complicado em que estamos vivendo. Isso também faz parte do chamado marketing de impacto

A começar pelo atendimento. Treine seus funcionários para que eles acolham os clientes com o olhar e com palavras agradáveis, agradecendo pelas compras na loja. 

Também prepare uma bela vitrine, capriche na escolha das músicas, no aroma e, se possível, também inclua uns mimos para os clientes – como um coffee break – enquanto eles estão comprando. 

Capriche na fachada com infláveis promocionais típicos de festas de final de ano

Se no interior da loja o ambiente precisa estar de acordo com o clima das festas de final de ano, na fachada isso também precisa ser levado em consideração – afinal, é a chance de atrair pessoas que estejam passando na frente. 

Na prática, não tem ferramenta melhor para causar impacto visual do que os infláveis promocionais. 

Eles são as melhores opções porque podem ser 100% personalizados com a identidade visual da sua loja, além de poderem ter formatos específicos dessa época do ano. 

Imagine um Papai Noel inflável gigante? Ou uma árvore de Natal na entrada da loja? Ou, ainda, uma tenda inflável do Papai Noel? Tudo isso causa um grande impacto visual e atrai pessoas para a sua loja!

 

Dica Extra!

Outra ideia bacana é apostar em Wind Banners. Também chamada de Wind Flag, é uma bandeira personalizada com a identidade visual da marca, que fica fixada em uma estrutura de haste giratória e apoiada em uma base. A bandeira promove um efeito interessante sob a ação do vento em ambientes externos.

O wind banner é bastante portátil e vem sendo muito utilizado na fachada de lojas e empreendimentos diversos, além de ser usado como sinalização em campanhas e ações promocionais.

 

 

No próximo post, vamos conferir mais detalhes sobre os tipos e formatos de infláveis promocionais que você pode utilizar (e reutilizar) em suas ações promocionais!

Boas festas… E boas vendas!

 

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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