Gestão do Agronegócio: Como o trade marketing pode alavancar suas vendas!

Gestão do Agronegócio: Como o trade marketing pode alavancar suas vendas!

A gestão do agronegócio é uma tarefa cheia de desafios, não é mesmo? Por isso é tão importante criar estratégias de marketing para que a marca se fortaleça no mercado e as vendas aumentem, inclusive em épocas de baixa sazonalidade.

Entre todos os tipos de marketing que podem ser colocados em prática no agronegócio, no artigo de hoje vamos falar especificamente sobre o trade marketing. Ele pode ser realizado tanto em épocas associadas ao ciclo produtivo do seu agronegócio, ou, ainda, em ações de divulgação da sua marca – como é o caso da participação em feiras e eventos do setor. 

Portanto, entenda o que é trade marketing, as vantagens de utilizá-lo na gestão do agronegócio e dicas de estratégias. 

 

O que é trade marketing?

Trade marketing é uma estratégia feita entre empresas. Ou seja, a sua empresa de agronegócio faz uma parceria com outra empresa – que pode ser a fornecedora de um produto, ou, ainda, o seu distribuidor ou os pontos de vendas do seu produto, por exemplo.

Essa parceria tem o objetivo de fortalecer a marca, destacando-se da concorrência, e, consequentemente, alavancando as vendas.

Vamos supor, por exemplo, que você seja do setor pecuarista. Junto à distribuidora do seu produto, vocês montam ações para destacar as carnes da marca em todos os pontos de venda (PDVs), além de estratégias para promover a marca em eventos, por exemplo. 

No final das contas, ganha a sua empresa – que terá uma gestão do agronegócio voltada a fortalecer a marca no mercado – ganha a empresa parceira, que também vê seu negócio crescer – e também ganha o consumidor final, com acesso facilitado e boas condições de compra dos produtos agropecuários da sua marca, que passa a ter mais valor agregado.  

Saiba mais: Empresários criam ações para evitar o contágio do novo coronavírus no Brasil

 

Por que investir em trade marketing na gestão do agronegócio?

  • O trade marketing fortalece a gestão do agronegócio por fortalecer a relação entre o seu empreendimento, seus fornecedores e distribuidores.
  • As ações de trade marketing ajudam a girar o estoque de produtos.
  • Essa estratégia de marketing também aumenta a movimentação do consumidor final nos pontos de venda, o que pode alavancar as vendas dos seus produtos.
  • O trade marketing também é uma ótima medida para fortalecer os pequenos e médios agronegócios ao fortalecer o mix de ofertas aos consumidores, aumentando o valor das marcas na mente desses consumidores.
  • O trade marketing também ajuda a reduzir o custo de retenção de clientes, facilitando a gestão do agronegócio.
  • Além de conquistar mais clientes finais, o trade marketing também fortalece a fidelização dos clientes que já compram seus produtos. 

Leia também: Comece agora a pensar em como aumentar as vendas após a crise.

 

Dicas de ações de trade marketing para o agronegócio

 

Organização dos PDVs

Se um dos objetivos do trade marketing é destacar a marca da concorrência nos pontos de vendas, uma das ações é a organização.

Em parceria com cada ponto de venda, é preciso estruturar um local para que os produtos do seu agronegócio tenham destaque. Considere verificar:

  • o espaço nas gôndolas destinado aos seus produtos;
  • os pontos estratégicos em que eles estarão pelo PDV;
  • as ferramentas de publicidade que serão fixadas nas gôndolas;
  • os preços e ações promocionais realizadas no PDV para alavancar as vendas dos seus produtos. 

Aliás, a segunda ação tem tudo a ver com essa dica:

 

Investimento em promotores de vendas para ações em PDVs

Uma forte estratégia de trade marketing que ajuda a fortalecer a gestão do agronegócio é investir em promotores de vendas nos PDVs. 

Os promotores são profissionais que recebem treinamento da sua empresa para que sejam verdadeiros consultores nos pontos de vendas. Eles sabem tirar as dúvidas dos potenciais clientes, sabem oferecer os produtos, sabem apresentá-los de forma interessante, ele tem argumentos bem construídos para fechar vendas. 

Além disso, combinado a um promotor de venda no PDV, é importante também realizar outras ações para atrair a atenção das pessoas, tais como:

  • degustação / demonstração dos produtos;
  • distribuição de amostras grátis;
  • promoções relâmpago.

Confira aqui outras 8 ações promocionais que podem ser feitas nos PDVs

 

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Participação (e criação) de feiras e eventos do setor de agronegócio

Os eventos e feiras são pontos importantes da gestão do agronegócio. Afinal, tratam-se de ações que ajudam a fortalecer a marca no mercado, atraindo mais clientes e também parcerias de sucesso.

Portanto, considere organizar eventos e também participar de todos os que podem render a valorização da sua marca. E mesmo em tempos de adiamento de eventos por conta da pandemia do Covid-19, eventos online podem ser organizados – como os webinários, por exemplo, que podem ser transmitidos ao vivo.

 

Gostou das dicas de gestão do agronegócio com trade marketing? Então está na hora de saber como você pode atrair a atenção dos consumidores para alavancar as suas vendas. A resposta é: utilizando infláveis promocionais nas ações de trade marketing. Entenda como. 

 

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 23 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. Sempre apaixonado por balões hoje é tetracampeão brasileiro de balonismo.
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