Trade marketing para farmácias e perfumarias: saiba como usar réplicas infláveis

Trade marketing para farmácias e perfumarias: saiba como usar réplicas infláveis

Aprender a usar o trade marketing para farmácias e perfumarias é uma excelente maneira do seu negócio ser reconhecido no mercado, atraindo mais clientes.

E nada melhor do que unir essa estratégia ao uso de infláveis promocionais, já que são produtos que causam um grande impacto visual e contribuem para o fortalecimento da marca.

Por isso, vamos entender como funciona o trade marketing nesse segmento e dicas de como colocá-lo em prática utilizando os infláveis.

 

O que é trade marketing para farmácias e perfumarias?

Já explicamos neste post aqui sobre o conceito de trade marketing, mas vamos relembrar rapidamente e no contexto de farmácias e perfumarias.  

Trade marketing é uma estratégia de marketing onde o estabelecimento se une ao fabricante e/ou fornecedor de certas marcas para, juntos, criarem formas de aumentar as vendas dos produtos.

Isso significa que trabalha-se bastante com a marca do produto para destacá-las das demais e aumentar as chances de vendas. Aliás, isso já é uma realidade bem estabelecida no setor farmacêutico e de perfumaria. 

Os principais produtos que são alvos de ações de trade marketing para farmácias e perfumarias são:

 

  • Medicamentos;
  • Produtos de higiene pessoal;
  • Dermocosméticos;
  • Perfumes;
  • Maquiagem e acessórios;
  • Produtos de beleza em geral;
  • Suplementos e vitaminas.

 

Não é incomum vermos ações de trade marketing em farmácias e perfumarias. Aliás, é cada vez mais comum contratar os chamados promotores de vendas de determinadas marcas, que abordam os clientes e tiram as dúvidas sobre os produtos. 

Ou, ainda, nos depararmos com ações promocionais diversas para atrair mais vendas para produtos de determinadas marcas. 

O trade marketing, portanto, é uma estratégia que funciona, pois se por um lado, ganha o estabelecimento e o fabricante/fornecedor, por outro também ganha o cliente por ter acesso a produtos de qualidade a preços mais competitivos. 

Entendido isso, a seguir daremos algumas dicas básicas de ações de trade marketing para farmácias e perfumarias.

 

Dicas de ações de trade marketing para farmácias e perfumarias

 

1. Monte pacotes segmentados para diferentes perfis de compradores

Para promover determinadas marcas, uma dica é montar pacotes personalizados de acordo com as necessidades levantadas dos perfis de clientes. Esses pacotes podem conter os produtos alvo do trade marketing – como itens principais – e produtos complementares.

Por exemplo:

  • pacotes específicos de itens de beleza;
  • pacotes de cuidados com a pele no verão/inverno;
  • pacotes de produtos básicos de higiene;
  • suplementos vitamínicos, etc. 

Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre marketing para farmácias

 

2. Organize as gôndolas e prateleiras do estabelecimento

Outra dica importante de trade marketing para farmácias e perfumarias é organizar os itens das gôndolas e prateleiras de modo a destacar o produto/marca aos olhos dos clientes.

Você pode fazer isso de duas formas. A primeira delas é separar um local especial para a disposição dos itens e dos materiais de divulgação da marca, dando um destaque a eles e atraindo os clientes.

A segunda forma é aplicar a técnica do cross merchandising, que consiste em colocar esses produtos perto de outros que sejam similares. Isso é muito comum em supermercados, por exemplo. As taças não ficam apenas na sessão de copos, mas também são colocadas na sessão de vinhos. 

O mesmo deve ocorrer em sua farmácia. Coloque o produto alvo da ação de trade marketing perto de itens complementares. Dessa forma, ao comprar o item complementar, o cliente pode ter acesso ao produto alvo, aumentando as chances de comprá-lo.

Na prática, portanto, utilize essas duas formas em suas ações de trade marketing para farmácias.

 

3. Treine os promotores de vendas e os balconistas

 

 

 

Se um dos objetivos do trade marketing para farmácias é o de promover determinadas marcas e produtos, então a dica é criar uma boa experiência de compras. 

Nesse caso, é fundamental que o atendimento seja eficiente e treinado para que os produtos sejam apresentados aos clientes durante suas compras.

Já que o produto ou a marca estarão em destaque na farmácia, então é importante colocar um promotor de vendas para que consiga auxiliar o cliente na hora de apresentar os produtos.

Pode valer a pena a inclusão de ações promocionais em parceria com o fornecedor, como, por exemplo, a distribuição de brindes da marca. A ideia é acionar gatilhos mentais que levem o cliente a comprar o produto. 

Além disso, o treinamento é importante para que balconistas e promotores de vendas entendam todos os detalhes sobre o produto para que consigam sanar todas as dúvidas e falar sobre as vantagens. 

 

4. Utilize infláveis promocionais para atrair a atenção das campanhas de saúde e ações de trade marketing para farmácias

Bom, como você viu, as ações de trade marketing para farmácias precisam ser atrativas para os clientes, não é mesmo? Então é preciso fazer isso de maneira criativa.

A dica é utilizar infláveis promocionais, que podem ser colocados tanto na porta quanto no interior do estabelecimento para gerar esse primeiro impacto.

 

 

Alguns exemplos de formatos são:

  • Tenda inflável: é um inflável no formato de tenda, que é perfeito para ações promocionais e campanhas de saúde na entrada da farmácia ou perfumaria.
  • Réplica inflável: a réplica inflável é a representação perfeita e personalizada de um produto que você vende (como o frasco de um remédio, um perfume, etc.). 
  • Túnel inflável: é um inflável no formato de túnel, muito utilizado durante datas comemorativas em que ações promocionais estejam sendo feitas no interior do estabelecimento. 
  • Mascote inflável: se a sua farmácia ou perfumaria tem um mascote como representante da marca, a réplica inflável dele ajuda a reforçar o seu negócio na mente dos consumidores. Aliás, em campanhas de vacinação, que tal investir no Zé Gotinha inflável?
  • Painel inflável: é um inflável no formato de painel, como se fosse um outdoor, mas com todas as vantagens que um inflável promocional tem. Ele também pode ser utilizado no interior do estabelecimento como reforço do trade marketing.

 

Além dos formatos, os infláveis também podem ser feitos de variados tamanhos (até mesmo gigante) e possuem um excelente custo-benefício para as farmácias, já que podem ser reutilizados em outras ações promocionais.

Quer saber mais detalhes sobre estes produtos? Então entenda agora como os infláveis promocionais são capazes de fortalecer as suas ações de trade marketing.

 

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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