Vitrines de óticas: 10 estratégias de marketing para atrair novos clientes

Confira as principais estratégias de marketing para utilizar em vitrines de óticas para atrair e fidelizar novos clientes.

Vitrines de óticas: 10 estratégias de marketing para atrair novos clientes

Vitrines de óticas podem – e devem – ser mais atraentes. Afinal, a concorrência é grande e a forma tradicional como muitos estabelecimentos mostram seus produtos não consegue gerar impacto.

Por isso, é hora de pensar fora da caixa! Com planejamento, estratégia, uma dose de criatividade e as ferramentas certas, é possível atrair e fidelizar novos clientes.

Confira as nossas dicas!

1. Entenda o perfil dos seus clientes para montar a vitrine ideal

Vitrines de óticas que chamam atenção vão além de mostrar óculos bonitos e a bons preços.

É preciso conhecer bem o perfil dos clientes que se quer atingir.

Na prática, faça um levantamento sobre o que os seus clientes buscam e valorizam em óculos de sol e de grau.

Quais modelos têm mais saída? Quais marcas podem ficar em destaque na vitrine?

Esse conhecimento é importante, pois a depender do perfil do seu cliente, a vitrine pode ter um caráter de produtos exclusivos, ou, ainda, ter mais produtos dispostos para dar a sensação de que você tem preço bom e mais variedade.

2. Vitrines de óticas precisam evitar o excesso de produtos

Mesmo as vitrines de óticas que adotem o modelo tradicional de colocar vários modelos à mostra precisam ter cuidado.

O excesso de produtos pode atrapalhar a percepção dos seus clientes.

Vitrine de ótica minimalista, com poucos produtos (Reprodução)

Vitrine de ótica minimalista, com poucos produtos (Reprodução)

 

Lembre-se que se o estabelecimento estiver em um shopping ou no comércio de rua, as pessoas que estão passando em frente têm poucos segundos para se sentirem atraídas.

Se você colocar muitos óculos, o campo de visão das pessoas se reduz, resultando em nenhum produto específico que chame a atenção de fato. Por isso, menos é mais!

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3. Conte histórias na vitrine

Vitrines de óticas podem sair da mesmice e atraírem novos clientes por meio de histórias.

Estamos falando em construir cenários que transmitam boas emoções nas pessoas.

Lembre-se que a maior parte da decisão de compra vem das emoções humanas, a começar pela vitrine.

Vitrine de natal para óticas com tema de inverno

Vitrine de natal para óticas com tema de inverno

Não é à toa que em datas comemorativas, por exemplo, as vitrines ficam diferentes.

É uma forma das lojas também entrarem no clima festivo da época, atraindo e acolhendo os clientes.

Então, use da criatividade e conte histórias impactantes – onde os óculos são atrações especiais!

4. Capriche na iluminação da vitrine

Outra estratégia de marketing para vitrines de óticas é dar atenção à iluminação dos produtos.

É um grave erro não cuidar dessa parte, pois como são estrelas principais da vitrine, os óculos precisam estar bem iluminados.

Além disso, também estamos falando de um nicho que envolve a saúde – então, uma boa iluminação ajuda a transmitir sinal de limpeza no ambiente, atraindo mais pessoas.

Uma dica é destacar os modelos especiais em nichos com iluminações diferentes, atraindo os olhares para eles.

5. Divulgue o Chute a Gol Inflável na vitrine da ótica

O Chute a Gol Inflável é um inflável no formato de gol que é ideal para ações promocionais de engajamento, principalmente em épocas de clima mais esportivo na região e no país.

Com essa ferramenta, os clientes podem chutar a bola em direção a vários alvos no gol.

Esses alvos podem conter vale brindes, cupons de desconto na próxima compra, presentes, desconto na compra atual, etc.

Nesse caso, utilize um banner na vitrine da ótica para chamar atenção dos pedestres para a ação promocional dentro da loja.

6. Mergulhe na decoração temática na vitrine da ótica

A decoração temática é a chave para criar vitrines imersivas e envolventes que transportam o cliente para diferentes universos.

Eis algumas dicas:

  • Mergulhe em datas comemorativas: adapte a vitrine de acordo com o calendário, criando cenários festivos para datas como Natal, Dia dos Namorados, Black Friday etc.
  • Explore tendências: aposte em temas que dialoguem com a moda e a cultura pop, atraindo clientes antenados.
  • Conte histórias: utilize elementos que narrem uma jornada, despertando emoções e conectando-se com o público.
  • Homenageie a região: valorize a cultura local, criando uma vitrine autêntica e que represente a comunidade.

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7. Saiba o que destacar na vitrine de óticas

A valorização dos produtos é essencial para o sucesso da vitrine. Além da iluminação estratégica que já citamos, é possível ser criativo e incluir, por exemplo:

  • Manequins personalizados: vista os manequins com roupas que representem o público-alvo da ótica, aumentando a identificação.
  • Exposição em camadas: utilize diferentes alturas e planos para criar uma vitrine dinâmica e visualmente interessante.
  • Molduras e suportes criativos: aposte em molduras personalizadas, displays giratórios, coloridos e outros elementos que valorizem os óculos.

8. Invista em tecnologia na vitrine de óticas

A tecnologia abre um leque de possibilidades para tornar a experiência do cliente na vitrine ainda mais interativa e envolvente.

Vitrine com QRCode interativo

Na prática, eis algumas tecnologias que podem ser adotadas:

  • Sensor de movimento: acenda luzes, mostre vídeos ou libere música quando alguém se aproxima da vitrine, criando uma experiência imersiva.
  • Telas touch screen: permita que os clientes explorem os produtos, comparem preços e agendem exames de vista na própria vitrine.
  • Realidade aumentada: ofereça a chance de “experimentar” os óculos virtualmente através de um aplicativo de realidade aumentada.
  • Espaço para fotos: crie um cantinho na vitrine (na parte interna) com adereços divertidos, incentivando os clientes a tirarem fotos e compartilharem nas redes sociais.
  • Interatividade com QR Code: crie um QR Code que direciona para a página virtual do produto, promoções ou ofertas especiais.

9. Use a criatividade com alguns acessórios e elementos na vitrine

A criatividade é o limite na hora de montar vitrines de óticas de sucesso.

Vá além da simples exposição dos produtos e utilize óculos como protagonistas de composições artísticas – incluindo acessórios que complementem os looks, como chapéus, lenços e bolsas.

Display de óculos suspenso do tipo bolha

Display de óculos suspenso do tipo bolha

Além disso, utilize elementos inesperados para despertar a curiosidade e gerar buzz, como miniaturas, livros ou objetos decorativos que sejam tendência do momento.

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10. Utilize infláveis promocionais em formatos criativos

Por fim, saiba que os infláveis promocionais também são excelentes maneiras de atrair clientes nas vitrines de óticas.

Isso porque eles podem ser 100% personalizados em tamanho e formato.

Imagine, por exemplo, a réplica de um óculos inflável na vitrine, chamando atenção para alguma ação promocional?

Dependendo do formato do inflável, ele pode ser até mesmo interativo, atraindo mídia espontânea para o seu negócio.

Os infláveis promocionais também podem servir de PDVs itinerantes, tanto dentro da própria ótica quanto em outros locais.

Uma tenda inflável e personalizada, por exemplo, pode servir como local de campanha de saúde dos olhos, promovendo a sua marca. Vale a pena investir nessas ações de conscientização.

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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